Pão de ló com doce de ovos

O clássico dos clássicos dos aniversários, sempre presente na mesa de festa dos portugueses!

Ingredientes: Ovos 6 (L), Açúcar 200 g, Farinha 150 g.

Para montar o bolo Doce de Ovos usar a gosto calda de açucar.

Preparação: Pré-aqueça o forno a 180 °C. Bata os ovos com o açúcar por cerca de cinco minutos, até ficarem esbranquiçados e com o triplo do volume. Envolva suavemente, e em duas ou três adições, a farinha peneirada, de maneira que fique toda incorporada, mas sem a mistura perder volume. Coloque a massa em uma ou em mais formas preparadas e leve ao forno. Coza durante cerca de 35 minutos ou até um palito espetado no centro sair limpo. Quando o bolo estiver completamente frio, recheie formando camadas alternadas de bolo e doce de ovos, humedecendo cada camada de bolo com a calda. Barre o bolo todo com doce de ovos ou opte por um estilo naked ou semi-naked. Decore a gosto.

RISOTO LIGHT COM ABÓBORA E COGUMELOS

Sem manteiga nem queijo, esta versão vegetariana, adaptada para intolerantes à lactose, mantém a textura da receita original, mas com (muito) menos calorias. Vai ser difícil experimentar e não repetir. Vai uma aposta?

INGREDIENTES: Para o risoto Arroz integral de grão redondo 200 g, Abóbora 250 g, Cebola pequena 1, Dente de alho 1, Ervilhas 100 g, Cogumelos frescos laminados 1 embalagem,  Vinho branco 100 ml, Leite de coco 2 colheres de sopa, Azeite extra virgem 5 colheres de sopa, Sal 1 pitada, Pimenta 1 pitada, Cebolinho picado 1 pitada.

Para o caldo de legumes: Cebola 1, Alho-francês 1, Brócolos 1 ramo, Couve branca pequena 1, Água 2 l, Sal 1 pitada.

PREPARAÇÃO: 1. Descasque, lave e corte em pequenos pedaços os legumes para o caldo. Cozinhe-os na panela de pressão com água e sal. Reserve. 2. Descasque a abóbora, lave-a e corte-a em pequenos pedaços. Aqueça uma colher de sopa de azeite numa panela antiaderente, junte 100 g de abóbora e deixe cozinhar até amolecer. Retire do lume, adicione o leite de coco, tempere com pimenta e triture até obter um creme homogéneo. Reserve. 3. Descasque, lave e pique a cebola. Coloque-a, com três colheres de sopa de azeite, numa frigideira antiaderente e, quando estiver translúcida, adicione a restante abóbora, as ervilhas e o arroz. Envolva e acrescente o vinho. 4. Quando o vinho começar a evaporar, junte um pouco do caldo de legumes até cobrir o arroz. Tempere com sal, mexa regularmente e continue a verter o caldo à medida que é absorvido e até o arroz estar confecionado. Em lume brando, são, por norma, cerca de 45 minutos. 5. A cinco minutos do final da confeção do risoto, junte o creme de abóbora e envolva. Retifique os temperos e adicione o cebolinho. 6. Lave e cozinhe os cogumelos numa frigideira antiaderente, durante cerca de cinco minutos, com o alho e uma colher de sopa de azeite. Tempere com sal e pimenta e sirva com o risoto. Bom proveito!

BOLO HÚMIDO DE MAÇÃ E NOZ

Este bolo de maçã e noz acompanha muito bem com uma bola de gelado de baunilha.

INGREDIENTES: Maçãs 2, Ovos 4, Açúcar 220 g, Manteiga Sem Sal 130 g, Farinha de Trigo com Fermento 200 g, Nozes picadas 130 g, Açúcar Baunilhado 15 g, Fermento em Pó 1 colher de sopa, Canela em Pó 1 colher de sobremesa.

PREPARAÇÃO: Untar uma forma com buraco e forrar o fundo com papel vegetal, também untado com manteiga. Descascar e descaroçar as maçãs, cortar aos cubinhos e reservar. Pré-aquecer o forno a 170 ºC. Bater as gemas com o açúcar e a manteiga amolecida. Juntar a canela, o açúcar baunilhado, a farinha e o fermento. Bater novamente, misturar as maças cortadas aos cubinhos e as nozes picadas. Envolver as claras batidas em castelo. Verter a massa na forma e levar ao forno durante 40 minutos. Deixar arrefecer e desenformar.

GALETTE DE TOMATES CEREJA

Uma receita simples, de aspeto rústico, mas muito saborosa. A galette pode ser feita de massa folhada ou massa quebrada e o seu recheio preparado com ingredientes ao nosso gosto, podem ser doces ou salgados, a escolha é sempre nossa.

INGREDIENTES: Tomates cereja (diferentes cores) 1 embalagem, Queijo ricotta em creme ½ embalagem, Queijo Mozzarella usar a gosto, Queijo Parmesão usar a gosto, Sal e pimenta do moinho usar q.b., Folhas de tomilho usar a gosto.


Massa: Farinha 200 g p, Manteiga cortada em pedaços 100 g, Sal 1/2 colher de chá, Água 50 g

PREPARAÇÃO: Para a massa: Numa tigela, coloque a farinha e a manteiga, amasse com as pontas dos dedos. Adicione o sal e envolva bem. De seguida, adicione pouco a pouco a água, continuando a amassar até ficar bem ligada. Faça uma bola, envolva em película aderente e reserve no frio durante 30 minutos. Passado esse tempo, estenda a massa, um tamanho superior à forma, coloque a massa sobre uma forma de tarte. No seu interior, barre o fundo com um pouco do queijo ricotta em creme, por cima disponha uma camada de queijo mozzarella e por cima uma camada de queijo parmesão. Sobre os queijos, acomode os tomates cereja, cortados ao meio ou inteiros, tempere com sal, pimenta e folhinhas de tomilho. Dobre as bordas da massa por cima do recheio e pincele com ovo batido. Leve ao forno, previamente aquecido a 200 ºC, durante 30-40 minutos, até que fique bem dourada.

FRITTATA DE PIMENTOS

Se não gostar de pimentos não se acanhe, substitua-os por espargos, favas, ervilhas, alho francês.


INGREDIENTES: Pimento Verde 1/2, Pimento Vermelho 1/2, Dentes de alho 2, Cebola média 1, Ovos 6 unidades,  Leite 1/2 chávena,  Azeite usar q.b., Sal e Pimenta usar q.b., Tomilho Fresco usar q.b., Queijo Parmesão usar q.b.

PREPARAÇÃO: Pré-aqueça o forno nos 200 ºC. Corte os pimentos e a cebola em rodelas. Faça o mesmo com os alhos. Aqueça uma frigideira apta para forno em fogo médio. Adicione um fio de azeite, os alhos, os pimentos e as cebolas. Tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe cozinhar por cinco minutos, mexendo de vez em quando. À parte, bata os ovos juntamente com o leite e um pouco de sal. Adicione-os aos legumes na frigideira. Misture com uma colher de pau, reduza o fogo para o mínimo e deixe cozinhar, sem mexer, durante cerca de cinco minutos. Termine no forno por mais dez minutos. Antes de servir, salpique com algumas folhas de tomilho fresco e lascas de queijo parmesão.

TORRADAS COM ABACATE, PERA E QUEIJO FRESCO

Uma sugestão para iniciar o dia com uma primeira refeição saudável e ligeira.


INGREDIENTES: Pão integral 2 fatias Queijo em creme 1 triângulo Azeite um fio Abacate 1/4 Pera 1/2 Mel um fio Limão algumas gotas Lascas de parmesão adicionar a gosto

PREPARAÇÃO: Numa tigela colocar o abacate e esmagar muito bem com ajuda de um garfo. Juntar um fio de mel e umas gotas de limão. Torrar as fatias do pão e barrar com o triângulo de queijo. De seguida barrar com o abacate, cortar a pera em cubos, colocar por cima as fatias do parmesão e um fio de azeite.

TIRAMISU ITALIANO COM LICOR DE UÍSQUE

Uma alternativa à versão tradicional que, no entanto, mantém todo o sabor que faz desta uma das sobremesas preferidas de muitos em diferentes partes do mundo. Muito económica e simples de preparar.


INGREDIENTES:

Ovos 6 grandes Leite condensado 1/2 lata Queijo mascarpone 500 gr Palitos de la reine 1 pacote Café forte sem açúcar 1 chávena Licor de uísque 1 colher de sopa Chocolate em pó para polvilhar 50 gr

PREPARAÇÃO:

1. Misture, num recipiente, o queijo mascarpone e o leite condensado, envolvendo-os cuidadosamente. Junte as gemas peneiradas e continue a envolver com suavidade até obter um creme amarelado. 2. Adicione as claras em castelo ao preparado anterior, com o cuidado de não as envolver muito. Reserve. 3. Num recipiente à parte, misture o café com o licor de uísque. Molhe ligeiramente os biscoitos no café, com o cuidado de não os deixar empapar. Transfira-os para um recipiente refratário retangular ou distribua-os por taças. 4. Disponha uma camada de creme sobre os biscoitos, alternando. Termine com uma de creme. 5. Polvilhe o tiramisu com chocolate em pó e leve ao frigorífico durante quatro a seis horas. Sirva-o frio, enfeitado com palitos de la reine secos e com pedaços de chocolate de leite.

DICAS: Se preferir, substitua o queijo mascarpone por queijo Philadelphia ou até por skyr natural. Esta receita leva habitualmente licor de uísque tipo Baileys Irish Cream e Carolans mas, se for o caso, também pode usar conhaque ou licor de chocolate, de café ou de amêndoa.

STRUDEL DE ALHEIRA E MAÇÃ

Um strudel salgado recheado com dois ingredientes que nasceram para combinar, a alheira e a maçã. Para completar, uns espinafres.

INGREDIENTES:

Massa filo 4 folha Manteiga para untar usar q.b. Cebola picada 1 Dente de alho picado 1 Alheiras de carne 2 Folhas de espinafres 100 g Maçãs reinetas em cubos 2 Azeite q.b. Salada de rúcula para acompanhar

PREPARAÇÃO:

Numa frigideira com um pouco de azeite, faça um refogado com a cebola e o dente de alho picados. Assim que alourarem, junte as alheiras (retirada da pele e esmagadas), mexendo de vez em quando, de modo a ficarem envolvidas no refogado. Junte depois as folhas de espinafres e as maçãs em cubos. Assim que ambos amolecerem, retire do lume. Estendas as folhas de massa filo com cuidado e unte-as, pincelado com manteiga. Coloque umas sobre as outras e no meio coloque o recheio. Enrole a massa e no topo faça pequenos cortes. Pincele com mais um pouco de manteiga e leve ao forno num tabuleiro untado, por cerca de 20/25 minutos a 180 ºC.

BOLO MOUSSE DE CACAU, CANELA E AZEITE COM CREME DE LIMÃO

Este bolo mousse de cacau com um creme aveludado de limão na cobertura é de "comer e chorar por mais", garante a Botekisa.

INGREDIENTES: Bolo: Ovos 5, Açúcar 200g, Azeite 150ml, Amêndoa moída 150g, Cacau cru em pó 60g, Café em pó 1 colher de sobremesam Canela em pó 1 colher de sobremesa.

Creme de limão: Queijo creme 100g, Açúcar em pó 4 colheres de sopa, Natas 2 colheres de sopa, Raspa de 1/2 limão.

Decoração: Raspa de Limão usar q.b. Cacau cru em pó usar q.b. Framboesas frescas usar q.b.

PREPARAÇÃO: Bolo: Pré-aquecer o forno a 170 ºC. Untar uma forma com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme fofo. Juntar o azeite e bater. Envolver os restantes ingredientes. Verter na forma e levar ao forno durante 12 minutos. Desligar e deixar mais 2 minutos. Deixar arrefecer e desenformar com cuidado, o bolo fica com consistência de mousse. Creme: Bater todos os ingredientes. Aplicar no bolo. Decorar com raspa de limão, cacau em pó e framboesas frescas.

QUEIJINHOS PANADOS

É uma excelente opção para servir, individualmente, como entrada com um pouco de salada, mas também fica muito bem no centro da mesa.


INGREDIENTES: Queijinhos curados (ex. da Tété) 3, Corn Flakes 2 chávenas, Ovos médios batidos 2 p, Farinha 2 colheres de sopa, Pimenta rosa adicionar q.b., Óleo para fritar adicionar q.b.

PREPARAÇÃO: Triture os corn flakes num processador de alimentos ou, em alternativa, coloque-os dentro de um saco  resistente e dê algumas pancadas com o rolo de cozinha. Reserve. Bata os ovos com um pouco de pimenta rosa. Reserve. Passe os queijinhos pela farinha, seguidamente pelo ovo batido e, finalmente, pelos corn flakes. Aqueça uma frigideira com óleo abundante. Quando o óleo estiver bem quente (entre os 165 ºC e os 180 ºC), frite os queijos, de ambos lados, até ficarem douradinhos. Coloque os queijos sobre um pouco de papel absorvente e sirva de seguida.

TORTILHA DE BATATA À MINHA MANEIRA

Com ou sem cebola, com batata frita ou cozida. Estes são apenas alguns dos dilemas que levantam as centenas de receitas de tortilha de batata.


INGREDIENTES: Batatas médias 3 unidades, Cebola pequena 1 unidade, Dentes de alho 2 unidades, Azeite adicionar q.b., Sal e Pimenta adicionar q.b., Ovos (preferencialmente biológicos) 6 unidades.

PREPARAÇÃO: Descasque e corte as batatas em quartos e, depois, em fatias com cerca de 1/2 cm, ficando com uma espécie de triângulos. Lave em água corrente, escorra e enxugue com um pano. Descasque a cebola e os alhos e corte em meias luas. Coloque a cebola e os alhos numa frigideira. Cubra com azeite abundante e deixe cozinhar, em lume médio,  até a cebola  ficar transparente. Adicione a batata, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até esta ficar "cozida" no azeite. Escorra. À parte, bata os ovos juntamente com uma pitada de sal. Adicione a mistura de batata e cebola e envolva. Volte a colocar a frigideira no lume e adicione a mistura de ovos, batata e cebola. Misture com a ajuda de uma colher de pau e deixe cozinhar, com o lume no mínimo, até que os ovos comecem a coagular. Coloque um prato com o mesmo diâmetro da abertura da frigideira por cima e volte a tortilha. Coloque novamente na frigideira e deixe cozinhar alguns minutos, consoante o gosto. DICAS: - Se utilizar uma frigideira antiaderente, assim que adicionar os ovos, é desnecessária a adição de gordura. Se, pelo contrário, a sua frigideira for de ferro ou alumínio sem revestimento antiaderente, adicione um pouco do azeite anteriormente retirado. - Pode utilizar batata cozida, como modo de aproveitamento. - Há quem não adicione cebola nem alho. Segundo alguns espanhóis, a tortilha deve levar só ovos e batata. No meu gosto pessoal, o toque da cebola levemente refogada com o alho dá um sabor muito agradável à tortilha. - Deixe cozinhar mais ou menos tempo, consoante prefira os ovos mais ou menos cozinhados.

Folhadinhos de Alheira com Maçã

Ingredientes: - 1 colher de sopa de manteiga
- 1 maçã reineta cortada em pedacinhos
- 1 alheira de boa qualidade com 200g
- 300g de massa folhada já cortada em 5 quadrados
- 1 gema de ovo para pincelar

Preparação: 1 – Leve ao lume a manteiga numa frigideira. Quando derreter, junte a maçã e deixe saltear até alourar. 2 – Entretanto, retire a pele à alheira e corte-a em pedaços. Quando a maçã estiver brilhante, junte a alheira, mexa muito bem e deixe cozinhar até tudo ficar bem misturado. Apague o lume e deixe arrefecer até amornar. 3 – Cubra um tabuleiro de ir ao forno com a folha de papel vegetal. Divida a alheira em 5 porções iguais e disponha cada uma delas no centro dos quadrados de massa folhada. Monte cuidadosamente um rolo fino com a massa enquanto aconchega o recheio. Repita o processo com os restantes quadrados de massa. 4 – Com uma faca afiada, corte cada rolo em 5 pedaços iguais. Pincele os salgadinhos com a gema de ovo. 5 – Leve ao forno pré aquecido a 180° e deixe cozinhar entre 20 a 25 minutos. Quando estiverem douradinhos, retire-os e sirva-os quentes ou frios. Nota: Se quiser, pode fazer folhados maiores e servir como refeição, acompanhados de uma boa salada.

MOLHO DE TOMATE, FÁCIL E DELICIOSO

Porque não transformar os deliciosos tomates num molho e guardar para desfrutar durante todo o ano, para acompanhar aquele prato de massa fresca ou utilizar em bruschettas, estufados.

INGREDIENTES: Tomate Maduro 1,2 kg Cebola média picada 1 Dentes de alho picados 2 Folha de Louro 1 Ramo de orégãos frescos ou secos 1 Açúcar 1 colher de sopa Azeite Virgem Extra 5 cl Sal e Pimenta adicionar a gosto

PREPARAÇÃO: Coloque uma panela ao lume com água. Entretanto, faça um corte em cruz no centro de cada tomate. Assim que a água ferver, mergulhe os tomates na água e deixe levantar novamente fervura. Retire, com a ajuda de uma escumadeira, para um recipiente com água bem fria. Este processo faz com que a pele dos tomates se solte, tornando-os muito fáceis de pelar. Corte o tomate em pedaços e reserve. Aqueça um tacho ou frigideira ampla. Adicione um fio de azeite, a cebola os alhos picados e a folha de louro. Deixe refogar por cerca de cinco minutos, mas sem deixar ganhar cor. Adicione o tomate e um raminho de orégãos. Deixe cozinhar em fogo médio durante cerca de meia hora, mexendo de vez em quando para evitar que agarre. Tempere com sal e pimenta e adicione o açúcar (para reduzir a acidez do molho). Deixe cozinhar por mais cinco minutos. Opcionalmente, caso prefira um molho suave e sem pedaços, retire a folha de louro e triture com a varinha mágica. Utilize de imediato, ou distribua o molho por frascos esterilizados, feche e volte-os com a tampa para baixo, até arrefecer.

CESTINHOS DELÍCIA DE BROA COM ALHEIRA

São deliciosos como entrada, mas servidos como prato principal acompanhados de uma salada, também nos deixam completamente saciados.

INGREDIENTES: Miolo de broa 100 g Azeite 1 Fio Alho 1 dente Coentros frescos 1 colher de sobremesa Alheira 1 Creme culinário de soja Shoyce 100 ml Espinafres frescos 1 mão cheia Ovos de codorniz q.b. Sal e Pimenta q.b.

PREPARAÇÃO: Pré-aqueça o forno nos 190 ºC. Unte forminhas de queque com um pouco de azeite. Reserve. Rale a broa num processador de cozinha, juntamente com o azeite, o dente de alho e os coentros até conseguir uma massa moldável. Forre as forminhas com esta massa, pressionando bem, tanto no fundo como à volta. Reserve no frio. Faça um refogado com a cebola picada e um fio de azeite. Retire a pele à alheira e refogue juntamente com a cebola, até dourar ligeiramente. Junte o creme vegetal e os espinafres, picados grosseiramente. Retifique de sal e pimenta e mexa até engrossar ligeiramente. Distribua o recheio pelas formas e leve ao forno por cerca de 15/18 minutos. Após esse tempo, coloque em cada forminha o ovo de codorniz, partindo-o com cuidado sobre o recheio. Leve ao forno por mais dez minutos. Sirva ou acompanhe, com uma deliciosa salada de tomate com cebola e bolinhas de mozzarella.

Feijoada da Isa

A receita dos nossos tempos.

Ingredientes: 500gr de feijão encarnado (demolhado 24h), 1 ramo de salsa, 12 dentes de alho, 2 cebolas, 2 folhas de louro, 1 colher de sopa de pimentão doce, 2 tomates (cortados em cubos), 4 cenouras (cortadas em rodelas ou cubos), 1 nabo (cortado em cubos), 1 couve lombarda pequena (cortada de forma grosseira), 2 bons peitos de frango, 300gr de carne de vaca, 300gr de carne de porco, 1 chouriço, 1 tira de toucinho branco salgado, Azeite (q.b.), Sal,

Preparação: 1 - Demolhe o feijão durante, pelo menos, 24 horas, e depois de demolhado escorra-o e leve a cozer com seis dentes de alho e o ramo de salsa em pelo menos litro e meio de água, em lume brando após levantar fervura durante uma hora. Adicione sal se gostar. 2 - Arranje as carnes (corte aos cubos) e corte o chouriço em rodelas. Leve também a cozer durante, pelo menos, uma hora. Adicione sal se gostar. Reserve os caldos das cozeduras do feijão e das carnes. 3 - Num tacho grande refogue as duas cebolas cortadas em cubos e os dentes de alho com uma boa quantidade de azeite. 4 - Quando estiver a ficar tudo lourinho, adicione o pimentão doce, o toucinho, a folha de louro e duas ou três rodelas de chouriço até que comece tudo a ganhar forma. 5 - Adicione o tomate, envolva, e junte uma concha do caldo da cozedura das carnes. Deixe levantar fervura e conte cinco minutos. 6 - Adicione as cenouras, o nabo e as couves, regue com mais duas conchas de caldo da carne e outras duas de caldo de feijão. Tape o tacho e deixe levantar fervura. 7 - Adicione agora à sua mistura as carnes e o seu caldo, envolvendo bem. Tape o tacho, deixe levantar novamente fervura e conte mais cinco minutos. 8 - Adicione o feijão e o caldo da sua cozedura, envolva, volte a tapar o tacho e deixe cozinhar em lume brando por mais vinte minutos. 9 - Acompanhe com arroz branco. Bom Apetite!

BEIJOS DE FREIRA

Estes Beijos de Freira fazem parte do receituário do Convento de Santa Clara de Vila do Conde

INGREDIENTES: Gemas 10, Farinha de Amêndoa 100 g, Açúcar 250 g, Água 125 ml, Açúcar em pó para polvilhar usar q.b.

PREPARAÇÃO: Misturar num tacho a água com o açúcar e levar ao lume até ao ponto de pérola (108 ºC). Faço numa placa de indução, no nível máximo, até chegar aos 108 ºC. Baixar para o nível 6 da placa, juntar a amêndoa moída, misturar rapidamente e adicionar as gemas previamente misturadas com uma faca. Deixar engrossar, sempre a mexer. Reservar durante umas horas. Moldar a massa em bolas pequenas e passar por açúcar em pó.

TENTAÇÃO DE MAÇÃ CARAMELIZADA E DOCE DE LEITE (SEM GLÚTEN)

O nome desta sobremesa seria "Doce de Maçã", mas fica mesmo "Tentação", é que não há melhor forma de descrever esta maravilha! Imaginem uma base de bolacha moída, um doce de maçã caramelizado, um creme aveludado de queijo creme de baunilha e doce de leite para finalizar.

INGREDIENTES Doce de maçã Maçãs 2 Açúcar de cana biológico 80 g Água 7 colheres de sopa Manteiga 2 colheres de sopa Amido de milho 1 colher de sobremesa Canela em pó 1 colher de sobremesa Creme Natas 100 g Queijo creme 100 g Açúcar em pó 3 colheres de sopa Essência de baunilha 1 colher de sobremesa Para a montagem Bolachas (sem glúten) moídas 6 Doce de leite 4 colheres de sobremesa

PREPARAÇÃO Doce de maçã: Descascar e descaroçar as maçãs, partir aos cubinhos e levar ao lume com os restantes ingredientes. Deixar cozinhar, em lume brando, até que a maçã fique macia. Deixar arrefecer. Creme: Bater todos os ingredientes até ficar um creme fofo. Montagem: Distribuir a bolacha nas taças (deixar um pouco para polvilhar no final). Distribuir o doce de maçã por cima da bolacha. Fazer o mesmo com o creme. Colocar uma colher de sobremesa de doce de leite por cima. Polvilhar com bolacha. Levar ao frigorífico durante duas horas. Se aguentar esperar!

BOLO DE BANANA Um verdadeiro bolo de confort

A partir do forno, o doce odor espalha-se pela casa. Ideal para o lanche ou para um pequeno-almoço mais demorado e reforçado.

INGREDIENTES: Bananas maduras (uso sempre as Bananas da Madeira) 4 Farinha de espelta 400 g “Ovos” linhaça (3 colheres de sopa de linhaça e 9 de água) 3 Adoçante natural (uso geleia de arroz) 150 g Amêndoas (ou nozes) 100 g Óleo de coco 3 colheres sopa Canela 3 colheres de chá Sal 1 colher de chá

PREPARAÇÃO: Prepare os “ovos” de linhaça. Misture as colheres de linhaça com água e deixe repousar. Misture todos os ingredientes e bata até ter uma massa consistente. Reserve meia banana para a decoração Forre uma forma com papel vegetal. Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Corte meia banana em rodelas e coloque no fundo da forma. Verta o preparado e leve ao forno durante 35 minutos (a duração pode variar consoante a potência do forno). Deixe repousar durante uma hora, se conseguir!

CONCHIGLIONE NO FORNO, Uma massa com um recheio e molho imperdíveis.

INGREDIENTES: Conchiglione 400 g Queijo fresco 300 g Sobras de frango ou peru 2 bifes Chouriço 50 g Azeitonas 1 mão cheia Espinafres frescos 2 mãos cheias Molho de tomate 1/2 frasco Alecrim, pimenta preta, salsa, açúcar e sal q.b. Queijo parmesão q.b.

PREPARAÇÃO: Coza as conchas em água a ferver cerca de oito minutos. Escorra e reserve. Esmague o queijo fresco. Corte o frango em bocados pequenos assim como o chouriço e adicione ao queijo fresco. Lave bem os espinafres e corte em pedaços. Pique as azeitonas. Junte os espinafres e as azeitonas ao queijo. Tempere com pimenta, salsa e alecrim picado e uma pitada de sal. Misture bem e recheie cada concha com este recheio. Num tabuleiro de forno coloque o molho de tomate, misture duas a três colheres de água e uma colher de chá de açúcar. Disponha as conchas por cima do molho e polvilhe com ramos de alecrim e queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC cerca de 15 minutos (se quiser tostar um bocadinho mais deixe mais cinco a dez minutos).

Tarte Doce de Abóbora Botekisa

INGREDIENTES: 750gr de abóbora cortada em cubos pequenos; 2 chávenas de açúcar amarelo; 2 mãos de farinha de trigo; 4 ovos; 1 colher de chá de canela em pó; 1 ramo de alecrim fresco; Água q.b; 150gr de amêndoa; 150gr de noz; 1 colher de sobremesa de manteiga. Para a base da tarte, faça uma massa quebrada.

PREPARAÇÃO: Comece por fazer uma massa quebrada e ponha-a a descansar; É agora tempo de descascar a abóbora, cortá-la aos cubos e dispo-la num tabuleiro de ir ao forno e salpicar com água. Envolva numa das chávenas de açúcar, com a manteiga e a colher de canela, mexa e remexa bem e leve ao forno a 180ºC durante uns 20 a 25 minutos; Vá controlando o assado para conseguir que a abóbora fique macia e saborosa; Espalhe a massa numa forma de fundo amovível, pique-a com um garfo e leve ao forno ao mesmo tempo que a abóbora, para que cozinhe e ganhe assim uma cozinha corada; Enquanto a abóbora assa, triture os frutos secos grosseiramente e reserve; Numa tijela, bata os ovos com a farinha, o açúcar e adicione a amêndoa e a noz e reserve; Retire a abóbora do forno e triture-a com uma varinha mágica, mas também de forma muito grosseira e adicione-a ao resto do preparado; Verta a mistura na base da tarte, ponha-lhe o ramo de alecrim em cima e leve ao forno por mais uns 20 minutos, para corar, apenas.

PARA A MASSA QUEBRADA: 200gr farinha de trigo; 100gr manteiga; 50ml água; 1 colher chá sal.

PREPARAÇÃO: Numa tigela funda, ponha a farinha, a manteiga cortada em bocadinhos, o sal e a água; Envolva tudo muito bem até obter uma massa mais ou menos homogénea; Amasse bem e reserve por cerca de 30 minutos, no frio, até usar; Quando usar, forre uma forma com manteiga e polvilhe com farinha, trabalhe a massa na forma e para evitar que o fundo da massa fique encruado, leve-a ao forno, picada com um garfo, por cerca de 15 minutos, até dourar ligeiramente. Bom apetite!

Migas de Tomate com Entrecosto no forno

Ingredientes: 1 kg de rojões, 1 copo de vinho branco, 3 colheres de sopa de massa de pimentão, 1 cabeça de alhos, 4 colheres de sopa de banha, 3 colheres de sopa de azeite, sal

Preparação: Tempere a carne com o vinho, sal e massa de pimentão e alhos de um dia para o outro. Numa frigideira larga, aqueça a banha e o azeite e frite a carne com os sucos todos do tempero.

Para as Migas: Ingredientes: 1 pão de três dias, 1 cabeça de alhos, azeite, gordura da fritura da carne

Preparação: Corte o pão aos bocados e ponha-o de molho, em água, até que o consiga dissolver. Escorra o pão com a ajuda de um pano para lhe retirar o excesso de água e reserve. Num tacho aqueça o azeite e um pouco do molho da carne, os alhos, e misture o pão, envolvendo-o bem. Quando começar a ganhar uma crosta e forma, mexa-o de um lado para o outro do tacho, por forma a conseguir corar todas as partes por igual. (Nota: Pode acrescentar mais pingo, azeite e banha, se quiser optar por umas migas mais ensopadas.) Bom Apetite!

BOLO DE COCO E FRUTOS VERMELHOS, UMA DELÍCIA SEM AÇÚCAR REFINADO E SEM GLÚTEN

Um bolo sem açúcar refinado e sem glúten, com açúcar de coco ou xilitol para adoçar, coco ralado. Apresenta um creme que pode ser feito com iogurte natural ou natas batidas.

INGREDIENTES: Bolo Ovos 5, Açúcar de coco ou xilitol 190 g, Óleo de coco derretido 70 g, Farinha sem glúten 150 g, Coco ralado 50 g, Fermento 1 colher de sopa, Essência de baunilha 1 colher de sobremesa, Creme Iogurte natural cremoso adoçado com um pouco de xilitol 400 g Ou 200 ml de natas adoçadas com 3 colheres de sopa de xilitol.

Decoração Frutos vermelhos frescos usar a gosto

PREPARAÇÃO:

Bolo: Untar uma forma com óleo de coco e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Bater os ovos com o açúcar de coco ou xilitol. Juntar o óleo de coco e bater novamente. Misturar os ingredientes restantes. Verter na forma e levar ao forno, pré-aquecido a 175 ºC, durante 25 minutos. Deixar arrefecer e desenformar. Cortar o bolo ao meio.

Creme: Misturar o iogurte com o xilitol e aplicar no bolo. Ou bater as natas com o xilitol até ficar em chantilly. Rechear e cobrir o bolo. Decorar com frutos vermelhos.

Ovos recheados com Guacamole

Ingredientes: - 6 Ovos cozidos
- 2 Abacates maduros
- ½ Cebola roxa
- 2 Tomates de cacho pequenos
- 1 Molho de Coentros
- 1 Lima (sumo)
- Sal (q.b.)
- Pimenta (q.b.)

Preparação: 1 – Pique a cebola roxa e os coentros com a ajuda de uma picadora. 2 – Retire as sementes aos tomates e parta-os em pequenos cubos. 3 – Com a ajuda de uma colher, retire a polpa dos abacates e, com um garfo, esmague-os grosseiramente. 4 – Junte o sumo de lima e os temperos aos abacates e misture. 5 – Por último, adicione a cebola e os coentros picados. 6 – Parte os ovos cozidos a meio, retire a gema e recheie-os com o guacamole.

CARIL RÁPIDO DE LEGUMES

Uma sugestão: deixe por uma vez a proteína animal de fora da refeição e aventure-se neste prato rico de sabores vegetais.

INGREDIENTES: Curgetes 2 (cerca de 500 gramas no total), Cebola média 1, Dente de Alho 1 unidade, Cenoura 100g, Abóbora 200g, Pimento laranja ou vermelho 1/2, Caril em pó (de qualidade)2 colheres de sopa, Tomate médio bem maduro sem pele 1, Leite de Coco 300 g,  Azeite adicionar q.b., Sal adicionar q.b.

PREPARAÇÃO: Prepare os legumes: corte as cenouras em meias luas, os pimentos, a abóbora e as curgetes em cubos com cerca de 1 a 2 cm. Reserve. Pique a cebola e o alho para um tacho. Adicione um fio de azeite e refogue durante cerca de cinco minutos, mas sem deixar que ganhe cor. Adicione o caril em pó e misture com uma colher de pau. Deixe cozinhar, mexendo, por dois minutos. Adicione os vegetais, à exceção do tomate, misture, tempere com um pouco de sal e deixe refogar por cerca de cinco minutos. Adicione o tomate cortado em pedaços, misture e deixe cozinhar, com o tacho tapado durante cerca de 15 minutos. Adicione o leite de coco e deixe ferver por mais cinco minutos, em lume brando, sem a tampa. Retifique os temperos e sirva.

OVOS MEXIDOS COM PIMENTOS PADRÓN

Uma entrada rápida, um almoço apressado ou um jantar leve são ocasiões para provar esta receita.

INGREDIENTES: Ovos 5, Azeite 1 Fio, Cebola 1/2, Alho 2 dentes, Pimentos Padrón 100 g, Pimentos assados cortados em tiras 50 g, Sal e Pimenta q.b.

PREPARAÇÃO: Bata os ovos e tempere-os com uma pitada de sal e pimenta. Numa frigideira com um fio de azeite, aloure a cebola, cortada grosseiramente e os dentes de alho. Junte depois os pimentos padrón e as tiras de pimento assado e deixe saltear por cerca de cinco minutos. Junte agora os ovos batidos e envolva nos restantes ingredientes. Deixe cozinhar até ficarem a seu gosto (vai depender se gosta deles mais, ou menos bem passados).

CHOQUINHOS FRITOS À ALGARVIA

O sabor a alho é delicioso e acompanha simplesmente com uma batatinha cozida ou frita e salada.

INGREDIENTES: Chocos pequenos e limpos (podem usar congelados) 1000 g, Alho 5, Louro 2 folhas, Malagueta 1 unidade, Azeite adicionar q.b., Salsa picada usar a gosto, Sal usar a gosto.

PREPARAÇÃO: Se usar choquinhos congelados deixe descongelar completamente antes de cozinhar. Seque ligeiramente os chocos com papel de cozinha e tempere com sal. Numa frigideira antiaderente, coloque o azeite a aquecer em lume brando. Junte os alhos ligeiramente esmagados e a malagueta. Deixe cozinhar durante um a dois minutos e de seguida coloque os choquinhos. Quando os chocos começarem a libertar líquido, tape a frigideira e deixe estufar durante dez minutos. Destape a frigideira, coloque o lume no máximo e deixe evaporar todo o líquido que se libertou até ficar com um molho mais espesso. Desligue o lume, polvilhe com a salsa picada e mexa. Acompanhe com uma salada de alface e batata cozida ou frita.

CREME DE TOMATE E GENGIBRE

O melhor desta sopa é que pode ser consumida fria ou quente.

INGREDIENTES: Cebola grande 1, Azeite virgem extra 2 colheres de sopa, Um pedaço de gengibre com 1 cm, Tomate maduro 1 kg,  Água 250 ml, Sal e pimenta usar a gosto,  Vinagre de tomate usar a gosto, Amêndoa laminada torrada 1 colher de sopa, Folhas de manjericão fresco usar a gosto.

PREPARAÇÃO: Coloque uma panela ao lume. Adicione o azeite, a cebola previamente picada e o gengibre também picadinho. Deixe refogar por cerca de cinco minutos em fogo médio. Adicione o tomate cortado em pedaços grandes, tempere com um pouco de sal e deixe cozinhar, com a tampa, por 20 a 30 minutos. Adicione a água e deixe cozinhar mais cinco minutos. Triture com a varinha mágica ou no robô de cozinha e leve novamente ao lume. Dependendo da polpa dos tomates utilizados, a sopa irá ficar mais ou menos espessa, pelo que deverá ajustar a quantidade de água para obter um creme não demasiado denso. Retifique de sal, adicione uma pitada de pimenta e vinagre a gosto. Sirva assim quente, salpicado com a amêndoa lamina ou, então, leve ao frigorífico e sirva em copos, como se de um gaspacho se tratasse.

Brunch Saudável

Ovos mexidos com pesto, abacate e queijo feta, um brunch saudável! Uma receita fácil, deliciosa, saciante e não engorda. Garanto-lhe que até se esquece que o pão existe para nos tentar e nos desgraçar. Tudo isto, este prato cheio de cor, tem apenas 289 calorias. Vamos fazer hoje?

Ingredientes para 6 pessoas: 12 ovos grandes, 1/2 chávena de leite, 1 pimento grande picado, 1 cebola pequena em cubos finos, 2 dentes de alho picados, 2 colheres de sopa de azeite, 1/2 chávena de tomates cereja cortados ao meio, 1/2 chávena de espinafre fresco picado, 1/4 de chávena de pesto preparado, Sal e pimenta a gosto, 1/2 chávena de queijo feta, 1 abacate médio, sem caroço e picado, 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado

Preparação: Comece por misturar os ovos e o leite numa taça. Reserve. Numa frigideira grande antiaderente, salteie o pimento, a cebola e o alho picados com o azeite em lume médio alto, durante cerca de 5 minutos, até ficarem macios. Reduza o lume para médio e junte a mistura dos ovos. Quando os ovos começarem a ficar feitos, vá envolvendo-os com uma espátula até ficarem no ponto, durante cerca de 5 minutos. Retire os ovos do lume e junte o tomate cherry, os espinafres e o molho pesto. Tempere com sal e pimenta e decore com o queijo feta, o abacate e o manjericão fresco. Fácil, não é?

SALADA GREGA

Uma combinação infalível de sabores. Uma festa para os sentidos que inclui frutos secos, legumes, fruta fresca e queijo

INGREDIENTES: Peras 2, Romã 1, Azeitonas 10 g, Tomates 2, Queijo Feta 40 g, Cebola Roxa 1, Agrião 100 g, Nozes 30 g, Pepino 1, Azeite um fio generoso, Sal e Pimenta adicionar q.b., Orégãos uma pitada

PREPARAÇÃO: Corte o tomate em gomos, o pepino em meias luas finas, a cebola roxa em rodelas finas. Retire as sementes da romã, corte a pera em quatro e retire também as sementes. Numa saladeira, coloque o agrião, o tomate, a cebola, o pepino e o queijo feta. Por cima, as azeitonas, a romã e as nozes esmagadas. Para finalizar, tempere com azeite, sal, pimenta e os orégãos.

Assado de Outono

Ingredientes: 1kg de abóbora-manteiga, sem casca, sem pevides e cortada em pedaços de 2cm, 125g de nozes-pecãs ou nozes, grosseiramente picadas, 80ml (1/3 de chávena) de azeite, 1 colher de chá de noz-moscada moída, Sal marinho e pimenta preta, moída no momento, 350g de massa penne seca, 1 cebola roxa, finamente fatiada, 2 dentes de alho, esmagados, 80ml (1/3 de chávena) de vinho branco seco, 300ml de natas líquidas, 250ml (1 chávena) de caldo galinha, 120g (1 1/2 chávena) de queijo cheddar curado, grosseiramente ralado, 180g de queijo bocconcini, cortado ao meio, 1 molho pequeno de salvia

Modo de preparação:

1 - Aqueça previamente o forno a 180 ºC (160 ºC em forno ventilado). Forre um tabuleiro com papel vegetal.

2 - Coloque a abóbora e as nozes-pecãs no tabuleiro, borrife-as com 1 colher de sopa de azeite e polvilhe com noz-moscada moída. Misture. Leve ao forno durante 40 minutos.

3 - Leve a massa a cozer em bastante água temperada com sal. Retire-a 2 minutos antes do tempo indicado na embalagem, quando estiver al dente. Escorra-o.

4 - Numa frigideira, leve a aquecer, em lume médio, 1 colher de sopa de azeite. Junte a cebola e deixe refogar, mexendo durante 5 minutos, ou até começar a amolecer. (Com a água a ferver deite-lhe o penne!) Junte o alho à cebola e deixe refogar mais 1 minuto. Junte o vinho e deixe reduzir, até o álcool ter quase evaporado, durante 5 minutos.

5 - Verifique agora a massa.

6 - Incorpore as natas e o caldo na mistura de cebola e deixe levantar fervura. Envolva, a seguir, 1 chávena de cheddar ralado. Tempere com sal e pimenta.

7 - Escorra a massa, adicione-a ao molho e envolva bem. Junte metade da abóbora assada e das nozes-pecãs e misture.

8 - Deite o preparado de massa numa assadeira, espalhe por cima a restante abóbora e as nozes-pecãs e polvilhe com o restante cheddar. Acomode o bocconcini na massa. Leve ao forno durante 30 minutos ou até gratinar.

9 - Numa frigideira, aqueça o restante azeite em lume médio. Junte as folhas de salvia e salteie-as, mexendo, durante 1 minuto. Transfira-as para um prato forrado com papel de cozinha e deixe-as secar.

10 - Espalhe a salvia estaladiça por cima da massa gratinada e sirva.

TRANCHE DE BACALHAU NA FRIGIDEIRA COM TOMATE CEREJA

Um prato delicioso, rápido e muito suculento.

INGREDIENTES: 1 tranche de bacalhau inteira 2 colheres de sopa de azeite 1 pitada de pimenta vermelha 2 dentes de alho finamente picado 1 chávena de tomate cereja cortados ao meio 5 cl de vinho branco 1 colher de sopa de azeitonas pretas s/ caroço 1/2 chávena de folhas de manjericão 1/2 limão de raspa e sumo 1 pitada de sal e pimenta preta Quinoa para acompanhar qb

PREPARAÇÃO: Pré-aqueça o forno a 190 ºC. Numa frigideira com um fio de azeite, coloque a pimenta vermelha e o alho e refogue por um minuto, ou até que o alho fique dourado. Cubra o fundo com o tomate cereja e deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente, até que fiquem macios mas mantendo ainda a sua forma, cerca de oito a dez minutos. Adicione o vinho branco, mexa e deixe que ferva. Finalmente, junte as folhas frescas de manjericão, o sumo e raspas do limão, as azeitonas, sal e a pimenta a gosto e cozinhe por mais dois minutos. Transfira para um recipiente e reserve. Na mesma frigideira limpa, junte mais um pouco de azeite e deixe aquecer. Coloque a tranche de bacalhau cortada em três postas, e previamente temperada de sal e pimenta. Deixe cozinhar, até este dourar (cerca de cinco minutos). Cuidadosamente vire o bacalhau e leve agora ao forno, por mais cinco a oito minutos. Retire e cubra com o tomate e o seu suco. Sirva de imediato, acompanhado com a quinoa e delicie-se.

MOUSSE DE MANGA

Esta sobremesa faz-se num instante e corta substancialmente no açúcar.

INGREDIENTES: 500g de purê de manga 4 folhas de gelatina 500g de iogurte grego 150g de água 150g de açúcar mascavado

PREPARAÇÃO: Demolhar a gelatina em água fria e abundante. Levar o açúcar com a água ao lume a ferver. Adicionar a gelatina à calda. Juntar o puré. Quando estiver frio, envolver o iogurte batido. Colocar no frio.

Cavalas Alimadas

Ingredientes para 2 pessoas como prato principal, 4 como petisco (coma frio): 4 cavalas em filetes (ou carapaus, que devem usar, segundo a receita original inteiros, sem cabeça e sem tripa) sal grosso marinho q.b. 3 dentes de alho pimenta q.b. 1 colher de sopa de oregãos azeite q.b. vinagre de vinho q.b. 1/2 cebola cortada em fatias muito finas

Preparação: Comece por salgar abundantemente os filetes, ou os peixes inteiros sem tripa e cabeça, e tape-os com película aderente. Se usar filetes deixe ficar assim cerca de 24 horas, mas se usar o peixe inteiro, deixe cerca de 2 dias. Ao fim desse tempo o peixe estará firme, curtido pelo sal, e terá formado bastante líquido. Passe o peixe por água, para retirar o excesso de sal (pode até deixar um pouco de molho) e coza-o durante uns minutos (5 a 10 minutos) em água a ferver. Quando o peixe estiver cozido retire-o uma taça com água fria, e comece o processo de “alimar”, retirar a pele do peixe. Com os dedos, esfregue (alime) a pele, que se vai descolando do peixe deixando os filetes limpos. Coloque-os num prato de servir. (Se sentir o peixe ainda muito salgado, deixe-o de molho até que tenham o tempero adequado). Se quiser, separe os filetes de modo a conseguir retirar as espinhas do meio, e se usar o peixe inteiro, com a ajuda de uma pequena faca retire a espinha dorsal, e a espinha central, deixando apenas os filetes do peixe. Tempere depois os filetes com os dentes de alho laminados finos, os oregãos, a pimenta e regue com o azeite, de modo a que todos os filetes de peixe fiquem cobertos. Junte depois dois esguichos de vinagre. Por cima disponha a cebola fininha. Deixe marinar um pouco antes de servir, é óptimo para fazer de véspera. Acompanhe com batata cozida (no algarve também se acompanha com batata doce) e salada de tomate.

A TORTA COM MORANGOS MAIS PECAMINOSA DO PLANETA. É MESMO PARA DEVORAR

Esta torta é de um sabor e fofura imbatíveis! O creme com os morangos fatiados fazem a combinação perfeita.

INGREDIENTES:

Torta: 4 ovos, 160g de açúcar, 100g de farinha, 40g de manteiga derretida, 1 colher de sobremesa de essência de baunilha, 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Recheio: 250g de queijo creme, 150g de açúcar em pó, 50ml de natas, 1 colher de sobremesa de essência de baunilha, 100g de morangos fatiado, Açúcar em pó para polvilhar a gosto

PREPARAÇÃO: Torta: Bater os ovos com o açúcar até ficar uma massa fofa, juntar a manteiga e a baunilha. Misturar a farinha e o fermento até ficar uma massa uniforme. Verter num tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal também untado. Levar ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante dez minutos. Virar a massa para um pano polvilhado com açúcar em pó, retirar o papel vegetal.  Enrolar a torta na parte mais larga da massa. Reservar no frigorífico.

Recheio: Bater o queijo creme com o açúcar em pó, as natas e a baunilha, até ficar bem cremoso. Desenrolar a torta, espalhar o creme e os morangos fatiados. Enrolar e polvilhar com açúcar em pó. Altura para devorar!

SALADA DE VERÃO DE MELANCIA COM QUEIJO FETA

Uma proposta original e fresca, apesar de inusitada, repleta de vitaminas e sais minerais essenciais. Uma aposta segura para este verão!

INGREDIENTES: 800g de melancia 2 tomates grandes 4 tomates cereja 1 cebola grande 300g de queijo feta em cubos 600g de rúcula 1,5dl de azeite 1 pitada de pimenta 1 pitada de sal

PREPARAÇÃO: Descasque a melancia e corte-a em pequenos cubos. Lave o tomate e corte-o em pedaços. Arranje a cebola e corte-a em tiras. Corte o queijo feta em cubos. Lave a rúcula. Numa saladeira ou num prato de servir, junte a melancia, o tomate, a cebola, o queijo e a rúcula e envolva bem. Tempere com azeite, pimenta e sal e sirva. DICAS Substitua a melancia por melão ou meloa e adicione 50 g de pinhões e 100 g de presunto cortado em tiras finas à salada.

Lasanha Vegetariana

Ingredientes: 1 Cebola, 3 Dentes de Alho, Azeite, 2 Curgetes, 4 Cenouras médias, 200g de cogumelos laminados frescos, Polpa de tomate, Sal marinho q.b., Pimenta preta q.b., Cominho q.b., Folha de massa de lasanha ou curgete fatiada longitudinalmente, Queijo vegano para gratinar.

Ingredientes para o Molho Béchamel:

Nota: Quantidade média para uma dose de molho béchamel: 1 chávena de chá de leite vegetal, para 2 ou 3 colheres de sopa de farinha. Leite Vegetal, Farinha de arroz, Óleo de coco ou azeite, Noz-moscada, Sal e pimenta q.b.

Preparação: Numa frigideira aquecer um pouco de azeite com cebola e alho. Deixar refogar enquanto se preparam os legumes: laminar as curgetes e as cenouras e juntar ao refugado com os cogumelos frescos. Enquanto os legumes cozinham, faz-se o molho béchamel. Num tacho, colocar o leite vegetal, a farinha de arroz, um pouco de óleo de coco, sal, pimenta e noz-moscada. Relativamente à receita tradicional – que leva manteiga e leite de vaca – convém ajustar os temperos, já que o leite vegetal costuma ser mais doce. Levar ao lume até levantar fervura e ir mexendo sempre até ter aquela consistência grossinha. Para montar a lasanha, colocar num tabuleiro untado com azeite uma camada de massa – ou curgete laminada para o efeito – seguida de uma camada da mistura de vegetais e cogumelos, depois o molho e mais uma de massa, repetindo o processo, em duas ou três camadas. Terminar com uma camada de massa, molho e queijo vegano. Levar ao forno durante cerca de 35 minutos.

O BOLO CREMOSO DE CHOCOLATE NEGRO MAIS RÁPIDO E DELICIOSO DE SEMPRE (3 MINUTOS)

INGREDIENTES: 1 ovo, 50g de chocolate negro 70% de cacau, 35g de manteiga, 2 a 3 colheres de sopa de açúcar, 1+1/2 colher de sopa de farinha.

PREPARAÇÃO: Bater o ovo e o açúcar (ou xilitol) numa taça. Misturar o chocolate e a manteiga previamente derretidos no micro-ondas. Envolver a farinha até ficar uma massa homogénea. Separar a massa em duas taças. Levar ao micro-ondas, durante um minuto, na potência máxima. E está pronto a devorar.

PUDIM DE PÃO COM MORANGOS

Sobremesa rápida e reconfortante, para degustar com quem mais gosta.

INGREDIENTES: 8 a 10 fatias de Brioche (pães brioche com pepitas de chocolate), 3 ovos, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 chávena de leite, 1 colher de chá de canela em pó, 100g de morangos cortados.

PREPARAÇÃO: Para o pudim de pão, coloque o pão num prato que possa ir ao forno. Disponha os morangos cortados. Misture os ovos com o açúcar, o leite e a canela. Regue o pão com esta mistura.
 Leve ao forno cerca de 20 minutos a 180 ºC. Sirva morno.

Salmon Poke Bowl

Ingredientes: ½ nabo (50g), ½ cenoura (75g), ½ cebola-roxa (50g), ½ abacate (120g), ½ sumo de lima, Cebolinho (q.b.), 1 lombo de salmão sem pele e espinhas (150g), 1 colher de sopa de vinagre de sidra, 1 colher de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de azeite virgem, ½ colher de café de sal, Pimenta (q.b.), 4 colher de sopa de arroz integral, Sementes de sésamo.

Preparação: Lave, retire a casca e rale o nabo, a cenoura e a cebola-roxa. Reserve. Retire a casca e corte cuidadosamente o abacate em pedaços e tempere-o com o sumo de lima para não oxidar. Reserve. Lave uma pequena quantidade de cebolinho e pique-o grosseiramente. Reserve. Corte o salmão em cubos ou tiras finas. Reserve. Numa tigela, misture o vinagre de sidra, o molho de soja, o azeite e tempere a gosto com o sal e pimenta. Acrescente este molho ao salmão previamente cortado e deixe marinar durante 15 – 20 minutos no frigorífico. Entretanto, numa tigela funda (bowl) coloque, primeiro, o arroz já cozido, depois os legumes, o salmão marinado, o abacate e, por fim, polvilhe com as sementes de sésamo e com o restante cebolinho. Sirva imediatamente.

Cremoso de Frutos Vermelhos

Ingredientes: 2 saquetas de sobremesa de origem vegetal frutos vermelhos, 1 iogurte natural (150g), Mix de frutos vermelhos frescos (150g), 10 colheres de sobremesa de amêndoa laminada

Preparação: Numa taça grande, dilua as saquetas de sobremesa de origem vegetal frutos vermelhos com água a ferver. Mexa até dissolver bem. Deixe arrefecer durante 30 minutos. Acrescente o iogurte natural e o mix de frutos vermelhos. Misture e envolva bem. Leve novamente ao frigorífico até solidificar. Antes de servir, bata, num processador de alimentos, o preparado anterior até obter um creme. Sirva em taças ou frascos pequenos e decore com amêndoa laminada.

Pescada, Ovo e Coentros

Ingredientes: Pescada, Coentros, Ovos, Alho, Sal, Azeite

Preparação: Corta-se a pescada em pequenos cubos e rega-se com limão. Faz-se um piso com coentros, alho, sal e azeite, esmagando tudo num almofariz ou numa picadora. Junta-se o piso de coentros à pescada. Escalfa-se um ovo (por pessoa) a baixa temperatura para que a gema permaneça líquida. Depois é só empratar e deliciar-se.

TARTE FRESCA DE PÊSSEGO

Não são precisos ingredientes sofisticados e até o forno se pode suprimir. Se não houver forma de tarte, usam-se copinhos de iogurte e serve-se em doses individuais

INGREDIENTES: 1 pacote de bolacha Maria, 70g de manteiga amolecida, 350g de pêssegos ou nectarinas maduras, 120g de açúcar, 5 folhas de gelatina, 1 pacote de natas 35% de gordura no mínimo, 1/2 limão. 

Decoração: 3 pêssegos, Folhinhas de hortelã qb, Sumo de limão - só um dio para não deixar oxidar a fruta.

PREPARAÇÃO: Pré-aqueça o forno nos 180 ºC. Pique a bolacha grosseiramente e junte a manteiga, envolvendo bem. Forre o fundo de uma forma amovível – 18 ou 20 cm de diâmetro – com esta mistura, pressionando com os dedos de forma a criar uma base compacta. Leve ao forno cerca de dez minutos. Retire e deixe arrefecer. Entretanto coloque as folhas de gelatina a amolecer num prato fundo com água. Triture a fruta com um fio de sumo de limão e o açúcar até obter um puré (se a fruta for especialmente doce, diminua ao açúcar). Escorra as folhas de gelatina e derreta-as no micro-ondas (bastam alguns segundos na potência máxima; mexa o líquido que se formou para ter a certeza de que está bem dissolvida. Se não tiver micro ondas, leve as folhas ao lume num tachinho, mexendo sempre até estarem bem dissolvidas). Junte ao preparado da fruta misturando bem. Monte as natas com a batedeira elétrica. Quando começarem a ficar firmes, adicione algumas gotas de limão, que vão ajudar a ‘prender’ as natas, e junte estas ao preparado anterior envolvendo com cuidado. Verta para a forma entretanto arrefecida. Tape com película aderente e leve ao frigorífico, idealmente de um dia para o outro. Sirva decorado com pêssegos frescos, ou nectarinas, regados com um fio de sumo de limão para não oxidarem, e folhinhas de hortelã.

PÃO COM TOMATADA E OVO ESCALFADO

Como entrada ou refeição leve, estas tostas podem ser ainda mais rápidas a preparar se fizer a tomatada de véspera e a guardar no frigorífico.

INGREDIENTES: 4 ovos, 4 fatias de pão saloio, 4 colheres de sobremesa de queijo creme, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1/2 pimento vermelho, 2 tomates maduros, 1 folha de louro, Azeite qb, Sal qb, Pimenta qb, Vinagre qb, Orégãos qb

PREPARAÇÃO: Coloque um fio de azeite numa sertã e leve a saltear a cebola cortada em meias-luas, com os dentes de alho picados e a folha de louro. Deixe cozinhar cerca de dez minutos - ou até a cebola ficar mole e translúcida - e junte o pimento partido em tiras finas. Deixe cozinhar mais dez minutos e junte os tomates sem pele, cortados em cubos pequenos. Tempere com sal e pimenta preta acabada de moer e deixe cozinhar tapado até o tomate estar bem desfeito, cerca de dez minutos. Descarte a folha de louro e reserve. Entretanto ligue o forno nos 180 ºC. Parta as fatias de pão e leve ao forno num nível alto e na posição grill, entre cinco a dez minutos ou até o pão estar estaladiço por fora, mas ainda relativamente fofo por dentro. Para escalfar os ovos, leve um tacho com água ao lume com um fio de vinagre. Quando estiver a atingir o ponto de ebulição, baixe o lume – a água deve estar bem quente mas não a ferver. Parta um ovo para uma chávena pequena (ou para uma colher-medida, por exemplo) e deite-o delicadamente na água. Repita com os outros ovos, se couberem todos ao mesmo tempo na panela, e deixe cozinhar cerca de seis minutos. Retire-os com uma escumadeira e se não for para colocar logo no pão, reserve-os numa taça baixa com um pouco de água no fundo, para não colarem. Para montar as tostas, barre cada uma delas com o queijo-creme. Coloque por cima uma porção da tomatada, tentando abrir uma covinha no meio. Coloque aí o ovo escalfado. Tempere com pimenta preta acabada de moer e orégãos. Repita com as restantes tostas. Sirva com uma salada verde.

Migas com Carne de Alguidar

Ingredientes: 1,5 kg carne de porco preto (cachaço), Alho picado, Louro, Azeite, Sal, Massa de pimentão, Pimenta, Brandy, Pão alentejano, 1 Laranja

Preparação: A carne é temperada com massa de pimentão, brandy, pimenta, sal, louro e alho. Fica a marinar cerca de 3-4 horas e é cozinhada em azeite. Para confecionar as migas corta-se o pão às fatias e coloca-se de molho em água e sal durante alguns minutos. Depois, espreme-se o pão e esfarela-se com as mãos. Reserva-se. Frita-se o alho picado no azeite, acrescenta-se o pão e envolve-se tudo muito bem. Numa frigideira limpa, coloca-se uma porção do pão e deixa-se tostar de ambos os lados, como se fosse um crepe, e enrola-se. Serve-se a carne com as migas enroladas e fatias de laranja (cortada em meia lua).

CHEESECAKE DE LIMÃO E MIRTILOS

Limão e mirtilos é combinação infalível na cozinha. Para mais quando estamos a falar numa sobremesa fresca como esta.

INGREDIENTES: 500g de queijo mascarpone, 2 colheres de sopa de queijo Philadelphia, 100g + 1 colher de sopa para o chantilly de açúcar, 2 limões, 3 ovos médios, 125g de bolacha digestiva ou de aveia, 50g de manteiga derretida, 2 colheres de sopa de côco ralado, 100ml de nata gorda para bater, 240g de mirtilos frescos

PREPARAÇÃO: Ligue o forno nos 180 ºC. Forre a base de uma forma com fundo amovível com 18 cm de diâmetro e reserve. Triture as bolachas no robô de cozinha (se não tiver robô, coloque as bolachas dentro de um saco plástico e dê algumas pancadas com o rolo da massa), até obter uma mistura esfarelada, mas sem que estas passem a farinha. Adicione a manteiga derretida e o coco ralado e misture com uma colher de pau. Coloque este preparado dentro da forma e, ajudando-se da parte de trás de uma colher, forme uma camada uniforme. Leve ao forno durante dez minutos. Reduza a temperatura do forno para os 150 ºC. Coloque na taça da batedeira o queijo mascarpone e o Philadelphia. Bata até ficar leve. Adicione, gradualmente, o açúcar e os ovos. Bata até obter um creme homogéneo. Adicione o sumo e a raspa da casca de um limão; envolva bem. Verta o creme de queijo na forma e leve ao forno durante cerca de 35 minutos, ou até ficar dourado. Desligue o forno e deixe o cheesecake repousar durante uma hora lá dentro. Passe o cheesecake para o frigorífico até arrefecer completamente (cerca de duas a três horas). Passe uma faca à volta para o soltar da forma e coloque-o no prato de servir. Entretanto, bata as natas (que devem estar bem frias) e, quando começarem a ficar firmes, adicione o sumo de um limão e uma colher de sopa de açúcar. Barre o topo do cheesecake com as natas e cubra com os mirtilos. Sirva bem frio.

ARROZ DE BACALHAU

Uma receita tradicional com um dos alimentos que os portugueses mais apreciam.

INGREDIENTES: 300g de bacalhau, 1 chávena de chá de arroz, 1 cebola picada, 3 dentes de alho, 1 folha de louro, 1/2 pimento vermelho cortado aos cubos, 1 tomate maduro pelado cortado aos cubos, 1 foi generoso de azeite, 1 pitada de sal

PREPARAÇÃO: Coza o bacalhau demolhado com a folha de louro e um pouco de sal grosso. Reserve duas chávenas de chá de água da cozedura. Retire as espinhas e a pele ao bacalhau, lasque e reserve. Num tacho, coloque um fio generoso de azeite e junte a cebola e os dentes de alho. Deixe refogar até a cebola estar translúcida. Junte o tomate e os pimentos e deixe cozinhar um pouco. Junte o arroz e deixe fritar um pouco, mexendo sempre. Adicione a água que reservou da cozedura do bacalhau, que deve estar quente. Deixe levantar fervura e, depois, baixe o lume e tape o tacho. Prove e, caso considere necessário, retifique o sal. Deixe o arroz cozer até que quase toda a água tenha sido absorvida e o arroz esteja praticamente cozido. Junte o bacalhau lascado, envolva, desligue o lume, tape o tacho e deixe repousar uns minutos antes de servir.

Meia Desfeita de Bacalhau

INGREDIENTES: 2 bons lombos de bacalhau, 1 lata de grão de bico já cozido, 1 boa cebola, 4 dentes de alho, Salsa ou coentros, 1 pimento vermelho, Azeite, Vinagre, Sal e pimenta.

PREPARAÇÃO: Cozer o bacalhau em abundante água e sal. Pode usar postas congeladas ou bacalhau seco. Caso use bacalhau seco, demolhe-o muito bem antes de confecionar e certifique-se do ponto de sal em que está, para evitar o excesso de sal. Quando estiver cozido retire da água, escorra, deixe arrefecer e depois retire-lhe a pele e as espinhas e lasque-o em bons pedaços. O mesmo com o grão: pode demolhar grão seco e cozê-lo, como pode usar grão de bico já cozido, enlatado. Verta o grão numa taça funda e adicione o bacalhau já lascado. Asse o pimento no forno ou numa frigideira anti-aderente, retire-lhe a pele e corte-o em fatias fininhas. Junte-o à tigela. Pique a cebola com os dentes de alho, tudo bem pequenino e adicione também. Tempere a gosto com o sal e a pimenta e o azeite e o vinagre e não se esqueça de ser muito generosa/o, porque o molho é o melhor!

Quiche de cebola caramelizada, presunto e verdes

INGREDIENTES: 3 cebolas, 1 molho de espargos verdes, 4 folhas de couve kale, 1 molho de brócolos 4 ovos, 1 pacote de natas, 200gr presunto, Sal, Pimenta, Manjericão, Azeite, Vinagre de frutos, 1 colher de sobremesa de açúcar.

PREPARAÇÃO: Descasque as cebolas e corte-as em fatias finas para dentro de uma taça. Com as suas mãos, separe bem os aros da cebola e regue com bastante vinagre. Reserve. Ponha ao lume um tacho com bastante água a ferver e arranje os verdes. Corte os espargos, arranje os brócolos e a couve kale. Lave e corte à sua vontade. Reserve. Num tacho, frite/asse as fatias de presunto até estarem mais ou menos tostadas. Retire e reserve. Nesse mesmo tacho, com o lume brando, adicione a cebola e vá envolvendo bem para ganhar o gosto do que ficou na frigideira, acrescente a colher de sobremesa de açúcar, mais duas colheres de sopa de vinagre e envolva muito bem. A cebola deverá amolecer e ficar cada vez mais acastanhada, e é precisamente assim que a queremos. Quando a água estiver a ferver, escalde os verdes: Primeiro os brócolos por uns três a cinco minutos, escorra e retire. Depois os espargos por cerca de três minutos, escorra e retire. Por último, a couve kale, escorra e retire. Assim que a cebola estiver bem caramelizada, rectifique os temperos e acrescente ao tacho já desligado, os verdes, envolvendo bem. Numa tigela bata, com a batedeira, os ovos com as natas e acrescente tudo isso no tacho. Tempere a gosto Verta o recheio para a forma já com a massa e leve ao forno durante cerca de meia hora. O forno deve estar a 180ºC. Sirva com uma boa salada!

INGREDIENTES PARA A MASSA QUEBRADA: 200gr farinha de trigo, 100gr manteiga, 50ml água, 1 colher chá sal.

PREPARAÇÃO: Numa tigela funda, ponha a farinha, a manteiga cortada em bocadinhos, o sal e a água. Envolva tudo muito bem até obter uma massa mais ou menos homogénea. Amasse bem e reserve por cerca de 30 minutos, no frio, até usar. Forre uma forma com manteiga e polvilhe com farinha, trabalhe a massa na forma e para evitar que o fundo da massa fique encruado, leve-a ao forno, picada com um garfo, por 15 minutos, até dourar ligeiramente.

Arroz de Pato Na Casa da Isa

Ingredientes: 1/2 Pato, Sal q.b. ,2 cebolas, 6 dentes de alho, 1 folha de louro, 2 cenouras,  1/2 chouriço, 2 tomates pelados e sem sementes cortados em cubos, 2 cenouras, 1 ramo de tomilho fresco, 2 ramos de alecrim, 2 chávenas de arroz vaporizado, Azeite 1,5lt de água, Cravinho, 1 fatia de toucinho, 150gr de pinhão, 1 cálice de vinho tinto

Preparação: Comece por cozer o pato e fazer o caldo, que é um dos elementos chave do arroz de pato. Num tacho, deite o litro e meio de água, um punhado de sal, uma cebola com três cabeças de cravinho espetadas e as ervas aromáticas que preferir (alecrim, tomilho, etc.). Deixe levantar fervura até que o pato esteja bem cozinhado. Retire o pato do caldo e desfie. Coe o caldo e reserve. Num tacho, comece o refogado: junte a outra cebola picada com os seis dentes de alho, a folha de louro e um bom fio de azeite; adicione o pinhão e deixe também refogar; adicione o toucinho, só para acrescentar sabor ao prato e retire passado uns minutos; acrescente o chouriço e deixe cozinhar. Adicione o tomate e a cenoura, cortada em lascas grosseiras. Acrescente o pato desfiado e o cálice de vinho tinto e deixe levantar fervura até que o álcool evapore. Adicione três ou quatro conchas de caldo e deixe levantar fervura. Adicione o arroz e retifique a quantidade de caldo para a cozedura do arroz. A meio da cozedura do arroz, retire do lume e leve ao forno (pré-aquecido a 180ºC) numa assadeira durante cerca de quinze a vinte minutos. Se achar que o arroz fica muito seco, retifique com o caldo.

Croquetes de Isabel Coelho

INGREDIENTES: 250g carne de vaca, 
250g carne de frango, 
200g carne de porco, 
1 linguiça, 
2 cebolas, 4 dentes de alho, 
Leite, 
Salsa, 
2 ou 3 pães brancos, 
4 ovos, 
Pão ralado, 
Louro, 
Azeite / Sal / Pimenta

PREPARAÇÃO: 1. Numa panela coza as carnes todas juntas com uma cebola, dois dentes de alho, um raminho de salsa e um punhado de sal; Deixe levantar fervura e quando estiverem cozidas no ponto que mais lhe agradar, retire do lume, escorra a água e deixe as carnes arrefecer. 2. Triture as carnes numa 123 ou num robô de cozinha e reserve. 3. Refogue a outra cebola bem picadinha com os dois dentes de alho num generoso fio de azeite com uma folha de louro. 4. Demolhe os papo-secos no leite frio e deixe embeber. 5. Acrescente as carnes picadas ao refogado, retire a folha de louro e deixe que ganhe sabor; acrescente mais salsa picada e retifique os temperos, envolvendo sempre bem com uma colher de pau, tudo em lume médio. 6. Esfarele os papo-secos embebidos no leite e envolva tudo muito bem no tacho. Tenha atenção para não acrescentar muito leite, para não deixar a consistência dos croquetes muito líquida. Deixe arrefecer. 7. Prepare a sua polme: mexa os quatro ovos vigorosamente numa tigela e tempere o seu pão ralado com ervas aromáticas secas, sal e pimenta a gosto. 8. Num tacho alto, leve o óleo ao lume para fritar os croquetes. 9. Com as suas mãos, molde os croquetes: agarre um bocadinho de carne, dê-lhe a forma que preferir, passe por pão ralado, pelo ovo, e novamente pelo pão ralado e ponha num tabuleiro. Repita a operação até esgotar a carne, tendo sempre em atenção que os croquetes requerem tempo e muita paciência. 10. Frite os croquetes e escorra-os em papel de cozinha.

Frango assado com molho de mel e mostarda

INGREDIENTES: 1 Frango inteiro com pele mas sem miúdos; 2 laranjas; 1 limão; 1/2 copo de vinho branco ou verde; 1 cabeça de alhos; Tomilho fresco; 4 colheres de sopa de mel; 3 colheres de sopa de mostarda Dijon (Maille); Azeite; Vinagre balsâmico; Estragão; Manteiga; Sal; Louro; Ervilhas (podem ser congeladas, se não houver frescas); Batatas para assar;

PREPARAÇÃO: Tempere o frango com o vinho, e as laranjas às rodelas ou sumo e cascas, como preferir, com sal e dois dentes de alho e tomilho e a folha de louro e reserve. Quanto mais tempo deixar a carne temperada, melhor, por isso, de um dia para o outro é ideal! No fundo de um tabuleiro deite um bom fio de azeite e ponha o frango lá dentro. Regue o frango com os sucos do tempero e com o sumo de meio limão. Pique os alhos e esfregue-os no frango. Esfregue ainda o frango com a mostrada, regue com mel e vinagre balsâmico, sal e tudo o resto e leve ao forno, a 180ºC, pelo menos uma hora. Noutro tabuleiro cozinhe em abundante azeite e estragão uma boa quantidade de ervilhas e batatinhas novas e cebolas, por exemplo ou couves de Bruxelas.

BOLO DE CHOCOLATE E VINHO DO PORTO

Sabemos que o chocolate negro tem benefícios para a saúde e liberta endorfinas, e o Vinho do Porto também! Tudo em doses moderadas, claro!

INGREDIENTES:

Bolo: 4 ovos, 215g de açúcar de côco, 200g de farinha de trigo, 100g de manteiga, 100ml de vinho do Porto, 75g de passas, 1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura: 25g de chocolate negro, 75g de manteiga, 3 colheres de sopa de natas

PREPARAÇÃO:

Bolo: Untar uma forma bundt com manteiga e polvilhar com farinha de trigo. Misturar o Vinho do Porto com as passas e triturar num picador uns segundos, apenas até que as passas fiquem em pedacinhos. Derreter o chocolate negro com a manteiga no microondas. Bater os ovos com o açúcar de coco, juntar o chocolate derretido com a manteiga. Envolver o Vinho do Porto com as passas. Misturar a farinha e o fermento. Verter na forma e levar ao forno durante 30 minutos. Deixar arrefecer uns minutos e desenformar.

Cobertura: Levar os ingredientes num tacho ao lume e misturar até ficar cremoso. Verter no bolo. Podem decorar com mais passas.

Carapaus fritos pequenos e arroz de tomate

Ingredientes: 1 kg de carapaus, 250 g de arroz, 3 tomates médios maduros, 1 cebola média, 50 ml de azeite, 1 dente de alho, Farinha de trigo Óleo vegetal para fritar os carapaus, Sal (a gosto)

Preparação: Arranje os carapaus e tempere com sal. Deixe marinar cerca de 1 hora. Coloque o azeite, a cebola picada, o alho picado e os tomates sem pele cortados em pequenos pedaços num tacho e cozinhe em lume brando até o tomate ficar desfeito, mexendo de vez em quando. Adicione o arroz e tempere com um pouco de sal. Mexa, deite a água (o dobro do volume do arroz) e deixe ferver em lume médio alto. Quando começar a ferver, reduza para lume brando e deixe cozinhar cerca de 10 minutos. Entretanto, retire o sal ao peixe e seque-o muito bem com um pano. Passe os carapaus por farinha. Aqueça o óleo numa frigideira. Quando o óleo estiver quente, adicione o peixe e frite-o de ambos os lados até dourarem. Quando os carapaus estiverem fritos, coloque-os num prato com papel absorvente. Sirva os carapaus com arroz de tomate.

Paella de Marisco de Isabel Coelho

Ingredientes: - 1 cebola - Azeite - 2 dentes de alho esmagados ou picados - 2 tomates, descascados e picados - 1/2 colher de chá de açúcar - Sal a gosto - 1 colher de chá de paprika - Açafrão - 100gr de chouriço - 1 pimento verde - 100gr de ervilhas congeladas - 2 chávenas de arroz bomba - 4 chávenas de caldo de peixe - 250 ml de vinho branco - 4 lulas limpas - 12 camarões jumbo cozidos (não pelados) - 8 mexilhões, limpos - 200gr de miolo de amêijoa - 1 folha de louro

Preparação: 1 - Numa panela deite o caldo de carne ou peixe, como preferir, o vinho e dois ou três fios de açafrão e leve ao lume até levantar fervura, depois baixe o lume e deixe a ferver. 2- Comece por fazer o refogado. Para isso, refogue a cebola picada finamente, sem deixar queimar, até ganhar cor. 3 - Adicione o alho picado e o chouriço e muito pouco tempo depois, adicione o tomate picado. 4 - Adicione a colher de açúcar para neutralizar a acidez do tomate, o sal a gosto, a paprika e alguns fios de açafrão. 5 - Envolvem-se todos os ingredientes e deixamo-los fritar até reduzir o tomate. 6 - Acrescenta-se a lula já limpa cortada da seguinte forma: o corpo em aros e as pernas inteiras; deixe cozinhar por alguns minutos. 7 - Incorpora-se o arroz distribuindo-o por toda a paellera. 8 - Incorpora-se o caldo e aumenta-se a temperatura do fogão, mexe-se bem o arroz, envolvendo tudo, para que o caldo penetre em todas as áreas do nosso cozinhado. Assim que levantar fervura, adicionam-se as amêijoas, baixa-se o lume para lume brando e deixamos cozinhar por cerca de 20 minutos. 9 - Contam-se 10 minutos de cozedura e adicionam-se as ervilhas e envolve-se; logo de seguida acrescentam-se os camarões cozidos no topo até ficarem rosados, depois viramo-los. 10 - Reserve o caldo para o caso de querer um arroz mais húmido; Se vir que é necessário porque está muito seco, despeje um pouco mais de caldo no final da cozedura. 11 - Acrescente os mexilhões e tape durante cinco minutos para deixar repousar; sirva!

OS PUDINS DA AVÓ FAZEM-SE SÓ COM 4 INGREDIENTES

A receita é minha, mas os pudins são da avó Maria. O importante é serem feitos com carinho e com recurso a apenas quatro ingredientes. O resto, está na receita.

INGREDIENTES: 5 ovos, 750ml de leite gordo ou meio gordo, 10 colheres de sopa de açúcar, 200ml de caramelo

PREPARAÇÃO: Ligue o forno nos 170 ºC e coloque na prateleira do meio, um tabuleiro com cerca de 2 cm de água. Coloque 200 gramas de açúcar juntamente com 50 ml de água num tacho pequenino ou frigideira e leve a lume médio. Resista-se à tentação de misturar com a colher de pau. Vá agitando o tacho, até que a mistura se transforme num caramelo de cor âmbar. Distribua por seis a oito formas de pudim individuais ou frasquinhos de vidro resistentes ao calor. Numa taça, bata ligeiramente os ovos. Adicione o açúcar e o leite e misture bem, mas evitando a formação de espuma. Distribua pelas formas/frascos e leve ao forno, no tabuleiro com água, durante cerca de 30 minutos. Para saber se os pudins estão cozidos, espete um palito ou uma faca afiada, que deverá sair limpa. Quando estiverem cozidos, retire os pudins do forno, deixe arrefecer ligeiramente e reserve no frigorífico durante, pelo menos, duas horas antes de servir.

BATIDO DE MORANGO À MODA DA ÍNDIA

Uma bebida, deliciosa e nutritiva, que combate infeções e limpa o intestino. É feita com psílio, a casca moída da semente de uma planta, a Plantago ovata, muito rica em cálcio, magnésio, potássio, zinco e fósforo. Atua como um poderoso laxante.

INGREDIENTES: 100g Morangos, 2 colheres de sopa de natas light, 1 colher de sopa de frutose (água com açúcar, também serve), 1 colher de sopa de psílio seco (fibra que pode encontrar em herbanários como por exemplo o Celeiro), 1 copo grande de água

PREPARAÇÃO: 1. Lave os morangos, prepare-os e triture-os num liquidificador. Adicione as natas e a frutose e misture bem. 2. Misture o psílio seco com a água. Adicione o preparado das natas e dos morangos e incorpore bem. Beba de imediato, antes que a bebida solidifique. DICAS Para resultados mais rápidos, misture apenas o psílio seco com a água. Depois de ingerir essa bebida, beba um copo de água grande. Quando tomar esta substância com o objetivo de combater e travar a prisão de ventre, tome um mínimo de oito copos grandes de água por dia.

CREPES COM FRUTOS VERMELHOS

Uma boa receita de crepes, fiável e versátil, é aquele básico que deve constar em qualquer caderno de receitas.

INGREDIENTES: 340ml de bebida de soja ou leite meio gordo, 2 ovos, 50g de azeite ou margarina derretida, 100g de farinha sem fermento, Sal a gosto, 500g de frutos vermelhos, 1 limão, 2 colheres de açúcar amarelo, Água - adicionar qb, Azeite ou margarina para untar a frigideira.

PREPARAÇÃO: Numa frigideira, colocar o açúcar e a água, deixar dissolver o açúcar e juntar os frutos vermelhos regados com um fio de limão. Quando começarem a caramelizar e a ficarem desfeitos, já com algum molho, retirar e reservar (demora apenas dois ou três minutos). Colocar a farinha numa tigela, juntar os ovos e mexer bem com uma vara de arames. Juntar o leite ou a bebida de soja, mexendo sempre. Juntar o azeite e temperar de sal, mexendo bem. Untar uma frigideira antiaderente com azeite, deixar aquecer bem e com uma concha pequena colocar uma porção de massa de cada vez. Espalhar a massa por toda a superfície e deixar cozinhar dos dois lados até ficar bem sequinha e dourada. Passar para um prato, colocar um pouco da mistura dos frutos vermelhos no centro, dobrar duas vezes e colocar mais um pouco de frutos por cima. Terminar com raspa de limão (opcional) e servir de imediato. Se o primeiro crepe se desfizer não desanime. É normal tal acontecer. Os seguintes saem perfeitos!

MOUSSE DE LIMA COM IOGURTE GREGO

Testada, provada e aprovada. Esta mousse de lima com adição de iogurte grega é deliciosa.

INGREDIENTES: 1000g Iogurte natural, 340g de leite condensado, 120g de limas (3)

PREPARAÇÃO: Envolver o iogurte grego com o leite condensado. Espremer as limas de forma a obter o sumo. Envolver no preparado anterior até espessar. Colocar no frigorífico até ao momento de servir. Decorar com raspa de lima.

AMÊIJOAS À BULHÃO PATO

Chegam à mesa ainda na frigideira, fumegantes, com o conteúdo carnudo e aromático. O limão, os coentros e o azeite casam-lhe na perfeição.

INGREDIENTES: 1kg amêijoas, 3 dentes de alho, 1 copo de vinho branco bom, Sumo de 1 limão grande, 1 molho de coentros, Sal e pimenta qb.

PREPARAÇÃO Lave as amêijoas para lhes retirar a areia. Deixe-as de molho por duas horas, com um pouco de sal e uma colher de sopa de farinha (opcional). Num wok ou frigideira alta, frite em azeite, o alho esmagado, até este dourar. Junte as amêijoas e tape. Assim que começarem a abrir, refresque com o vinho branco e tempere de sal e pimenta. Sirva de imediato, regado com o sumo do limão e polvilhado com coentros picados.

CORDON BLEAU DE FRANGO

Cordon Blue é um termo gastronómico que significa "de alta categoria". Assim, este frango suculento embrulhado em presunto e queijo cremoso é do mais delicioso que pode haver.

INGREDIENTES: 1 peito de frango, 1 fatia de queijo de preferência Manchego com 15cm de comprimento e 3mm de espessura, 1 a 2 fatias de presunto Serrano, 55g de farinha sem fermento, temperado com sal e pimenta, 1 ovo batido, 70g de pão ralado, 4 colheres de sopa de azeite.

PREPARAÇÃO: Coloque o peito de frango entre dois pedaços de papel ceroso e bata com um martelo para carne para o achatar. Disponha o queijo por cima e depois as fatias de presunto. Dobre o presunto à volta para prender o queijo. Deite a farinha, o ovo batido e o pão ralado em tigelas separadas. Passe, primeiro, o frango por farinha, depois por ovo e pane com o pão ralado. O queijo tem de ficar completamente selado, por isso repita os passos anteriores para ter a certeza. Aqueça o azeite numa frigideira e frite o frango panado durante três a quatro minutos de cada lado ou até ficar dourado, estaladiço e cozido. Escorra em papel de cozinha e depois corte em palitos. Sirva numa travessa imediatamente.

PUDIM DE IOGURTE SUPER FÁCIL E DELICIOSO

Bater dois iogurtes naturais, cinco ovos, o conteúdo de uma lata de leite condensado, 200 ml de leite. Verta para uma forma de pudim previamente barrada com caramelo. Coze em banho-maria, no forno pré-aquecido a 175 ºC, durante uma hora. Mais fácil que isto não há. @nacasadaisaoficial

BOLO SALGADO DE ATUM E AZEITONAS

É bolo e não é doce! Mas é fofo, húmido, rico e saboroso! Ideal para piqueniques, para comer como entrada ou, acompanhado de uma salada fresca, como prato principal.

INGREDIENTES: 4 ovos, 300ml de leite meio gordo, 200ml de óleo, 1 colher de chá de colorau, 340g de farinha, 1 colher de sopa de fermento em pó, 300g de atum escorrido, 50g de queijo emmental ralado, 1 chávena de azeitonas escorridas, Sal e pimenta a gosto, Salsa ou coentros a gosto

Para a cobertura: Maionese a gosto, 1 chávena de tomate cherry, Manjericão a gosto

PREPARAÇÃO: Ligue o forno nos 175 ºC. Coloque numa taça os ovos, o óleo e o leite. Bata com a varinha mágica ou um batedor de arames até ficar homogéneo. À parte, peneire a farinha juntamente com o colorau e o fermento. Adicione ao preparado anterior e misture bem. Adicione o atum escorrido, as azeitonas e as ervas aromáticas. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Verta a massa obtida numa forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito. Deixe o bolo arrefecer durante cerca de dez minutos em cima de uma rede antes de desenformar. Quando completamente frio, decore o topo do bolo com maionese, os tomatinhos e folhas de manjericão.

HUEVOS ROTOS E A MAGIA DE FAZER MUITO COM POUCO

Estão a ver aqueles pratos simples e baratos, que sabem tão bem que nos fazem sorrir enquanto desfrutamos da refeição? este é um desses casos.

INGREDIENTES: 3 batatas médias, 1 cebola grande, 1 dente de alho, 1 colher de mel, 1 chávena de tomate cereja, 4 ovos, Azeite qb, Sal e pimenta qb, Presunto fatiado

PREPARAÇÃO: Comece por descascar as batatas e corte-as em rodelas com cerca de 5 mm de espessura. Coloque em água gelada durante alguns minutos. Escorra e enxugue com um pano. Aqueça uma frigideira com óleo abundante. Adicione as batatas e deixe cozinhar, em fogo médio, até ficarem cozidas, e ligeiramente douradas. Não pretendemos que as batatas fiquem demasiado estaladiças. Retire para um papel absorvente e tempere com sal e pimenta. Noutra frigideira, coloque a cebola cortada em meias luas, o alho picado e um fio de azeite. Deixe cozinhar até que a cebola fique dourada, cerca de 20 minutos. Tempere com sal e pimenta, adicione o mel e deixe apurar por mais dois a três minutos. Reserve. Retire parte do óleo da frigideira onde previamente fritou as batatas. Coloque em fogo médio/alto e adicione os tomates e as folhas de sálvia. Retire e reserve. No mesmo óleo, frite os ovos, dois de cada vez, deixando a gema semilíquida. Adicione as batatas à cebola, seguida das folhas de sálvia, dos tomates e dos ovos. Desfaça ligeiramente com uma colher de pau e sirva com as fatias de presunto.

O BOLO DE LARANJA DA ISABEL COELHO. E NÃO É QUE É FACÍLIMO!

INGREDIENTES: 300g de açúcar, 5 ovos médios, 150ml óleo girassol, 250g farinha, 1 colher de chá de fermento em pó, Sumo e raspa de laranja

Calda: 2 laranjas 50g de açúcar

PREPARAÇÃO: Comece por ligar o forno nos 160 ºC. Unte uma forma redonda com chaminé com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve. Coloque na taça da batedeira os ovos e o açúcar. Bata, na velocidade máxima, até triplicar o volume e obter um creme fofo esbranquiçado. Reduza para a velocidade média e adicione, sem parar de bater, o óleo. Peneire a farinha juntamente com o fermento e adicione-a à massa, envolvendo, à mão, com cuidado. Por fim, adicione o sumo e a raspa da casca de uma laranja. Envolva. Verta a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 50 minutos. Para saber se o bolo está cozido, faça o teste picando com um palito que deverá sair seco. Depois de cozido, retire o bolo do forno e deixe repousar em cima de uma rede. Entretanto, num ´tachinho`, faça ferver o sumo das duas laranjas juntamente com o açúcar. Desenforme o bolo, espete-o com um palito ou com uma faca pequena afiada e regue-o com a calda.

DELÍCIAS DE REQUEIJÃO

Estas delícias são perfeitas para qualquer dia, são uma perdição, não são apenas as fotos que são de babar.

INGREDIENTES Massa: 200g farinha de trigo 100ml de água 50g de manteiga derretida Recheio: 350g de açúcar 1 requeijão de ovelha desfeito 18 gemas de ovo

PREPARAÇÃO

Massa: Amassar todos os ingredientes, fazer uma bola e reservar durante 20 minutos. Estender a massa, numa superfície enfarinhada, até ficar com uma espessura muito fina. Forrar as forminhas com a massa.

Recheio: Bater todos os ingredientes até ficar um creme homogéneo. Verter nas formas e levar ao forno, pré-aquecido a 175 °C, durante 15 minutos. Altura para devorar estas delícias.

GASPACHO VERDE COM UM TOQUE DE SOFISTICAÇÃO

Uma entrada refrescante, nutritiva e muito saudável, típica da região espanhola da Andaluzia, alternativa à versão tradicional, que garante um bom aporte de vitaminas e antioxidantes a toda a família.

INGREDIENTES: 1,2 kg de tomates verdes maduros 1/2 cebola 1 pepino pequeno 1 pimento verde pequeno 250g de pão macio 1 pitada de sal 1 copo de azeite 2 colheres de sopa de vinagre 4 colheres de sopa de água 2 colheres de sopa de gelo picado Para acompanhar: 1 tomate vermelho médio 1/2 pimento amarelo 1/3 de pepino 50g de hortelã 20g de sal grosso

PREPARAÇÃO: 1. Lave os tomates verdes. Corte-os, pele-os, retire-lhes as sementes e reserve. Lave o tomate vermelho, corte-o em pequenos cubos e reserve. Prepare o pimento e o pepino, corte-os em pequenos cubos e reserve. Esfarele o pão e reserve. Pique a hortelã e reserve. 2. Numa liquidificadora, além de metade da água e do sal, adicione o tomate verde, a cebola cortada em pedaços, o pepino pequeno, o pimento verde, o vinagre, o azeite e parte do pão. 3. Triture até obter um preparado homogéneo. Se achar que necessita de mais água, acrescente mais uma ou duas colheres de água, embora não deva ser necessário, já que o tomate larga, por norma, muito líquido. Reserve. 4. Molhe o rebordo de quatro copos de boca larga, passe-os pelo sal grosso e depois pela hortelã picada. Encha-os com o gaspacho verde e leve ao frigorífico durante cerca de duas horas. 5. No momento de servir o gaspacho, distribua o gelo picado e a restante água pelos copos e envolva cuidadosamente. Se gosta desta sopa mais líquida, pode juntar um pouco mais. Decore com os cubos de tomate vermelho, de pimento amarelo e do terço de pepino que reservou e sirva.

DICAS Para uma experiência mais crocante, corte pão do dia anterior em pequenos cubos e leve-o ao forno a torrar, usando-o depois para decorar o gaspacho. Em vez da cebolas, pode também usar duas chalotas pequenas.

RISOTO DE FUNCHO, FAVAS, PIRIPIRI E LIMÃO COM CAMARÃO

Uma receita criada por mim, de chorar por mais.

INGREDIENTES: 100g de favas descascadas e peladas 1 cebola 1 talo de aipo 1 bolbo de funcho aparado 1 dente de alho esmagado 1 malagueta seca 1 colher de sopa de azeite 150g de arroz carolino 100ml de vinho branco 400 a 500ml de caldo de galinha quente Sumo de 1 limão 100g de camarão descascado e cozido 15g de queijo parmesão ralado 10g de manteiga

PREPARAÇÃO: Corte finamente a cebola, o aipo e o funcho. Coloque-os uma frigideira grande e profunda em fogo baixo juntamente com o azeite, o alho, os flocos de malagueta e uma pitada de sal e cozinhe até ficar macio. Adicione o arroz e cozinhe por dois minutos ou até ficar translúcido. Adicione o vinho e deixe-o fervilhar. Junte uma porção de caldo quente, suficiente para tapar o arroz. Ajuste a intensidade do lume de modo a que o arroz ferva lentamente, mas sem que fique em ponto de ebulição, e deixe que absorva o caldo. Vá acrescentando caldo aos poucos; quando já não houver líquido à superfície acrescente mais caldo, e volte a repetir sempre que o arroz já tenha absorvido o que acrescentou anteriormente. Deixe o arroz cozinhar, o que deverá levar cerca de 20 a 30 minutos. Deve mexer constantemente o arroz, só assim este libertará o seu amido, para que no final fique bem cremoso. Quando o arroz estiver quase pronto junte as favas, o sumo de limão e o camarão, e envolva delicadamente. Quando o risotto estiver al dente, misture o queijo parmesão e a manteiga e retifique os temperos se necessário. Cubra e deixe repousar por cinco minutos antes de servir, com um pouco de rama de funcho no topo e mais um pouco de parmesão ralado na altura. Qualquer dúvida já sabe @nacasadaisaoficial

Ovos moles - doce regional de Aveiro

Receita original de ovos moles

Para quem adora ou para quem nunca provou, conhecer a história dos ovos moles de Aveiro é ficar a saber mais sobre uma das maiores riquezas de Portugal: a sua doçaria conventual. Venha daí conhecer a receita original.

Ingredientes: – 12 gemas de ovo – 12 colheres de sopa de açúcar – 12 colheres de sopa de água

Modo de Preparação: – Coloque num tacho as gemas separadas das claras, o açúcar e a água e leve ao lume, mexendo sempre.

MAULTASCHEN: O RAVIOLI ALEMÃO

Maultaschen é um prato tradicional alemão, semelhante ao ravioli italianos, mas maiores em tamanho - cada Maultasche tem aproximadamente 8-12 centímetros e tem habitualmente forma quadrada ou retangular.

INGREDIENTES: * 300 g de farinha de trigo peneirada * 2 ovos * Aprox. 2 colheres (sopa) de água fria * 1 cebola cortada em cubinhos * 40 g de manteiga * ½ talo de alho francês cortado em cubinhos * salsa fresca picada * 200 g de carne bovina moída * 50 g de presunto picado * ½ pão humedecido com um pouco de leite * 100 g de folhas de espinafre pré-cozidas e picadas * cebolinho * Aprox. 2 litro de caldo de carne

PREPARAÇÃO: Amasse a farinha com os ovos e a água até obter uma massa homogénea. Deixar descansar por pelo menos 1 hora no frigorífico. Numa frigideira refogue a cebola com a manteiga por alguns minutos e depois acrescente o alho francês e a salsa e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Retire a frigideira do fogo e acrescente à mistura a carne moída crua, o presunto, o pão e o espinafre. Misture esses ingredientes e deixar esfriar no frigorífico. Abra a massa com um rolo até ficar com uma espessura bem fina e de seguida corte em retângulos. Coloque uma colher (de sopa) do recheio no centro de cada retângulo de massa. Molhe as bordas com água e feche. Ferva os raviolis no caldo de carne em fogo baixo por aproximadamente 10 a 15 minutos. Sirva os raviolis num prato fundo com o caldo e junte o cebolinho.

DONUTS CASEIROS EXPLICADOS POR MIM

Podem não ser círculos perfeitos e não falar americano, mas estas argolas fofas, doces e gulosas animam o dia de qualquer pessoa.

INGREDIENTES:

300g de farinha tipo 65 sem fermento

100ml de leite morno

50g de manteiga amolecida

25g de fermento fresco de padeiro

1 ovo

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de café de sal fino

Para o glaciado:

2 colheres de sopa de leite

150g de açúcar em pó

PREPARAÇÃO: Num recipiente, disponha a farinha e faça uma cavidade no centro. Adicione o açúcar, o ovo, a manteiga, o fermento e o leite. Junte todos os ingredientes com as pontas dos dedos, arrastando para o centro um pouco da farinha. Adicione o sal e amasse até formar uma bola. Transfira a massa para uma bancada limpa e amasse durante cerca de cinco minutos, até a massa ficar elástica e descolar da bancada e mãos. Volte a colocá-la no recipiente, tape com um pano ou com película aderente e deixe levedar cerca de uma hora a hora e meia, ou até que esta duplique o volume inicial. Quando a massa tiver, pelo menos, duplicado o tamanho, estenda-a com o rolo até ficar com 1 cm de espessura. Corte círculos com cerca de 6 cm e, usando um cortador mais pequeno ou mesmo uma tampa da garrafa de água, retire o centro. Deixe repousar cerca de 20 minutos, tapados com um pano. Com cuidado, sacuda a farinha e frite em óleo abundante (não podem tocar no fundo do tacho ou frigideira) até ficar dourado da parte de baixo, volte e deixe ficar bem douradinhos dos dois lados. É importante não ter o óleo muito quente para evitar que fiquem crus por dentro. Ah, frite também os "buracos" :D Deixe escorrer sobre uma grelha ou papel absorvente. Para o glaceado: Coloque o açúcar em pó num recipiente e vá adicionando leite até obter um creme. Ainda quentes, barre os donuts com as mãos e deixar secar (se conseguir).

Perna de peru no forno com legumes

Um assado simples, crocante por fora e com o interior suculento.

Ingredientes:

1 perna de peru

Batata doce

2 laranjas

1,5 dl de vinho branco

6 dentes de alho

2 folhas de louro

Sal Pimenta

Azeite

Manteiga

Curgete

Tomate cherry

Espargos

Preparação: Num tabuleiro de ir ao forno, cubra o fundo com um fio de azeite e ponha a carne lá em cima. Esprema o sumo de 2 laranjas e coloque sobre a carne. Prepare os alhos, junto azeite e sal e faça uma massa de alho. Coloque a massa de alho sobre a carne. Esfregue bem a carne com este preparado, tempere com sal e pimenta, com as folhas de louro, o vinho branco e deixe marinar pelo máximo de tempo que conseguir. De um dia para o outro seria ideal, mas se não tiver tempo, não faz mal. Coza a batata doce com azeite, sal e um bocadinho de cebola. Triture para fazer puré. Coloque o tomate cherry e os espargos na placa.

Cupcakes de Salsicha

Ingredientes (12 unidades):

3 salsichas frescas

50 g de margarina

1 chávena de alho-francês picado

½ chávena de milho doce

2 pepinos de conserva pequenos

2 ovos tamanho

1 chávena de leite

1 colher de chá de sal

Pimenta

Noz-moscada

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de vinagre de sidra

1 chávena de farinha

1 chávena de farinha de milho

1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Pique as salsichas com um palito e frite-as na Vaqueiro Sabor a Manteiga até estarem douradas de todos os lados. Retire as salsichas e cozinhe o alho-francês até estar macio. Entretanto corte as salsichas em rodelas e coloque-as numa tigela. Junte o milho e os pepinos de conserva picados. Adicione o alho-francês e misture bem. À parte bata os ovos até estarem desfeitos. Junte-lhes o leite e tempere com sal, pimenta moída na altura e uma pitada de noz-moscada. Deite sobre os ingredientes preparados e mexa. 5. Adicione o bicarbonato dissolvido no vinagre, as farinhas e o fermento em pó e misture muito bem. Distribua por formas de queques previamente untadas e polvilhadas com farinha e leve a cozer em forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos.

Tagliatelle com espargos e gambas

Ingredientes (4 pessoas):

Água

Sal

300 g de espargos verdes

300 g de tagliatelle

40 g de margarina de alho

Pimenta preta

Noz moscada

2 dl de natas

40 dl de margarina líquida

300 g de gambas descascadas

0,5 dl de brandy

Açafrão em fios

Preparação:

Ponha um tacho ao lume com água temperada com sal. Elimine a base dos espargos e pele-os espargos de modo a retirar a película fibrosa que os envolve. Introduza-os na panela quando a água estiver a ferver e deixe cozer durante cerca de 10 a 12 minutos. Retire os espargos com uma escumadeira e introduza a massa no caldo da cozedura dos espargos. Deixe ferver até estar al-dente. Corte os espargos em troços, reserve as pontas espigadas e salteie a parte restante numa frigideira com um pouco de Vaqueiro Alho previamente aquecida. Tempere com sal e pimenta na altura e uma pitada de noz moscada. Deite os espargos salteados no copo da varinha, junte as natas e triture com a varinha mágica até obter um creme. Reserve. Aqueça a margarina líquida, junte as gambas e salteie sobre lume forte. Regue com o brandy, puxe fogo e deixe arder agitando a frigideira. Junte o creme de espargos às gambas, adicione a massa bem escorrida, envolva-a bem no molho e coloque no recipiente de serviço. Salpique com fios de açafrão e enfeite com as pontas dos espargos . Sirva sem demora.

Gaspacho branco

Ingredientes (4 pessoas):

4 pepinos médios

Água

200ml natas

Sal

Pimenta preta

200 g de tomate

½ pimento amarelo

½ queijo de cabra (tipo palhais)

Folhas frescas de hortelã

Preparação:

Lave os pepinos, corte-os ao meio e limpe-os de sementes. Reserve metade de um pepino com casca e pique em dados pequenos. Coloque os restantes cortados em bocados no copo da varinha mágica e triture-os. Adicione as natas e um pouco de água gelada, a gosto. Tempere com sal e pimenta moída na altura e reserve no frigorífico. Lave o tomate e o pimento amarelo, limpe-os de sementes, corte em cubinhos e junte ao pepino picado. Misture bem e reserve no frigorífico. Corte o queijo em cubos pequenos. Quando estiver bem fresco, distribua o caldo pelos pratos de serviço, perfume com folhinhas frescas de aneto e sirva o queijo em cubos e os legumes picados à parte.

Panados de frango no forno

Ingredientes (0/4 pessoas):

8 bifes finos de frango

Limão

2 colheres de sopa de pão ralado

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de coco ralado

Margarina líquida

Sal

Alho

Mistura de várias alfaces

1 meloa

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 200ºC. Regue os bifes com sumo de limão e tempere com sal e alho a gosto e reserve. Num prato misture o pão, o queijo e o coco ralados. Escorra os bifinhos e pincele-os de ambos os lados com margarina líquida, passe-os pela mistura de pão ralado e coloque-os num tabuleiro de forno untado com margarina líquida. Leve ao forno durante 15 a 20 minutos ou até estarem dourados. Sirva com salada de várias alfaces e a meloa limpa de sementes e cortada em pedaços.

MANTEIGA DE ALHO PRETO

Este alho que resulta de um processo de fermentação natural conta com um sabor adocicado, macio e com um toque ligeiramente ácido, lembrando o vinagre balsâmico.

Preparação:

Descascar os dentes de alho. Colocar os alhos descascados e a manteiga num copo. Temperar com sal e pimenta-preta a gosto. Triturar a mistura com a varinha mágica. Servir a manteiga polvilhada com um pouco de flor de sal.

NÃO SE ASSUSTE. O QUE VÊ NÃO É ALHO ESTRAGADO, É UM SABOROSO ALHO NEGROS

Pode causar um certo arrepio numa primeira abordagem. Contudo, o alho negro mais não é do que o nosso velhinho amigo alho, de todas as cozinhas, depois de sujeito a um processo de fermentação.

Logo, como aqui o vê, não está degradado, não perdeu qualidades, antes modificou-as e nunca o encontrará naturalmente numa horta.

O processo de produção do alho negro é antigo e com origem reivindicada por diferentes países, Coreias, Japão e Tailândia, estão entre as nações que chamam a si a maternidade deste ingrediente milenar. Provavelmente, tal como em outros processos fermentativos, casos do vinho e da cerveja, a “invenção” do alho negro será fruto do acaso. Algumas cabeças de alho esquecidas, sob condições ideais, resultaram no escurecimento do produto. Depois, a argucia de alguém que não viu neste alho de aspeto “feroz” um alimento degradado, antes enobrecido. O tempo fez o resto, disseminou-o por inúmeras cozinhas e também na medicina oriental. Como certo, atualmente, temos as condições necessárias para obtermos este alho de sabor suave, caramelizado e muito apreciado como tempero. O alho negro perde a acidez que lhe reconhecemos na vida anterior. Dulcifica e há quem lhe reconheça uma textura semelhante à das passas, embora com um remoto travo ao sabor característico do alho. Contudo, não lhe vamos encontrar, após a ingestão, a inconveniência de um hálito carregado.

Um coadjuvante de pratos como, por exemplo, pizas (há quem lhe encontre, inclusivamente, um travo substituto das trufas), aromatizante de azeites ou mesmo em pó para um remate final das massas.

QUE USO CULINÁRIO É DADO AO ALHO NEGRO?

Verá que depois de descascado o alho negro vai encontrar os dentes enrugados, amolecidos ao tato. Com o tempo perceberá que os dentes de cor castanha são doces, enquanto os negros apresentam um travo mais amargo, conservando o sabor original do alho branco. O número de dentes por cabeça é variável, entes os seis e os 12. Não hesite em usar o alho negro, por exemplo, sobre um peixe ou frango assados. Verá que há vantagem na utilização deste tipo de alho em pratos acabados. Junte-o em pó a um molho de tomate, polvilhe (ou lamine) os cogumelos recheados que acabou de tirar do forno com alho negro; lamine-lhe um ou dois dentes sobre uma omelete. Torre pão para uma bruschetta, pincele-o com azeite extra virgem e barre-lhe um dente de alho negro. Depois termine com um refogado de tomates e pimentos, rematando com um ovo escalfado.

Assegure-se que não o armazena com os alhos brancos. Aliás, o ideal é manter as cabeças de alhos negros (não individualize os dentes) no frio do frigorifico, em embalagem selada.

Finalmente, porque falar de alimentação deixa sempre a bailar a questão da saúde humana, há que referir que é atribuído ao alho negro ação antioxidante, prevenção das constipações e fortalecimento do sistema imunológico. Mais importante, contudo, do que evidenciar este ou aquele poder “medicinal” é saber aproveitar as propriedades culinárias deste alimento, enquadrando-o numa alimentação equilibrada.

Espetadas de tamboril com alperces

Ingredientes (4 pessoas):

400 g de tamboril em cubos

1 limão

1 colher de sobremesa de colorau

2 colheres de sopa de margarina líquida

Sal

Pimenta

Alho

1 pimento verde

50 g de bacon

2 alperces (maduros mas rijos)

200 g de mistura de várias alfaces e rúcula

Preparação:

Coloque os cubos de tamboril num recipiente fundo e junte-lhes o sumo do limão, o colorau e a margarina líquida. Tempere com sal, pimenta e alho, moídos na altura e misture tudo muito bem. Lave o pimento, limpe-o de sementes e películas brancas e corte-o em quadrados do tamanho dos cubos de tamboril. Corte o bacon em fatias finas. Pele os pêssegos e corte-os em gomos. Enfie alternadamente os cubos de tamboril e os restantes ingredientes em 4 espetos grandes ou em 8 pequenos. Aqueça bem uma chapa para grelhados e grelhe as espetadas de todos os lados enquanto as vai pincelando com o líquido da marinada. Sirva as espetadas com a mistura de alface e rúcula, acompanhada por arroz branco solto ou batatas fritas.

Salada de Mozzarela panado com morangos marinados

Ingredientes (4 pessoas):

300 g de morangos

2 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de vinagre de framboesa

Hortelã

2 queijos mozzarella frescos

Margarina líquida

Sementes de sésamo

150 g de mistura gourmet de saladas

1 pêssego de roer

Sal

Pimenta preta

Preparação:

Lave os morangos, tire-lhes os pés e corte-os em quartos. Junte-lhes o açúcar, o vinagre de framboesa e 2 a 3 folhas de hortelã cortadas em tirinhas e reserve. Corte os queijos em fatias. Deite um pouco de margarina líquida numa frigideira antiaderente, deixe aquecer bem e aloure as fatias de mozzarella rapidamente de ambos os lados. Passe-as depois de ambos os lados por sementes de sésamo. Deite a mistura gourmet de saladas numa saladeira e adicione o pêssego, descascado e cortado em gomos. Junte os morangos marinados, tempere com sal e pimenta moída na altura e misture bem. Por cima disponha o queijo mozzarella.

Salada de Pimentos Assados

Ingredientes (4 pessoas):

2 pimentos verdes

2 pimentos vermelhos

2 pimentos amarelos

4 dentes de alho

0,5 dl de azeite

4 colheres de sopa de vinagre

Sal

Preparação:

Lave muito bem os pimentos e leve-os a assar no grelhador do forno, mantendo a porta aberta. Vá virando os pimentos até estarem assados de todos os lados. Pele os pimentos, faça-os em tiras com as mãos e limpe-os de todas as peles brancas e sementes. Coloque os pimentos no recipiente de serviço, junte os dentes de alho descascados e picados e tempere com o azeite, o vinagre, sal e pimenta. Nota: Embora assim fique mais colorida, também pode fazer esta salada com apenas uma ou duas variedades de pimentos.

Sardinhas panadas com salada algarvia

Ingredientes (4 pessoas):

12 sardinhas

Sal

Farinha

1 ovo

Pão ralado

1 colher de sopa de salsa picada

Óleo

1 pepino

4 tomates tipo chucha

1 cebola

Azeite virgem extra Vinagre

Flor de sal

Pimenta preta

Preparação:

Tire a cabeça e às sardinhas e lave-as muito bem em água corrente até eliminar todas as escamas. Abra as sardinhas ao meio pela barriga. Retire-lhes cuidadosamente todas as espinhas, deixando os rabinhos. Tempere com sal e passe as sardinhas abertas por farinha, sacudindo bem o excesso. Bata o ovo com um garfo num prato fundo. Noutro, deite um punhado de pão ralado e misture com a salsa picada. Leve ao lume uma frigideira larga e funda com óleo. Passe as sardinhas pelo ovo batido e depois pela mistura de pão ralado. Frite no óleo quente e escorra sobre papel absorvente. Lave o pepino e corte-os em cubos. Lave muito bem o tomate e corte também em cubos do mesmo tamanho, ao mesmo tempo que o limpa de sementes. Descasque e pique a cebola. Misture os legumes numa saladeira, tempere com azeite e vinagre e polvilhe com flor de sal e pimenta acabada de moer. Sirva com as sardinhas.

Arroz malandrinho de sardinhas e tomate:

Ingredientes (4 pessoas):

8 sardinhas pequenas

Sal

80 g de margarina com azeite

100 g de cebola picada

1 dente de alho

1 lata de tomate em pedaços

1 ramo de cheiros (salsa e louro atados)

1 l de água

1/2 de pimento verde

300 g de arroz carolino

Preparação:

Amanhe as sardinhas, tire-lhes a cabeça e lave muito bem em água corrente até eliminar completamente as escamas. Enxugue com papel absorvente, tempere com sal e reserve. Leve a margarina com azeite ao lume num tacho largo. Quando estiver derretida, junte a cebola e o dente de alho, picados. Assim que a cebola começar a alourar, adicione o tomate e o ramo de cheiros. Tape o tacho e deixe estufar sobre lume muito brando até o tomate estar macio. Se for necessário junte um pouco de água a ferver. Introduza as sardinhas lado a lado, tape e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Entretanto, corte o pimento em tiras. Retire as sardinhas cuidadosamente com uma escumadeira e reserve. Deite a água a ferver no tacho e quando retomar fervura, introduza o arroz e as tiras de pimento. Tempere com sal e mexa com um garfo. Tape e deixe cozer durante cerca de 12 minutos. Coloque as sardinhas cuidadosamente por cima do arroz e deixe ferver mais 2 minutos. Sirva de imediato.

 

CHANTILI, O MELHOR AMIGO DOS MORANGOS AQUI EM DUAS VERSÕES AROMATIZADAS

Enfeita, faz coberturas, recheios. O chantili casa perfeitamente com morangos, adora bolos, nada deliciosamente sobre o café. Sobre a receita básica podemos criar. Explicamos como.

O chantili básico pode ser incorporado num recheio de tarte, utilizado como cobertura ou utilizado apenas como acompanhamento numa gulosa taça de morangos. Para melhores resultados, utilize sempre natas bem frias e uma tigela de metal também fria.

Comecemos pelos ingredientes base para preparamos no nosso chantilly:

235 ml de natas

1 colher de sopa de açúcar glacê

Para obtermos um chantili cremoso operamos da seguinte forma:

Utilize uma batedeira elétrica, batendo as natas numa tigela grande até ficarem espumosas. Adicione o açúcar e continue a bater até começarem a aparecer bolhas e as natas terem duplicado de volume. Não bata demasiado. O chantili pode ser preparado com quatro horas de antecedência, conservando-o no frio.

AS VARIANTES AO CHANTILI BÁSICO:

Chantilly com aroma de baunilha: Prepare a receita básica, adicionando meia colher de chá de essência de baunilha com o açúcar.

Chantilly com aroma de licor irlandês: Prepare a receita básica, adicionando uma colher de sopa de creme de licor irlandês com o açúcar.

Picanha recheada

Ingredientes (6/8 pessoas):

3 malaguetas verdes frescas

3 dentes de alho

1 pedaço de raiz de gengibre (+ 2 cm)

1 colher de café de açúcar

Coentros

Margarina líquida

Sal

18 a 24 camarões

1 cebola pequena

1 pé de rosmaninho

Salsa

1 tomate de rama maduro

6 a 8 tomates cereja

1,2 kg de rosbife ou de picanha

0,5 dl de vinho branco

Preparação:

Lave as malaguetas, abra-as ao meio, limpe de sementes e pique finamente. Esborrache os dentes de alho, tire-lhes a casca, pique muito finamente e junte às malaguetas. Descasque um pedaço com cerca de 2 cm de raiz de gengibre, corte em fatias finas na perpendicular do sentido das fibras e depois pique finamente. Junte à mistura anterior, adicione o açúcar, cerca de 2 colheres de sopa de margarina líquida e um punhado de coentros picados. Tempere com sal e misture bem. Tire a cabeça e descasque os camarões, salpique-os com sal. Ligue o forno e regule-o para os 180 º C. Descasque a cebola e pique-a finamente. Pique as folhas de rosmaninho e 2 a 3 pés de salsa picada e junte à cebola picada. Pele o tomate, limpe-o de sementes, esmague a polpa com um garfo e junte à mistura anterior. Lave o tomate cereja, corte ao meio e limpe de sementes. Deite um pouco de margarina líquida numa frigideira e leve a aquecer. Introduza a carne e aloure-a sobre lume médio a forte de todos os lados. Retire a carne da frigideira e coloque-a sobre uma folha de papel de alumínio com tamanho suficiente para embrulhar a carne. Dê um golpe a todo o comprimento da carne e até cerca de metade da espessura. Junte cerca de 1 colher de sopa da mistura com as malaguetas à mistura de cebola picada e tomate e introduza na ranhura da carne. Recheie também com o camarão descascado e com as metades do tomate cereja. Barre a superfície da carne com o que sobrou da mistura de malagueta e borrife com o vinho branco. Embrulhe a carne na folha de alumínio e leve ao forno durante cerca de 1 hora.

Bifinhos com Cogumelos à Cervejeira

Ingredientes (0/4 pessoas):

400 g de bifes de peru

40 g de margarina

3 a 4 colheres de sopa de vinho branco

1 cubo molho cervejeira

1 lata de cogumelos laminados

2 dl de natas

1 a 2 pepinos de conserva (cornichons) pequenos

Preparação:

Corte os bifes de peru em tirinhas e aloure-os bem numa frigideira com a margarina. Borrife com o vinho branco e junte o cubo de molho cervejeira. Mexa até dissolver e adicione os cogumelos bem escorridos e as natas. Deixe ferver durante cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire os bifinhos do lume e enfeite-os com os pepinos de conserva, picados ou cortados em rodelas finas.

Batatas Soufflés

Ingredientes (3/4 pessoas):

4 batatas para assar grandes

Margarina Líquida

Sal

Pimenta de moinho

30 g de margarina de alho

100 g de queijo cheddar ralado

2 ovos

Noz-moscada

2 colheres de sopa de cebolinho picado

3 pétalas de tomate seco

Preparação:

Ligue o forno para os 180ºC. Escolha batatas médias a grandes, arredondadas e regulares. Lave-as muito bem e pique a toda a volta com um garfo. Leve as batatas ao forno durante cerca de 1 hora ou até estarem macias. Retire as batatas do forno e deixe arrefecer um pouco. Corte cada batata ao meio e escave cuidadosamente a polpa das 2 metades com a ajuda de uma colher. Pincele a pele e o interior das batatas com margarina de alho derretida e salpique com uma pitada de sal e pimenta moída na altura. Aumente a temperatura do forno para os 200ºC e leve as batatas escavadas ao forno. Entretanto junte 2 colheres de sopa de margarina líquida à polpa retirada e esmague até obter um puré. Adicione o queijo ralado, as gemas, o cebolinho picado e o tomate seco picado finamente. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e misture bem. Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente no preparado anterior. Distribua a mistura pelas meias batatas e leve ao forno durante mais 10 minutos.

Filetes de sardinha na brasa - Porque é tempo dela!

Ingredientes (4 pessoas):

800 g de sardinhas grandes

½ pimento vermelho

½ pimento verde

1 ramo de salsa

1 ramo de coentros

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 dl de azeite

1 colher de sopa de vinagre

20 ml de margarina líquida

Preparação:

Depois de limpar as sardinhas e o seu interior, abra-as ao meio e retire-lhes a espinha para ficarem em filetes. Coloque as sardinhas num fogareiro, em cima do braseiro, e pincele a parte interior com um pouco de margarina líquida. Deixe grelhar. Asse os pimentos e corte em tiras. Pique a cebola, o alho, os coentros e a salsa. Numa tigela, coloque o azeite, o vinagre, uma pitada de sal fino e os coentros, a salsa, o alho e a cebola picados. Bata muito bem para envolver. Sirva os filetes de sardinha assada com o molho por cima e as tiras de pimentos

Tortilhas de Milho com Atum e Mozzarella

Ingredientes (6 unidades):

1 cebola doce

1 alho-francês fino

30 g de margarina de alho

1 lata grande de atum

5 a 6 colheres de sopa de ketchup

2 a 3 pétalas de tomate seco

100 g de queijo mozarela ralado em fios

2 colheres de sopa de picles bem picadinhos

6 tortilhas de milho

Folhas de alface icebergue

Preparação:

Descasque a cebola e pique-a finamente. Pique finamente o alho-francês, lave e escorra bem. Derreta a margarina de alho, junte a cebola e o alho-francês e deixe alourar. Adicione o atum bem escorrido e mexa até ficar completamente desfeito. Junte o ketchup e o tomate seco picado em pedacinhos e cozinhe sobre lume brando durante cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte metade do queijo e misture até derreter. Divida o recheio de atum pelas tortilhas e espalhe de forma uniforme. Salpique com o restante queijo e picles picadinhos, cubra com folhas de alface e enrole. Para transportar, embrulhe em papel de alumínio ou em película aderente.

Hambúrguer à cervejeira

Ingredientes (6 pessoas):

1 cebola

30 g de margarina líquida

500 g de carne picada (mistura de porco e vaca)

½ pimento vermelho

½ pimento verde

200 g de tomate maduro

1 embalagem de molho cervejeira

2 colheres de sobremesa de açúcar mascavado

1 dl de cerveja

1 lata pequena de milho doce

6 pães pequenos (brasileiros, padas ou pão da avó)

6 folhas de alface icebergue

2 a 3 pepinos de conserva

Preparação:

Descasque e pique finamente a cebola e aloure-a num tacho com a margarina líquida, previamente aquecida. Junte a carne picada e mexa com uma colher de pau para desfazer bem a carne. Assim que perder o tom rosado, adicione os pimentos, limpos de sementes e cortados em cubinhos pequenos. Limpe o tomate de sementes, corte-o em pedacinhos e junte ao cozinhado. Adicione o conteúdo da embalagem de molho cervejeira, o açúcar mascavado e a cerveja. Misture bem e deixe ferver destapado e sobre lume moderado durante cerca de 15 minutos. Retire do lume e junte o milho escorrido. Corte uma tampa aos pães, retire o miolo e forre-os com as folhas de alface. Por cima distribua a mistura de carne, enfeite com os pepinos de conserva cortados em rodelas finas e cubra com a tampa do pão.

Pudim de chia e mirtilo (sem forno e fogão)

Ingredientes:

3 iogurtes naturais

5 colheres de sopa de sementes de chía

Doce de mirtilo qb

Mirtilos frescos qb

Hortelã fresca qb

Modo de preparação:

Coloque três iogurtes naturais numa taça. Adicione cinco colheres de sopa de sementes de chia e envolva bem. Leve ao frio durante cerca de meia hora. Misture, distribua por três taças ou frascos de vidro e leve novamente ao frio, durante cerca de duas horas. Distribua três colheres de doce de mirtilo (uma por taça) sem açúcar pelas taças/frascos e leve novamente ao frio até ao momento de servir. No momento de servir, complete com alguns mirtilos frescos ou congelados e decore com folhas de hortelã.

Salada quente de batata

Ingredientes (4/5 pessoas):

6 batatas médias para cozer

Água

Sal

1 pimento vermelho pequeno

1 cebola

1 alho francês

1 malagueta verde

50 g de margarina de alho

2 colheres de sopa de caril em pó

1 maçã

150 g de folhas de espinafres

4 a 5 colheres de sopa de maionese

Cebolinho 

Sementes de sésamo

Preparação:

Lave muito bem as batatas, coloque-as num tacho, cubra com água e tempere com sal. Leve ao lume e deixe ferver até as batatas estarem cozidas.  Lave o pimento e coloque-o a assar diretamente sobre a chama de um dos bicos do fogão. Vá rodando o pimento até a pele estar bem tostada de todos os lados. Nessa altura introduza o pimento dentro de um saco plástico por 1 a 2 minutos e depois tire-lhe a pele e rasgue-o em tiras, eliminando todas as sementes.

Ao mesmo tempo descasque a cebola e pique-a finamente, corte o alho francês em rodelas, lave em água corrente e escorra bem. Abra a malagueta ao meio, limpe-a de sementes e pique em bocadinhos.  Derreta a margarina num tacho, junte a cebola e o alho francês, polvilhe com o caril, mexa e deixe cozinhar até os legumes estarem moles. Lave a maçã, elimine os caroços e corte-a em cubos. Junte a maçã e a malagueta ao refogado e salteie enquanto pela as batatas, que entretanto já devem estar cozidas, e as corta em cubos. Junte as batatas e as folhas de espinafres aos legumes, misture bem e retire do lume. Envolva tudo com a maionese e mude para o recipiente de serviço. Enfeite com as tiras de pimento assado e salpique com cebolinho picado e sementes de sésamo.

Salada fresca de frango

Ingredientes (6 pessoas):

Margarina líquida

3 peitos de frango

Sal

Pimenta de moinho

Alho de moinho

50 g de bacon em cubinhos

1 embalagem de natas

3 a 4 folhas de hortelã

1 colher de sopa de mel

Sumo de limão

2 meloas pequenas (1 verde outra amarela)

100 g de folhas de acelga vermelha baby

125 g de mini mozzarellas

Preparação:

Deite um pouco de margarina líquida numa frigideira antiaderente, deixe aquecer bem, introduza os peitos de frango e aloure-os sobre lume forte de ambos os lados. Tempere com sal, pimenta preta e alho, moídos na altura. Junte o bacon, reduza o lume, tape e deixe cozinhar até o frango estar tenro. Retire do lume e deixe arrefecer. Entretanto deite as natas no copo da varinha mágica, junte as folhas de hortelã lavadas, o mel e um pouco de sumo de limão. Tempere com sal e pimenta moída na altura e triture com a varinha mágica. Rectifique os temperos e reserve o molho no frigorífico. Corte ao meio as meloas, limpe-as de sementes e corte em bolinhas com  a ajuda de uma colher própria para o efeito (colher parisiense). Numa saladeira misture as folhas de acelga com os mini mozzarella e as bolinhas de meloa. Junte o frango desfiado e o bacon. Adicione o líquido que ficou na frigideira ao molho preparado e misture bem. Sirva a salada com o molho à parte numa tacinha.

Salada fria de laços com fiambre e meloa

Ingredientes (4 pessoas):

200 g de massa de laços

Água

Sal

1 curgete

2 cenouras

½ alface iceberg

50 g de margarina de alho

200 g fiambre em cubinhos

½ meloa pequena

Manjericão fresco

Para o molho:

2 colheres de sopa de queijo fresco para barrar com ervas aromáticas

1 iogurte natural

2 colheres de sopa de ketchup

1 colher de sopa de mel

Limão

Sal

Preparação:

Coza a massa em água temperada com sal até estar al-dente. Ao mesmo tempo lave a curgete e pele as cenouras. Corte tudo em rodelas muito finas. Derreta a margarina de alho numa frigideira larga ou num wok, junte os legumes e salteie mexendo até estarem moles mas crocantes. Tempere com sal e retire do lume. Corte a alface em juliana grossa, passe por água, escorra bem e junte aos legumes cozinhados. Escorra a massa, passe-a por água até estar completamente fria. Junte-lhe o fiambre em cubinhos e os legumes, misture bem e coloque no recipiente de serviço. Corte a meloa em bolinhas com uma colher própria para o efeito (colher parisiense) e espalhe sobre a massa. Enfeite com folhinhas de manjericão. Misture o queijo, o iogurte e o ketchup com uma vara de arames, junte umas gotas de sumo de limão e tempere com uma pitada de sal. Coloque o molho numa taça e sirva com a salada de massa.

SunBlock Lemonade -­ Limonada de Cereja e Goji

Ingredientes:

2 colheres de sopa de bagas de goji

1 colher de sopa de gengibre fresco

10 cerejas descaroçadas

Sumo de 2 limões

300 ml de água

Cubos de gelo (opcional)

Preparação:

Coloque as bagas de goji em água durante 1 hora, para que as mesmas amoleçam o suficiente. Introduza as bagas de goji, o gengibre, as cerejas e o sumo de limão numa liquidificadora e triture tudo, até reduzir todos os ingredientes numa espécie de sumo pastoso. Com a ajuda de um coador, coe o preparado para um jarro e acrescente a água e cubos de gelo (opcional). Decore com folhas de hortelã e cerejas.

Bruschetta Burrata de Cereja

Ingredientes:

4 fatias de pão de cereais torrado

1 queijo mozarella de bufalo

Sal e pimenta a gosto

20 cerejas descaroçadas

50g de açúcar de coco

Cerejas inteiras

Coco ralado

Preparação:

Tempere o queijo com sal e pimenta a gosto. Barre nas tostas de pão. Reserve. Num tachinho coloque as cerejas descaroçadas juntamente com o açúcar de coco e folhinhas de manjericão. Deixe ferver até reduzir e ficar com consistência de compota, sem que as cerejas se desfaçam completamente. Sirva por cima do queijo e finalize com folhinhas de manjericão, coco ralado e um pé de cerejas inteiras.

Salada de cereja

Ingredientes:

150 g de couve kale

3 rabanetes

1 pepino

1 bolbo de funcho

50 g de amendoim torrado

200 g de requeijão

20 cerejas descaroçadas

Hortelã a gosto

Funcho fresco a gosto

Para o molho:

10 cerejas descaroçadas

1 pau de canela

2 colheres de sopa de azeite extra virgem

Sal e pimenta a gosto

Preparação:

Numa saladeira coloque a couve kale em pedaços pequenos, os rabanetes e o bolbo de funcho fatiados fininhos e o pepino em tiras longitudinais. Distribua os amendoins, o requeijão e as cerejas. Polvilhe com folhinhas de hortelã e o funcho. Num tachinho coloque as cerejas juntamente com o vinagre e o pau de canela. Deixe reduzir em lume brando até formar uma pasta. Retire do lume, acrescente o azeite e tempere com sal e pimenta. Tempere a salada com este molho.

Tarteletes de cacau e cereja

Ingredientes:

Para a base:

1 chávena de tâmaras Medjool

1 colher de sopa de óleo de coco

Para o recheio:

2 colheres de sopa de cacau em pó

1 colheres de sopa de sumo de limão

3 colheres de sopa de mel de rosmaninho

Preparação:

Forre 4 tarteletes com película aderente. Num robot de cozinha coloque os ingredientes para a base e reduza tudo a puré. Divida a base pelas tarteletes e pressione com os dedos previamente molhados. Leve ao congelador durante 1 hora.

Coloque numa liquidificadora os ingredientes para a mousse e triture tudo até ficar em mousse. Recheie as tarteletes com a mousse. Leve ao frio durante 1 hora (recomendado). Polvilhe com o chocolate preto picado e finalize com as cerejas no topo.

Banoffe muffins com nozes

Ingredientes (12 unidades):

Margarina líquida

6 caramelos de leite

1 banana madura

1 ovo

1 colher de sopa de leite

60 g de açúcar

30 g de miolo de noz

100 g de farinha

1 colher de café de fermento em pó

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 180º C. Pincele 4 formas grandes de queques com margarina líquida, forre-as com quadrados de papel vegetal e volte a pincelar com margarina. Corte os caramelos em cubinhos pequenos com uma faca bem afiada. Esmague a banana com um garfo dentro de uma tigela. Junte o ovo, o leite, 20 g de margarina líquida e o açúcar e mexa muito bem com uma vara de arames. Adicione as nozes picadas, a farinha, o fermento e 2/3 dos caramelos picados. Mexa delicadamente com uma espátula de borracha até envolver todos os ingredientes. Distribua a massa pelas formas e salpique a superfície com os pedacinhos de caramelo reservados. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos.

Bolos de arroz

Ingredientes:

100 g de manteiga

150 g de açúcar

4 ovos

125 g de farinha de arroz

75 g de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Pré-aqueça o forno nos 180 ºC. Forre oito aros médios com uma tirinha de papel vegetal. Disponha-os num tabuleiro de forno, liso, forrado com papel vegetal. Reserve. Bata 100 g de manteiga, previamente amolecida, com 150 g de açúcar, até obter um creme esbranquiçado. Adicione quatro ovos, um de cada vez, e bata bem. Adicione 125 g de farinha de arroz e 75 g de farinha de trigo, uma colher de chá de fermento em pó e bata um pouco mais, até obter um creme homogéneo. Divida a massa pelos aros. Polvilhe com um pouco de açúcar e leve ao forno durante cerca de 20 minutos, ate formarem uma crosta e ficarem dourados. Faça o teste do palito. Deixe arrefecer ligeiramente antes de remover os aros, com cuidado, para evitar queimaduras.

Creme de pasteleiro

Ingredientes:

600 ml de leite

6 gemas de ovos

2 colheres de sopa de farinha

55 gr de açúcar

Preparação:

Para fazer um molho de pasteleiro espesso, deite 600 ml de leite num copo medidor e depois verta-o para uma frigideira, guardando quatro colheres de sopa no copo. Adicione ao leite remanescente seis gemas de ovos grandes, duas colheres de chá de farinha e 55 g de açúcar refinado e mexa até ficar suave. Deixe o leite na frigideira, até levantar fervura, deite-o no copo medidor e mexa bem com as gemas. Verta tudo na frigideira, novamente, e mexa sem parar em lume brando, até ficar espesso e suave. Se fizer o creme algum tempo antes, polvilhe a superfície com um pouco de açúcar, para evitar que se forme uma película quando arrefecer. Se quiser um creme menos denso, aumente a quantidade de leite para 750 ml. Se pretender um creme mais grosso, substitua metade do leite por natas espessas. Pode aromatizar o creme com baunilha, amêndoa, café, rapas de laranja ou de limão ou uma colher de chá de cacau em pó, misturado com as gemas.

Feijoada à Lavrador

Ingredientes (4 pessoas):

400 g de feijão manteiga

Sal

Azeite

2 cebolas

60 g de margarina

1 chouriço

400 g de carne de porco

1 cenoura

Pimenta

½ couve lombarda

1 farinheira

Preparação:

Ponha o feijão de molho de um dia para o outro. Escorra o feijão, introduza-o na panela de pressão e cubra com água. Tempere com sal e um fio de azeite. Feche a panela e coza durante cerca de 40 minutos. Abra a panela quando já tiver escapado toda a pressão. Entretanto, descasque e pique as cebolas e leve a alourar com a margarina. Junte o chouriço cortado em rodelas e a carne de porco cortada em bocados. Deixe a carne alourar de todos os lados. Adicione a cenoura, pelada e cortada em rodelas e junte o feijão cozido e respectivo caldo. Rectifique o sal e tempere com pimenta, tape o tacho e deixe apurar durante cerca de 15 minutos. Enquanto isso, separe as folhas da couve lombarda, apare os talos e lave-as muito bem em água corrente. Ripe as folhas em pedaços e junte-as ao feijão. Deixe cozer até a couve estar tenra. Pique a farinheira com um palito e coza-a à parte. Sirva a feijoada com a farinheira cortada em rodelas.

Cocktail de vinho verde e Campari

Ingredientes (6 pessoas):

Campari

7,5 dl de vinho verde

Água gaseificada ou soda

Gelo

1 limão

Folhas frescas de hortelã

Preparação:

Deite no fundo dos copos 2 ou 3 colheres de sopa de Campari, encha de seguida com o vinho verde até 2/3 do copo e complete com água gaseificada  ou com soda. Junte cubos de gelo e enfeite com rodelas de limão e folhas de hortelã. Sirva bem fresco.

Risotto de alheiras de caça com laranja

Ingredientes (6/8 pessoas):

1 alho francês

1 alheira de caça

50 g de margarina

250 g de arroz para risotto 

1,5 dl de vinho branco

1 caldo de legumes

Água

1/2 laranja

Tomilho qb

Preparação:

Corte o alho francês em rodelas, lave e escorra bem. Dê um golpe na pele a toda a volta da alheira com a ponta de uma faca bem afiada. Derreta a margarina num tacho junte a alheira e deixe fritar de ambos os lados. Assim que a alheira estiver dourada e estaladiça, retire-a do tacho, deite fora a pele e reserve a alheira. Introduza o alho francês no tacho e deixe cozinhar até estar mole. Junte o arroz mexa com uma colher de pau, e assim que estiver translúcido, regue com o vinho branco e junte o caldo de legumes. Deixe o arroz absorver o vinho, mexendo sempre sobre lume médio a forte. Vá regando o arroz com água a ferver, a pouco e pouco e à medida que a for absorvendo. Quando o arroz estiver cozido, adicione a alheira desfeita em bocados. Regue com o sumo da laranja, junte umas folhas frescas de tomilho e misture bem. Sirva sem demora.

Filetes de peixe-espada com amêndoas

Ingredientes (4 pessoas):

4 filetes de peixe-espada preto

150 g de margarina

50 g de amêndoa laminada

1 limão

300 g de feijão verde

Sal q.b.

1 Caldo de Peixe

Preparação:

Comece por arranjar o feijão verde e coza-o em água com o caldo de peixe. Numa frigideira, derreta a margarina em lume médio. Junte o sumo do limão e a amêndoa e quando começar a ficar com uma cor dourada frite os filetes de ambos os lados durante cerca de três minutos. Sirva com feijão verde, o molho e as amêndoas douradas.

 

FAVAS COM ALHEIRAS

Ingredientes:

2 kg de favas

1 Cebola Sal qb

1 alho francês

Azeite qb

1/2 chouriço

1 lata pequena de tomate pelado

1 alheira

Preparação:

Descasque perto de 2 kg de favas, o que resultará em perto de 500 g (pode utilizar favas congeladas). Coza-as em água temperada com sal até estarem tenras. Corte uma cebola em cubinhos e um alho-francês (a parte branca) em rodelas. Leve a alourar num tacho com duas colheres de sopa de azeite e meio chouriço de carne cortado em cubos. Adicione uma lata das pequenas de tomate pelado e as favas escorridas. Junte, uma a duas colheres de sopa da água de cozedura das favas e deixe cozinhar mais cinco minutos. Retire a pele a uma alheira e corte-a em pedaços ou forme bolinhas com as mãos. Coloque-as num grelhador até estarem bem cozinhadas de ambos os lados. Sirva a alheira com as favas.

Abóbora no forno com morcela

Ingredientes (6 pessoas):

1 kg de abóbora limpa

1 morcela para assar

40 g de margarina

0,5 dl de vinagre de vinho branco

1 colher de sopa de farinha

Sal

Pimenta qb

Salsa picada

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para 200º C. Corte a abóbora em fatias com cerca de 1 cm e a morcela em troços. Espalhe sobre o fundo de um tabuleiro de forno a margarina cortada em pedacinhos e por cima disponha alternadamente as fatias de abóbora e os troços de morcela, tempere com uma pitada de sal e pimenta e salpique com um punhado de salsa picada. Dilua a farinha no vinagre e deite por cima, leve o tabuleiro ao forno por cerca de 15 a 20 minutos ou até a abóbora estar tenra.

Polvo crocante com molho de ervas

Ingredientes (4 pessoas):

2 polvos pequenos congelados

1 cebola média

6 colheres de sopa de maionese

3 colheres de sopa de natas light

Sal fino

50 g margarina

Pimentos vermelhos

Salsa ou coentros

Preparação:

Coloque os polvos congelados numa panela, junte a cebola descascada, tape e leve a ferver sobre lume muito brando até a cebola estar bem cozida. Entretanto bata a maionese com natas light com uma vara de arames.  Junte o pimento, previamente limpo, sem sementes e picado em pedacinhos pequenos, adicione salsa ou coentros, misture bem e reserve no frigorifico. Escorra bem o polvo, separe os tentáculos, corte-os em 2 ou 3 troços e enxugue-os muito bem. Aloure o polvo em margarina. Salpique com sal fino. Sirva o polvo com a maionese de ervas (pimento, coentros ou salsa).

 

Copinhos de iogurte e morangos 🍓 

Ingredientes:

6 bolachas digestivas

2 iogurtes gregos

Canela qb

8 a 10 Morangos frescos

Açúcar qb

Preparação:

Coloque seis bolachas digestivas dentro de um saco de plástico. Feche e com a ajuda do rolo, bata até triturar (pode utilizar uma trituradora). Coloque metade das migalhas de bolacha em cada copinho. Misture dois iogurtes gregos com canela a gosto. Verta sobre as bolachas trituradas. Leve ao frio até servir. Triture uma mão bem cheia de morangos (retirando-lhes o pedúnculo) com a varinha mágica até formarem um puré/sumo uniforme. Adoce a gosto com açúcar (opcional) ou outro adoçante a gosto. Na altura de servir, espalhe o molho de morangos sobre o iogurte.

Pudim de iogurte

Ingredientes:

2 iogurtes naturais

5 ovos

1 lata de leite condensado

200 ml de leite gordo ou 1/2 gordo

Preparação:

Bata dois iogurtes naturais, cinco ovos, o conteúdo de uma lata de leite condensado e 200 ml de leite. Verta para uma forma de pudim previamente barrada com caramelo. Coza em banho-maria, no forno pré-aquecido a 175 ºC, durante uma hora.

Lasanha de bacalhau com camarão e espinafres 

Ingredientes (6 pessoas):

400 g de miolo de camarão congelado calibre 20/30

Sal

Pimenta  de moinho

2 dentes alho

1 cebola

200 g de alho francês

+ 60 g de margarina

500 g de bacalhau demolhado em lascas (congelado)

200 g de espinafres em folha

1 embalagem de molho bechamel

1 frasco de molho de caril

Placas de lasanha fresca

Preparação:

Deixe descongelar o miolo de camarão e tempere-o com sal, pimenta e alho. Descasque a cebola e pique-a finamente. Corte o alho francês em rodelas, lave e escorra bem. Deite 1/3 de margarina num tacho, leve ao lume e deixe aquecer. Introduza o camarão e frite-o sobre lume médio a forte durante 1 a 2 minutos. Retire o camarão para outro recipiente e deite no tacho a restante margarina. Quando estiver derretida adicione a cebola e o alho francês. Tempere com uma pitada de sal. Tape e deixe suar um pouco. Entretanto passe as lascas de bacalhau por água até estarem completamente descongeladas. Certifique-se de que não têm espinhas e junte-as aos legumes estufados. Tape e deixe cozinhar sobre lume muito brando. Ligue o forno e regule-o para os 180 º C. Cubra o fundo de um tabuleiro de louça com um pouco de molho bechamel. Por cima disponha uma camada de placas de lasanha. Quando o bacalhau estiver macio, junte as folhas de espinafres, mexa e retire do lume assim que murcharem. Adicione os camarões e cerca de metade do molho béchamel e metade do molho de caril, misture bem. Deite metade desta mistura no tabuleiro e espalhe sobre as placas de lasanha, Cubra com outra camada de massa e por cima espalhe o restante preparado de bacalhau. Cubra com mais uma camada de placas de massa e por cima espalhe o restante molho bechamel, previamente misturado com o restante molho. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos.

Lombinhos de porco no tacho com azeitonas e amendoim 

Ingredientes (1/6 pessoas):

800 g de lombinho de porco

1 colher de sopa de mistura mexicana de especiarias (piri-piri, alho, colorau e cominhos)

Sal

1 cebola

4 dentes de alho

400 g de tomate rama maduro

1 malagueta vermelha

3 colheres de sopa de margarina

100 g de amendoim torrado com piri-piri

40 g de azeitonas pretas em rodelas

1 pau de canela

1 caldo de carne

1 dl de água

3 colheres de sopa de ketchup

Preparação:

Limpe a carne de pele e gordura e tempere-a com a mistura mexicana de especiarias e uma pitada de sal. Descasque e pique finamente a cebola e os dentes de alho. Lave o tomate e a malagueta e limpe-os de sementes. Corte o tomate em cubos pequenos e pique a malagueta em pedacinhos. Passe as rodelas de azeitona por água e escorra-as bem. Aqueça bem a margarina, introduza o lombinho de porco e aloure-o bem de todos os lados sobre lume médio a forte. Retire a carne para outro recipiente e reserve-a tapada. Deite o amendoim no tacho onde alourou a carne e deixe fritar levemente. Junte a cebola e o alho picados e assim que começarem a alourar adicione o tomate e a malagueta. Junte as azeitonas, o pau de canela, desfaça o caldo de carne e regue com a água. Deixe ferver, destapado e sobre lume moderado, durante 10 minutos. Volte a introduzir a carne e os sucos que tiver libertado, adicione o ketchup, tape e cozinhe sobre lume médio durante cerca de 30 minutos ou até a carne estar tenra. Retire a carne, corte-a em fatias e coloque numa travessa funda e cubra com o molho. Se achar necessário, aumente o lume e deixe ferver o molho até reduzir um pouco e deite depois sobre a carne.

Pão ZOPF

Ingredientes:

1 kg de farinha

10 g de sal fino

100 g de açúcar

6 dl de leite gordo

150 g de manteiga (não pode ser magra)

30 g de fermento padeiro

1 gema de ovo

Preparação:

Numa taça, junte o fermento padeiro, partido aos bocados, com o açúcar, o sal e um bocadinho de leite. Mexa tudo. Numa segunda taça coloque a farinha e junte a mistura de fermento, açúcar, leite e sal. Mexa tudo até ficar com uma massa homogénea; Derreta a manteiga com o restante leite e junte à massa; Amasse tudo muito bem. Quanto mais amassar mais fofo vai ficar o pão. Deixe a massa descansar durante uma hora. Se for inverno e tiver a lareira acesa pode deixar lá ao lado, se não tiver também não é problema, deve só tentar que a massa fique num lugar quente para crescer rápido. Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Divida a massa em 3 partes e faça uma trança. Quando terminar, pincele a trança com uma mistura de gema de um ovo e duas colheres (de sopa) de leite. Coloque no forno, num tabuleiro com papel vegetal, durante 45 minutos ou até ficar com uma cor dourada.

Massa tropical

Ingredientes (1/6 pessoas):

400 g de miolo de camarão calibre 20/30

Sal

2 dentes de alho picado

1 malagueta de piri-piri

2 colheres de sopa de vinagre de sidra

2 colheres de sopa de molho de soja    

250 g de massa (laços, fusilli ou macarronete)

Água

3 colheres de sopa de margarina líquida

3 colheres de sopa de rum ou whiskey

1 pimento vermelho

170 g de folhas de espinafres 

2 colheres de sopa de cebolinho picado

1 abacate

1 lima

Preparação:

Tempere o miolo de camarão já descongelado com sal, o alho, a malagueta de piri-piri cortada em rodelas (se quiser menos picante, limpe-a de sementes) o vinagre de sidra e o molho de soja. Coza a massa em água a ferver temperada com sal até estar al dente. Escorra bem e passe-a por água fria até arrefecer completamente. Aqueça a margarina numa frigideira antiaderente. Introduza os camarões bem escorridos e salteie sobre lume forte durante 2 a 3 minutos, mexendo de vez em quando. Regue com o rum e puxe fogo. Deixe arder agitando a frigideira até as chamas se apagarem. Junte o líquido da marinada e deixe ferver durante mais 1 a 2 minutos. Deite sobre a massa e mexa. Limpe o pimento de sementes, corte-o em tirinhas e junte-o à massa. Adicione também os espinafres e o cebolinho picado e misture bem. Abra o abacate ao meio, elimine o caroço e retire a polpa da casca com a ajuda de uma colher. Corte a polpa em fatias ou em cubos, regue com o sumo de lima e adicione à salada envolvendo delicadamente.

Salada de atum, laranja e canónigos com praliné de sésamo

Ingredientes (4 pessoas):

1 colher de sopa de margarina

2 colheres de sopa de sésamo (bem cheias)

100 g de mel

1 lata de atum ao natural

100 g de folhas de canónigos

1 cebola roxa

2 laranjas

Sal

Pimenta de moinho

Cebolinho 

Preparação:

Derreta a margarina numa frigideira antiaderente. Junte as sementes de sésamo e deixe fritar cerca de 1 minuto, mexendo de vez em quando. Adicione o mel e ferva cerca de 6 a 7 minutos sobre lume médio a forte, mexendo de vez em quando (deixe o mel espessar, mas sem queimar).   Espalhe a mistura sobre uma folha de papel vegetal e deixe arrefecer completamente. Depois de frio pique grosseiramente em pedaços com uma faca. Escorra o atum e desfaça-o em lascas. Coloque as folhas de canónigos numa saladeira larga e baixa. Descasque a cebola, corte-a em gomos muito finos e misture com os canónigos.  Descasque as laranjas e corte-as em meias-luas e disponha na saladeira. Regue com todo o sumo que conseguir aproveitar das laranjas. Salpique com uma pitada de sal e pimenta moída na altura.  Por cima espalhe o atum em lascas e pedaços do praliné de sésamo (guarde o que sobrar para outras utilizações).

Bolo de açúcar mascavado com nozes

Ingredientes para o bolo:

8 ovos

250 g de açúcar mascavado

250 g de nozes moídas

Doce de Ovos qb

Nozes moídas para decorar qb

Ingredientes para ovos moles:

5 gemas de ovo

5 colheres de sopa açúcar branco

5 colheres de sopa de água

Preparação do bolo:

Numa batedeira bata as claras em castelo e reserve. Ainda numa batedeira, adicione o açúcar e as gemas e bata. Junte as nozes e misture. Adicione as claras ao preparado e mexa suavemente. Verta o conteúdo para uma forma previamente forrada com papel vegetal e leve ao forno a 180 ºC por 40 minutos. Espalhe os ovos moles sobre o bolo e alise a sua superfície. Por fim decore com nozes moídas.

Preparar os ovos moles:

Num tacho junte água e o açúcar e leve ao lume brando até ficar me ponto. Adicione as gemas e deixe engrossar.

Tarte folhada de Páscoa

Ingredientes (6 pessoas):

400 g de espinafres congelados

40 g de margarina líquida

50 g de queijo Parmesão ralado

Noz moscada

Sal

Pimenta de moinho

250 g de requeijão de ovelha

2 placas de massa folhada refrigerada

6 ovos tamanho médio

Leite

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para 200ºC. Deixe descongelar os espinafres dentro de um coador de rede e esprema-os muito bem. Aqueça a margarina numa frigideira antiaderente, junte os espinafres e deixe cozinhar até estarem tenros. Adicione o queijo parmesão ralado, misture bem e tempere com uma pitada de noz moscada, sal e pimenta moída na altura. Mude o preparado para uma tigela, junte o requeijão desfeito em bocados e mexa bem até obter um preparado homogéneo. Deixe arrefecer. Forre o fundo de uma forma de tarte com uma das placas de massa folhada. Pique o fundo com um garfo e reserve no frigorífico. Quando o recheio estiver completamente frio deite-o na forma sobre a base de massa folhada e com a ajuda de uma colher abra 6 cavidades no recheio. Parta os ovos 1 a 1 para uma taça e coloque-os cuidadosamente nas cavidades abertas no recheio. Salpique a gema com uma pitada de sal e de pimenta e cubra tudo com a outra placa de massa, fazendo aderir bem as bordas. Pincele com um pouco de leite, abra alguns rasgos na massa com a ponta de uma faca bem afiada marque as fatias de modo a que o ovo fique no meio e leve ao forno durante cerca de 45 minutos ou até ficar dourada. Sirva com a salada de cogumelos frescos.

Carpaccio de polvo

Ingredientes:

1 emb. de polvo

Mistura de rebentos

Manga verde

Tomate seco

Preparação:

Coza o polvo. Depois de frio, corte os tentáculos e envolva-os em película aderente. Leve-os ao congelador até ficarem bem sólidos. De seguida, corte fatias muito finas dos tentáculos e disponha-as a gosto num prato. Corte um pouco de manga em pedaços bem pequenos assim como o tomate seco e disponha por todo o prato. Por final decore com alguns rebentos. Regue com um molho vinagrete.

Pudim de batata doce

Ingredientes:

600 g Batata-doce cozida

8 ovos

500 ml de leite m/g ou gordo

Raspa de limão qb

150 ml de Agave ou xarope de geleia

Preparação:

Coloque a batata-doce, os ovos, o leite, a raspa de limão e o agave numa tigela e triture bem. Unte uma forma para pudim e verta nela o preparado anterior. Leve ao forno, em banho-maria, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 45 minutos (verifique a cozedura com um palito). Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme. Sirva fresco.

Tarte de requeijão

Ingredientes para a massa:

125 gr de farinha

1 ovo

50 ml de água tépida

1/2 colher de sopa de banha

1/2 colher de sopa de manteiga

Preparação:

Junte o ovo à farinha, envolva e junte a manteiga e a banha. Volte a envolver e adicione a água. Molde até se soltar das mãos. Estique e forre uma forma.

 

Ingredientes para o recheio:

500 gr de requeijão

375 gr de açúcar

3 ovos

3 gemas

2 colheres de sopa de farinha

50 gr de manteiga à temperatura ambiente

1 colher de chá de canela

Preparação:

Adicione ao requeijão os três ovos inteiros e envolva. De seguida adicione as três gemas e volte a envolver. Junte o açúcar e a farinha peneirada. Envolva e adicione a canela. Coloque o conteúdo na forma e leve ao forno a 180ºC entre 15 a 20’.

Costeletas de cabrito com crocante de migas verdes

Ingredientes:

8 costeletas de cabrito (dividas em 2 tranches de 4)

Sumo de 1 limão

10 dentes de alho

4 ramos de tomilho

10 ml de vinho branco

Azeite q.b.

300 g de broa de milho esfarelada

180 ml de azeite

4 dentes de alho picados

200 g de couve galega cegada

100 g de pistachios picados

50 g de manjericão picado

2 batatas doces laranja

1 ramo de alecrim

Pimenta preta qb

Sal qb

Preparação:

Numa taça grande coloque as costeletas de cabrito. Regue­-as com o sumo do limão, adicione os 4 dentes de alho picados, as folhas de tomilho, o vinho branco e tempere com sal e pimenta. Espalhe bem por toda a carne. Pré­-aqueça o forno a 180 ºC. Numa frigideira coloque o 2 colheres de sopa de azeite e sele as costeletas até ficarem bem douradas de todos os lados. Deixe repousar numa tábua. Numa panela com água a ferver, coza a couve temperada com sal, durante 7 minutos. Escorra a couve depois de cozida. Numa frigideira, leve ao lume o 1 colher de sopa de azeite e 6 dentes de alho picados, mexa e deixe o alho estalar. Acrescente a couve e salteie durante 1 minuto. Junte a broa e volte a saltear até que fique bem tostada. No final, acrescente os pistachios juntamente com o manjericão e deixe saltear mais um pouco. Cubra as costeletas com as migas e leve ao forno durante 5 a 10 minutos. Coza a batata doce descascada, partidas aos pedaços, juntamente com o ramo de alecrim. Escorra a batata doce, remova o ramo de alecrim, acrescente o azeite, tempere com sal e pimenta e reduza a um puré com a ajuda de uma varinha mágica. Sirva com as costeletas.

Panetone com recheio de queijo creme e mirtilos secos

Ingredientes (8/10 unidades:

450 g de farinha + a necessária para trabalhar a massa

60 g de açúcar

25 g de fermento de padeiro fresco

1,5 dl de leite

50 g + 15 g de margarina

2 ovos

200 g de queijo fresco em creme com ervas

60 g de mirtilos desidratados

Preparação:

Misture a farinha com o açúcar numa tigela. Abra uma cavidade ao meio e deite aí o fermento de padeiro desfeito em pedaços. Por cima deite o leite amornado e misture-o com o fermento até este estar praticamente dissolvido. Polvilhe com um pouco de farinha retirada das bordas. Leve a margarina ao microondas durante cerca de 30 segundos. Deite a margarina derretida e 2 ovos sobre a mistura de fermento e mexa com uma colher de pau até ligar todos os ingredientes e a massa se começar a soltar das paredes da tigela. Polvilhe com um pouco de farinha e amasse com as mãos até a massa estar lisa e elástica. Estenda a massa, com a ajuda do rolo da massa e de farinha sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com farinha, num retângulo de 20 cm x 30 cm. Unte uma forma de 22 cm de diâmetro com margarina, forre com um disco de papel vegetal, volte a untar e polvilhe com farinha. Barre o retângulo de massa com o queijo fresco em creme e salpique com os mirtilos desidratados. Enrole com a ajuda do papel vegetal. Corte em rodelas com cerca de 3 cm e coloque-as, deitadas, na forma. Tape com um pano e deixe levedar durante 1 hora em local quente. Ligue o forno para os 170ºC. Pincele a superfície com a margarina, previamente derretida, e salpique com açúcar. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos ou até a superfície estar dourada.

Arroz de camarão do Kiko 🦐

Ingredientes (4 pessoas):

100 g de cebola picada

2 dentes de alho

300 g de miolo de camarão (graúdo)

Sal e piri-piri qb

1/4 pimento picado

1 1/2 chávenas de arroz

5 chávenas de água

2 tomates maduros

Preparação:

Leve ao lume a cebola com o alho e um fio de azeite, deixe alourar e junte o tomate e o pimento. Deixe cozinhar, e adicione o camarão, o sal e o piri-piri. Deixe cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o arroz, mexa e quando o arroz tiver absorvido todo o líquido regue com a água a ferver. Tape e coza entre 12 a 15 minutos.

Pão de Ló

Ingredientes (4 pessoas):

12 ovos (4 completos + 8 gemas)

250 g de açúcar

65 g de farinha

Margarina

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 220 °C. Parta os ovos para uma tigela, separando 8 gemas das claras e pondo de parte as claras. Bata os ovos completos e as gemas durante 10 minutos com a batedeira eléctrica na velocidade máxima. Adicione o açúcar em chuva e continue a bater por mais 5 minutos. Junte a farinha peneirada, envolvendo-a suavemente na massa. Deite a massa numa forma, previamente untada com margarina Vaqueiro e forrada com papel vegetal, igualmente untado. Coza em forno moderado durante cerca de 20 minutos.

Bacalhau com broa para esta Páscoa

Ingredientes:

2 postas de bacalhau do lombo

150g de broa de milho

1 cebola

2 alhos

4 fatias de presunto

2dl de azeite

Colorau q.b.

Preparação:

Coloque a cebola às rodelas num tabuleiro de barro e o bacalhau por cima já com um golpe para depois colocar o presunto. Salpicar com o alho picado fino e colorau. Regar com o azeite e vai ao forno até a cebola ficar mole. Depois retira-se do forno, recheia-se o bacalhau com o presunto e cobre-se com a broa esfarelada e envolve-se tudo. Vai ao forno para alourar. É servido com batatas novas cozidas e servidas com casca.

Waffle

Ingredientes:

1 chávena de chá de farinha

1 chávena chá de leite

1 ovo

1 colher de sopa de margarina líquida

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de chá de fermento para bolos

Preparação:

Comece por separar a gema da clara. Bata a clara em castelo e reserve. Coloque num recipiente a farinha peneirada juntamente com o açúcar, o fermento e o sal. Misture, adicione o leite, a gema e a margarina líquida e mexa bem. Finalmente, adicione a clara batida, envolvendo cuidadosamente. Cozinhe porções em máquina própria, seguindo as instruções do fabricante. Polvilhe com açúcar e canela, e regue com caramelo, compota ou sirva com chantilly, fruta ou gelado.

Folar de Páscoa

Ingredientes:

40 g de fermento de padeiro

500 g de farinha de trigo

100 ml de leite morno

100 g de açúcar

75 g de margarina

1 colher de café de canela

1 colher de café de erva-doce

1/2 cálice de aguardente

2 ovos

Sal qb

2 ovos cozidos

Gema de ovo para pincelar

Preparação:

Misturar o fermento com 100 g de farinha e adicionar metade do leite. Mexer até formar uma massa que se solta da tigela e das mãos (se necessário adicionar o leite todo). Numa taça, colocar a restante farinha e fazer um buraco no centro, colocar aí a massa do fermento, ao redor desta pôr o açúcar, a margarina cortada em cubinhos, a canela, a erva-doce, a aguardente e os ovos levemente batidos com um garfo (se colocar sal adicione-o aos ovos). Amassar tudo muito bem até que a massa se despegue da taça, e batê-la na mesa de trabalho umas 15 a 20 vezes até ficar com uma consistência fofa e elástica. Passar uma taça por água quente e limpe-a muito bem, colocar lá dentro a massa, polvilhar com farinha, tapar e colocar num local morno (embrulhe a taça num cobertor). Deixar levedar até duplicar de volume, entre uma e duas horas. Retirar um pouco de massa para a decoração e dividir a restante massa em duas porções iguais formando duas bolas como se faz com o pão, achatar um pouco, colocar no meio um ovo cozido, decorar com rolinhos de massa por cima do ovo. Levar ao forno quente a 200 ºC durante cerca de 30 minutos, ao fim de dez minutos cobrir com papel de alumínio para não queimar, a cinco minutos do final, retirar o tabuleiro do forno e pincelar os folares com uma gema de ovo misturada com um pouco de leite. Levar de novo ao forno para acabar de cozer, se necessário colocar de novo a folha de alumínio.

Cupcakes de Mirtilos

Ingredientes (8 unidades):

75ml de margarina líquida

75g de açúcar

1 ovo

75g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

100g de mirtilos

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190°C. Bata a Vaqueiro líquida e o açúcar até formar uma pasta cremosa. Em seguida adicione a gema. Bata a clara em castelo. Adicione a farinha e o fermento na massa. De seguida, junte a clara e os mirtilos e misture tudo delicadamente. Coloque a massa em pequenas formas com uma colher. Coloque no forno durante 20-30 minutos.

Coq au Vin

Ingredientes:

50 ml Azeite

2 fatias de bacon

2 colheres de sopa de farinha

1 frango cortado em pedaços

1 mão cheia de ervas aromáticas (tomilho, louro, salsa)

3 dentes de alho

2 copos de vinho tinto de qualidade

300 g de cenoura

300 g de cogumelos parisienses

 

Preparação:

Num saco de plástico limpo, misture o sal e a pimenta com o alho picado, ervas aromáticas picadas e farinha. Passe os pedaços de frango por esta mistura, até que fiquem bem envolvidos. Aqueça metade do azeite e junte o bacon. Adicione os pedaços de frango e deixe alourar. Junte o vinho a pouco e pouco e deixe cozinhar. Quando levantar fervura, reduza o lume, tape e deixe a guisar mais algum tempo, até a carne estar tenra. Coza as cenouras lavadas e cortadas em pedaços em água salgada e depois salteie no azeite que sobrou. Adicione os cogumelos e junte tudo ao frango e está pronto.

Fígado à Veneziana

Ingredientes (4 pessoas):

3 cebolas

60 g margarina líquida

1 dl de vinho branco

Sal

600 g de fígado de vitela (em fatias finas)

Pimenta em grão

Salsa picada

Preparação:

Descasque e corte as cebolas em gomos finos. Leve ao lume numa frigideira com metade da margarina e deixe cozinhar até as cebolas estarem transparentes. Regue com o vinho e tempere com sal. tape e deixe cozinhar sobre lume muito brando durante cerca de 20 minutos. Entretanto corte as fatias de fígado em tirinhas pequenas. Salteie noutra frigideira com a restante margarina, sobre lume forte, mexendo sempre, até o fígado estar cozinhado. Tempere com sal e pimenta moída na altura e junte a cebolada. Polvilhe com salsa picada.

Maçãs assadas com Crumble de amêndoas

Ingredientes (8 pessoas):

3 colheres de sopa de açúcar mascavado

1 colher de sopa de canela em pó

1 colher de sobremesa de Maizena

1 kg de maçã reineta

Para o Crumble:

120 g de farinha

120 g de açúcar mascavado

120 g de amêndoa finamente ralada

120 g de margarina

1 gema

Preparação:

Comece por preparar a massa para o crumble. Deite a farinha, o açúcar e a amêndoa ralada num liquidificador e misture bem. Adicione a margarina cortada em pedaços pequenos e ligue o liquidificador na função pulse até a massa ter o aspeto de areia grossa. Junte a gema e volte a ligar o liquidificador até a massa começar a formar bola. Mude a mistura para a bancada de trabalho, mole em bola e embrulhe em película aderente e reserve no congelador. Ligue o forno para os 160ºC. Misture o açúcar com a canela e o amido de milho Maizena. Descasque as maçãs, corte-as em gomos e sobre uma tarteira de louça disponha-as em camadas polvilhadas com a mistura anterior. Leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Desfaça a massa em pedaços largos e espalhe-a sobre a maçã. Aumente a temperatura para os 200ºC e leve de novo ao forno durante cerca de 20 minutos ou até a massa estar bem dourada.

Cabrito assado

Ingredientes (10 pessoas):

2 kg de cabrito já limpo de gordura e correias

Margarina

2 colheres de sopa de Massa de pimentão vermelho

Sal

Pimenta preta

5 dentes de alho

1 folha de louro verde

1 litro de vinho branco

1 cebola média

1 cravinho

1 ramo de alecrim

1 kg batatinhas pequenas

500 g de castanhas congeladas

Azeite

Preparação:

Corte o cabrito em pedaços pequenos e coloque-o num recipiente grande de louça ou de inox. Numa tigela misture cerca de 200ml de margarina com a massa de pimentão, tempere com sal e pimenta preta moída, junte os dentes de alho, previamente descascados e picados e o louro partido em pedaços. Vá juntando o vinho em fio e mexendo com uma vara de arames até a mistura estar homogénea. Deite sobre o cabrito, misture bem e reserve tapado, no frigorífico ou em local fresco, de um dia para o outro. Descasque a cebola e as batatas. Numa assadeira coloque o cabrito, as batatas, a cebola, as castanhas e os restantes temperos. Leve ao forno aquecido a 180°C, durante aproximadamente 50’. Acompanhe com grelos cozidos.

Espetadas de peru com fruta

Ingredientes (4 pessoas):

400 g de peito de peru

Sal

Piri-piri qb

Pimenta

2 colheres de sopa de vinagre

3 colheres de sopa de molho de soja

2 rodelas grossas de abacaxi

2 pêssegos ou nectarinas

1 courgette pequena

40 g de margarina

1 colher de sopa de açúcar mascavado

Água

Preparação:

Corte o peru em cubos, tempere com sal e pimenta e junte-lhe o vinagre e o molho de soja. Deixe marinar durante 15 a 20 minutos. Corte as rodelas de ananás em quartos. Pele os pêssegos, corte em quartos. Lave a courgette e corte-a em rodelas grossas. Enfie os cubos de carne em 4 espetos de madeira, alternado com a fruta e a courgette. Derreta a margarina numa frigideira e aloure as espetadas de todos os lados sobre lume médio. Retire as espetadas e junte o açúcar ao molho que ficou, junte o líquido da marinada e um pouco de água e deixe ferver, mexendo até o molho espessar um pouco. Sirva com as espetadas.

Tarte de pêra rocha com gelado de hortelã

Ingredientes (4 pessoas):

300 g de pêra rocha

2 dl de gelado de nata

50 g de margarina

100 g de açúcar

Hortelã

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 180 °C. Descasque e corte as pêras em fatias finas. Derreta a margarina numa frigideira com 16 a 18 cm de diâmetro, ou num recipiente que possa também levar ao forno, junte metade do açúcar e quando este estiver derretido introduza as fatias de pêra. Polvilhe com o restante açúcar e leve ao forno até a pêra estar cozida e dourada. Entretanto lave muito bem um bom ramo de hortelã, enxugue e pique na picadora ou muito delicadamente com uma faca bem afiada. Misture a hortelã com o gelado e leve-o de novo ao congelador. Retire do forno e sirva com gelado.

Risotto de camarão com caranguejo do Alasca

Ingredientes (4/5 pessoas):

500 g de camarão calibre 20/30

Sal

Alho

1 malagueta vermelha fresca

400 g de patas de caranguejo do Alasca

Margarina líquida

1 alho francês

2 cenouras

2 l de água

1 cebola grande

250 g de arroz para risotto

2 dl de vinho branco

1 embalagem de natas

Preparação:

Tire a casca e as cabeças aos camarões e reserve-as. Tempere os camarões descascados com sal, alho e a malagueta, previamente limpa de sementes, cortada em bocadinhos. Retire a carne das patas do caranguejo e reserve-a. Junte as cascas às dos camarões. Aqueça cerca de 50 g de margarina numa panela, junte as cascas e cabeças dos camarões e salteie até estarem rosadas. Ao mesmo tempo, lave as cenouras, retire-lhes a pele e junte-a às cascas dos camarões. Corte a parte verde do alho francês, lave e introduza na panela. Adicione a água, tempere com sal e deixe ferver sobre lume moderado. Entretanto descasque a cebola e pique-a. Corte a parte branca do alho francês em rodelas, lave e escorra. Corte as cenouras em cubos pequenos. Deite noutro tacho cerca de 50 g de margarina líquida, deixe aquecer bem, introduza os camarões descascados e salteie-os rapidamente sobre lume forte até ficarem rosados. Retire os camarões para outro recipiente. Deite a cebola picada, as rodelas de alho francês e os cubos de cenoura no tacho. Reduza o lume, mexa e deixe cozinhar até os legumes amolecerem. Aumente de novo o lume, introduza o arroz e frite-o, mexendo de vez em quando até ficar translúcido. Refresque com o vinho branco e deixe cozinhar. Enquanto isso, triture as cascas e as cabeças dos camarões com a varinha mágica, coe o caldo obtido para outra panela e mantenha a ferver suavemente sobre lume brando. Vá adicionando este caldo, a pouco e pouco ao arroz, sempre que este começar a secar e sem parar de mexer.  Quando o arroz estiver cozinhado, adicione as natas, os camarões e a carne de caranguejo. Envolva tudo muito bem e sirva.

Creme de batata doce com maçã

Ingredientes (8 pessoas):

50 g de margarina de alho

400 g de alho francês

Sal

500 g de batata doce

3 maçãs Golden

1 maçã Granny Smith

Água

250 ml de natas

Pimenta preta de moinho

100 g de amêndoas laminadas

2 a 3 fatias finas de presunto

Folhas frescas de hortelã

Preparação:

Deite a margarina de alho num tacho, junte as rodelas de alho francês, tempere com sal, tape e leve a cozinhar sobre lume muito brando. Ao mesmo tempo, descasque a batata doce, lave-a e corte em pedaços pequenos. Deite a batata na panela e volte a tapar. Descasque as maçãs, corte-as em quartos e elimine os caroços. Corte em pedaços e deite na panela. Tape e deixe cozinhar suavemente até os legumes estarem tenros. Cubra os legumes com água a ferver, deixe retomar fervura e triture com a varinha mágica. Junte as natas e rectifique a quantidade de água e os temperos se for necessário. Entretanto leve ao lume as amêndoas num a frigideira antiaderente até estarem douradas. Retire-as para uma taça e reserve. Na mesma frigideira frite as fatias de presunto até estarem estaladiças. Coloque sobre papel de cozinha e depois de frias pique em pedaços e misture-as com as amêndoas. Adicione algumas folhas de hortelã picadas e misture bem. Distribua a sopa pelos pratos de serviço e sirva à parte a mistura de presunto e amêndoa.

Massada de frango com grão

Ingredientes (4 pessoas):

40ml margarina líquida

1 frango cortado em pedaços

50 g de linguiça ou chouriço

Sal

Pimenta preta de moinho

1 cebola grande picada

1 folha de louro

3 tomates

2 chávenas de grão cozido

Água

150 g de massa penne

Folhas frescas de hortelã

Preparação:

Aqueça a margarina num tacho. Quando estiver bem quente adicione os pedaços de frango e a linguiça ou o chouriço, cortados em pedaços. Deixe o frango alourar de todos os lados, sobre lume médio a forte, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta moída na altura, reduza o lume e adicione a cebola picada e a folha de louro. Deixe a cebola alourar um pouco e junte os tomates frescos, tape e deixe ferver suavemente durante cerca de 10 a 15 minutos ou até o tomate estar macio. Junte o grão bem escorrido e regue com cerca de 5 dl de água a ferver. Deixe retomar fervura, rectifique os temperos e introduza a massa. Tape e deixe cozinhar até a massa estar al-dente. Se for necessário acrescentar líquido ao cozinhado, adicione um pouco mais de água a ferver. No final enfeite com folhas frescas de hortelã.

Tarte de quinoa

Ingredientes (4 pessoas):

1 chávena de quinoa

½ chávena de farinha de amêndoa

1 colher de sopa de amido de milho

Sal e pimenta q.b.

Margarina líquida q.b.

1 colher de sopa de margarina

3 ovos

Pesto q.b.

2 alhos-franceses

2 dentes de alho

200 g de espargos

150 g de tomate cereja

Manjericão q.b.

4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Preparação:

Coloque a quinoa num tabuleiro e leve-a ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos ou até ficar dourada. Em seguida coloque metade da quinoa num robô de cozinha e triture-a em farinha. Verta para dentro de uma taça, junte a restante quinoa, a farinha de amêndoa e o amido de milho e tempere com sal e pimenta. Junte 1 colher de sopa de margarina líquida e 1 ovo e misture. Unte uma forma com margarina liquida e forre-a totalmente com a mistura de quinoa e leve-a ao forno quente por 5 minutos. Aqueça a margarina numa frigideira e salteie os alhos-franceses e o alho durante 5 minutos, em lume brando. Adicione os espargos sem talos e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Quando cozinhados coloque na base de quinoa. Bata os restantes ovos, o pesto e o manjericão picado. Tempere com sal e pimenta. Verta para dentro da base de quinoa, coloque por cima os tomates cereja. Polvilhe com o queijo e leve ao forno por 20 minutos.

Mini pudim de caneca

Ingredientes:

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de água

1 ovo

½ chávena de leite

½ chávena de leite condensado

Preparação:

Começe pela calda, misture o açúcar e a água dentro da caneca, leve ao microondas por duas ou três vezes de 30 em 30 segundos até ficar dourado. Não coloque por um minuto seguido para não correr o risco de queimar a calda e ficar amarga. No liquidificador ou noutro recipiente, bata o ovo, com o leite condensado e o leite fresco. Depois disso dei-te na caneca até a encher pela metade. Leve ao microondas na potência máxima por 1 minuto, se ficar muito líquido coloque por mais 1 minuto ou de 30 em 30 segundos até dar o ponto mais espesso. Dependendo de cada microondas pode ser mais que 1 minuto.

Polvo com vinho tinto

Polvo com vinho tinto Ingredientes (4 pessoas):  

1 kg de polvo congelado

2 cebolas

3 dentes de alho

60 g de margarina

1 copo de vinho tinto

600 g de batatinhas novas

Água

Sal

Salsa, coentros ou cebolinho

Preparação:

Coloque o polvo na panela de pressão. Junte as cebolas e os dentes de alho, descascados e cortados em fatias, a margarina e o vinho tinto. Feche a panela e leve a cozer durante cerca de 20 minutos após levantar pressão. Entretanto, lave muito bem as batatinhas e coza-as em água temperada com sal até estarem macias. Deixe escapar a pressão, abra a panela e retire o polvo. Tempere o molho com sal e triture-o com a varinha mágica. Corte o polvo em pedaços, volte a introduzir no molho e leve outra vez ao lume. Deixe ferver para apurar. Escorra e pele as batatas e coloque-as no recipiente onde vai servir. Por cima deite o polvo e o molho e salpique com salsa, coentros ou cebolinho, picados. 

Grão de bico à jardineira

Ingredientes (4 pessoas):

300 g de grão de bico

1 cebola

Sal

Azeite

100 g de bacon

1 cenoura

2 batatas grandes

150 g de brócolos

Pimenta

Salsa picada

Preparação:

Ponha o grão de bico de molho de um dia para o outro. Escorra o grão, introduza-o na panela de pressão e cubra com água fria. Junte a cebola cortada em gomos e tempere com sal e um fio de azeite. Tape a panela e coza durante 45 minutos após ter levantado pressão. Corte o bacon em tiras, pele a cenoura e corte em rodelas, descasque e corte as batatas em cubos. Separe os brócolos em ramos e lave-os em água corrente. Retire do lume e, depois de ter deixado escapar a pressão da panela, junte os legumes ao grão. Leve de novo ao lume, rectifique o sal e tempere com pimenta e deixe cozer sobre lume brando até os legumes estarem macios. Escorra os legumes e sirva polvilhados com salsa picada a acompanhar peixe frito, por exemplo.

Salada de favas com bacalhau e laranja

Ingredientes (4 pessoas):

2 lombos altos de bacalhau demolhado

2 ovos

500 g de favas

40 g de margarina

Sal

Pimenta preta de moinho

1 laranja

Hortelã  fresca

Coentros frescos

Preparação:

Coloque os lombos de bacalhau e os ovos num tacho, cubra com água e leve ao lume. Deixe ferver suavemente durante 8 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer dentro do caldo. Entretanto tire a pele às favas. Derreta a margarina numa frigideira larga, junte as favas e salteie sobre lume moderado, mexendo de vez em quando até estarem macias mas ainda crocantes. Tempere com sal e pimenta moída na altura. Entretanto descasque a laranja e corte os gomos de modo a eliminar a pele que os envolve. Esprema o sumo que conseguir aproveitar sobre as favas e retire do lume. Escorra o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas e desfaça-o em lascas grandes. Espalhe sobre as favas a hortelã e os coentros acabados de picar, junte as lascas de bacalhau e os gomos de laranja. Misture bem. Por cima coloque os ovos cozidos, descascados e cortados em gomos.

Scones

Ingredientes:

225 g de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

50 g de margarina

25 g de açúcar

7 colheres de sopa de leite

1 ovo

Preparação:

Pré-aqueça o forno em 220º graus. Coloque a farinha e os restantes ingredientes num recipiente e misture até formar uma massa fofa. Polvilhe um tabuleiro com um pouco de farinha e tenda a massa com até 1,5 cm de espessura e corte (no formato que desejar). Coloque os pedaços na forma e pincele com leite. Deixe assar por 12 a 15 minutos ou até dourarem. Sirva quente com manteiga ou geleia.

Frango à Brás

Ingredientes:

300 g Frango desfiado

250 g Batata Palha

5 Ovos

2 Cebolas

2 dentes alho

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa salsa picada 

Sal e Pimenta q.b.

Preparação:

Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias-luas e pique os alhos. Leve ao lume um tacho com o azeite, junte a cebola e o alho e deixe refogar. Adicione o frango desfiado e envolva. Junte depois a batata palha e envolva novamente até ficarem amolecidas. Bata os ovos numa tigela à parte, deite-os no tacho e mexa energicamente para que fiquem ligados a todos os ingredientes. Retifique o sal e tempere com pimenta. Por fim junte a salsa picada, envolva cuidadosamente e sirva de seguida.

Espetadas de salmão com abacaxi

Ingredientes (0/6 pessoas):

1,5 dl de molho de soja

0,5 dl de vinagre de arroz

2 colheres de sopa de açúcar moreno macio

1 malagueta fresca de piripiri

Gengibre

Margarina de alho

500 g de lombos de salmão

½ abacaxi

1 pepino pequeno

600 g de batatinhas novas cozidas com pele

40 g de margarina

Preparação:

Numa tigela grande misture o molho de soja com o vinagre de arroz, o açúcar, a malagueta limpa de sementes e picada em pedacinhos e o suco de um pedaço de raiz de gengibre, previamente pelada e ralada. Adicione cerca de duas colheres de margarina de alho derretida e mexa até dissolver completamente o açúcar. Corte os lombos de salmão em cubos e introduza-os na marinada. Tape e reserve durante 1 hora no frigorífico. Descasque o abacaxi e corte-o em cubos. Lave o pepino, retire algumas tiras de casca e corte em rodelas grossas. Escorra os cubos de salmão da marinada e enfie-os em espetos, alternando com as rodelas de pepino e os cubos de abacaxi. Pincele generosamente as espetadas com margarina de alho e grelhe-as numa chapa ou no forno, virando-as de vez em quando. Ao mesmo tempo leve a ferver num tachinho a marinada. Sirva as espetadas com o molho e acompanhe com as batatinhas salteadas em margarina.

Lasanha de espinafres e bacalhau

Ingredientes (4 pessoas):

12 placas de lasanha de espinafres

Sal

400 g de bacalhau demolhado

5 dl de leite

2 cebolas

2 dentes de alho

60 g de margarina

2 colheres de sopa de farinha

Pimenta

Noz moscada

300 g de folhas de espinafres (frescas ou congeladas)

200 g de queijo mozarela ralado em fios

Preparação:

Coza as placas de lasanha, duas a duas, em água a ferver temperada com sal. Escorra, passe por água fria e deixe escorrer sobre um pano. Coza o bacalhau no leite durante 10 minutos. Escorra, coe o leite e reserve. Limpe o bacalhau de peles e espinhas e faça-o em lascas. Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho e leve a alourar com a margarina. Quando a cebola estiver loura, adicione as lascas de bacalhau e deixe refogar durante 5 minutos. Polvilhe com a farinha e regue com o leite onde cozeu o bacalhau. Deixe engrossar mexendo cuidadosamente. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Entretanto, coza os espinafres em água temperada com uma pitada de sal. Escorra muito bem. Disponha os ingredientes preparados num tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa, pela seguinte ordem: comece por cobrir o fundo com 3 placas de lasanha, dispostas lado a lado, por cima espalhe 1/3 dos espinafres, sobre estes disponha 1/3 do creme de bacalhau e termine com 1/3 do queijo ralado. Repita estas operações mais 2 vezes.

Panados de peru com queijo e banana

Ingredientes (4 pessoas):

4 bifes de peru

Sal

Pimenta de moinho

Sumo de limão

± 100 g de corn flakes

Farinha

1 ovo

4 fatias de queijo mozzarela

2 bananas

Óleo

Preparação:

Coloque um dos bife de peru sobre uma tábua de cozinha dentro de um saco plástico transparente ou entre 2 folhas de película aderente. Espalme-o batendo-lhe com o fundo de uma caçarola com cuidado para que fique fino mas sem rasgar a carne. Repita a operação para os restantes bifes. Tempere os bifes com sal, pimenta e sumo de limão. Deite os corn flakes na picadora e pique-os até ficarem com o aspecto de pão ralado e deite-os num prato fundo. Deite a farinha noutro prato fundo e abra o ovo para outro. Bata o ovo com um garfo até estar completamente desfeito. Coloque as fatias de queijo sobre os bifes de peru. Descasque as bananas, tire-lhes todos os filamentos e corte-as ao meio. Abra cada uma das metades ao meio. Disponha os quartos de banana sobre os bifes, dobre-os ao meio e prenda com palitos. Pressione com a palma da mão para espalmar um pouco as bananas. Passe os bifes recheados primeiro por farinha, depois pelo ovo batido e por último pelos corn flakes picados. Deite óleo numa frigideira larga e funda e leve a aquecer. Quando o óleo estiver quente introduza os bifes recheados (2 de cada vez) e deixe fritar até estarem dourados. Retire com uma escumadeira e escorra sobre papel absorvente. Sirva acompanhados com salada ou com legumes salteados e arroz.

Creme de coentros com topping de cenoura e amêndoa

Ingredientes (4 pessoas):

Margarina de alho

100 g de cebola picada

200 g de alho-francês em rodelas

Sal

4 courgettes médias

1 molho de coentros

1 Caldo Legumes

1 cenoura grande

50 g de amêndoas em fatias

Pimenta preta de moinho

Noz-moscada

1 lima

Água

Preparação:

Derreta cerca de 50 g de margarina de alho numa panela sobre lume moderado. Adicione a cebola picada e o alho-francês em rodelas. Tempere ligeiramente com sal, tape a panela e deixe suar sobre lume brando. Lave as courgettes, corte-as ao meio e depois em fatias finas. Deite na panela, junte o caldo  de  legumes e volte a tapar. Lave os coentros, ponha as folhas de parte e deite os talos grosseiramente picados na panela. Tape de novo e deixe suar sobre lume brando até os legumes estarem macios. Entretanto, pele a cenoura, corte-a em palitos e depois em cubinhos pequenos e reserve. Leve as amêndoas ao lume numa frigideira antiaderente e quando estiverem douradas retire-as para uma taça. Leve a frigideira de novo ao lume com um pouco de margarina líquida. Junte os cubinhos de cenoura e deixe saltear durante breves minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com um pouco de sal, pimenta e noz-moscada, moídas na altura. Junte a raspa da casca da lima e um pouco do sumo. Misture bem, junte às amêndoas tostadas e reserve.  Ao mesmo tempo, cubra os legumes na panela com água a ferver e deixe cozinhar até estarem tenros. Adicione as folhas de coentros à sopa e triture com a varinha mágica até obter um puré. Se achar a sopa demasiado espessa, adicione um pouco mais de água a ferver. Rectifique o sal, se necessário, e perfume com pimenta moída na altura. Divida a sopa pelos pratos e sirva enfeitada com o “topping de cenoura e amêndoa”.

Gelado de arroz doce

Ingredientes (4 pessoas):

100 g de arroz Carolino

Água

4 dl de leite

1 casca de limão

100 g de açúcar

2,5 dl de natas

2 gemas

8 bolachas tipo belgas

4 paus de canela

Açúcar em pó

Canela em pó

Para o caramelo:

100 g de açúcar

2 colheres de sopa de vinho do Porto

Preparação:

Deite o arroz num tacho, junte água de modo a ficar com cerca de 1 cm acima do nível do arroz. Leve a cozer sobre lume brando até o arroz absorver toda a água. Adicione então o leite, a casca do limão e o açúcar. Deixe cozer durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume. Desfaça as gemas, adicione-lhes um pouco do arroz cozido, misture bem e depois adicione ao restante arroz, mexendo rapidamente. Deixe arrefecer. Bata as natas até ficarem espessas, junte-as ao arroz e triture tudo com a varinha. Leve ao congelador e deixe gelar de um dia para o outro. Na altura de servir prepare o caramelo. Leve ao lume o açúcar com o vinho do Porto e deixe caramelizar. Sirva o gelado moldado em bola sobre uma bolacha, cubra com outra bolacha e sobreponha outra bola de gelado. Polvilhe com açúcar em pó e canela, regue com um fio de caramelo e enfeite com os paus de canela.

Bacalhau à Espanhola

Ingredientes (8 pessoas):

1 kg de batata para cozer

3 a 4 cebolas grandes

6 a 8 dentes de alho

3 lombos de bacalhau demolhado (+ 600 g)

1 kg de tomate maduro

1 pimento verde

1 pimento vermelho

1 a 2 malaguetas de piripiri frescas

Sal

Margarina líquida

Azeite virgem extra

1 folha de louro

1 ramo de salsa

Preparação:

Descasque as batatas, lave-as e corte em rodelas. Descasque as cebolas e corte em rodelas. Esborrache os dentes de alho e tire-lhes a pele. Limpe o bacalhau o melhor que puder de peles e espinhas e corte-o em pedaços. Lave muito bem o tomate, retire-lhe os pedúnculos, corte em rodelas e limpe de grainhas. Lave os pimentos, elimine as películas brancas e as sementes e corte em tiras. Limpe as malaguetas de grainhas e pique-as em pedacinhos. Num tacho grande, disponha em camadas alternadas todos os ingredientes, pela seguinte ordem; cebola e alho, batata, bacalhau, tomate e pimentos. Salpique levemente cada camada com um pouco de sal e de piripiri e regue com margarina líquida e azeite virgem extra. Repita as camadas até esgotar os ingredientes. Introduza a folha de louro atada ao ramo de salsa, tape e leve a cozinhar sobre lume muito brando, agitando o tacho de vez em quando até a batata estar macia.

Salada de fusilli com peru, tomate seco e rúcula

Ingredientes (4 pessoas):

200 g de fusilli

200 g de ervilhas congeladas

Água

Sal

300 g de peito de peru 

30 g de margarina

Pimenta de moinho

3 a 4 pétalas de tomate seco 

Limão

1 colher de sopa de mel

2 colheres de sopa de molho inglês

2 colheres de sopa de molho pesto

80 g de folhas de rúcula

Preparação:

Introduza a massa e as ervilhas congeladas numa panela com água a ferver e temperada com sal e deixe cozer até a massa estar al dente. Entretanto, corte a carne em tiras finas. Derreta a margarina numa frigideira e salteie a carne até estar bem dourada. Tempere com sal e pimenta moída na altura. Junte as pétalas de tomate seco cortadas em tirinhas e regue com o sumo de limão, o mel e o molho inglês.  Deite a massa com as ervilhas num coador, passe por água fria e escorra bem.  Deite numa taça e junte a carne, o molho pesto e as folhas de rúcula. Misture bem. Divida pelas marmitas e sirva fria ou aqueça no microondas.

Pinha dourada com creme de limão e amêndoa tostada

Ingredientes (4 unidades):

100 g + 125 g de açúcar

1 dl de água

4 ovos

1 colher de sobremesa de vinagre de sidra

1 colher de chá de amido de milho Maizena

30 g de margarina

50 g de amêndoas laminadas

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para os 180ºC (calor estático). Deite 100 g de açúcar num tacho, junte-lhe 3 tiras da casca de limão e leve a ferver sobre lume moderado. Ao mesmo tempo parta os ovos separando as gemas das claras. Bata as claras até estarem em espuma. Adicione a pouco e pouco o restante açúcar e o vinagre de sidra sem parar de bater até as claras estarem bem espessas e formarem picos. Unte um tabuleiro de louça com margarina e deite aí as claras em colheradas. Coloque o tabuleiro na parte central do forno e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos. Entretanto, desfaça as gemas com o amido de milho Maizena. Retire as tiras de limão da calda de açúcar e junte-a, em fio, às gemas mexendo sempre com uma vara de arames. Deite a mistura de novo no tachinho e leve a engrossar sobre lume brando, mexendo sempre. Adicione a margarina em pedaços e o sumo de meio limão. Continue a mexer até a margarina derreter e o molho voltar a espessar. Retire do lume e deixe arrefecer. Aloure as amêndoas laminadas numa frigideira antiaderente. Retire as claras do forno, deixe arrefecer um pouco e regue com o creme de limão. Polvilhe com as amêndoas tostadas e sirva morno ou frio.

Rolinhos de peixe com camarão ao vapor com molho de estragão

Ingredientes (4 pessoas)

8 camarões calibre 20/30

Água

Sal

Alho de moinho

Limão

4 filetes de peixe sem pele nem espinhas (solha, pescada, panga, espada, etc)

1 cebola pequena

Parte verde de 1 alho francês

1 folha de louro

Salsa

Coentros

Margarina líquida

1 malagueta de piripiri

1,5 dl de natas Estragão (de preferência fresco)

Preparação:

Tire as cabeças e descasque os camarões deixando-lhes os rabinhos. Coloque as cascas e as cabeças num tacho e cubra-as com água. Tempere os camarões descascados com sal, alho moído na altura e sumo de limão. Corte os filetes de peixe ao meio e tempere-os também com sal, alho moído na altura e um pouco de sumo de limão. Descasque a cebola, corte-a em pedaços e junte-a às cascas de camarão. Corte a parte verde do alho francês em pedaços, lave e deite no tacho. Junte a folha de louro, 2 a 3 pés de salsa atados com outros tantos de coentros, um fio de margarina líquida e a malagueta de piripiri. Tempere com sal e leve ao lume até ferver. Enrole cada camarão nos filetes de peixe e prenda com um palito. Coloque os rolinhos num cesto para cozer a vapor, com os rabinhos dos camarões virados para cima. Coloque o cesto dentro do tacho com o caldo a ferver, de modo a que o líquido não chegue a tocar nos rolinhos de peixe. Tape e deixe cozer durante cerca de 10 minutos. Retire o cesto com os rolinhos de peixe assim que estes estiverem cozinhados e coe o caldo da cozedura. Deixe ferver um pouco mais 15 a 20 minutos sobre lume médio a forte para reduzir o caldo. Junte as natas e misture bem com uma vara de arames. Rectifique os temperos e aromatize com estragão fresco picado, ou na falta deste com um pouco de estragão seco. Sirva os rolinhos de peixe e camarão regados com o molho.

Salada de grão com laranja e hortelã

Ingredientes (4 pessoas):

8 a 12 ovinhos de codorniz

Água

Sal

2 laranjas

1 colher de sopa de mel

Pimenta de moinho

100 g de broa ou pão duro

1 dente de alho

1 colher de chá de pimentão-doce

Margarina líquida 

Salsa

Folhas de hortelã

1 frasco de grão em conserva

100 g de canónigos ou agrião

Preparação:

Coloque os ovos de codorniz num tacho, cubra com água e tempere com sal. Leve ao lume e ferva durante 5 minutos sobre lume moderado. Escorra, passe por água fria e tire-lhes a casca. Descasque as laranjas de modo a eliminar qualquer película branca, corte-as em rodelas ou em gomos e coloque-as numa taça, aproveitando todo o suco que escorrer. Regue com o mel e tempere com pimenta moída na altura. Corte a broa ou o pão em pedaços para dentro de uma picadora ou robô de cozinha, junte o dente de alho, esborrachado e sem pele, e o pimentão-doce e triture grosseiramente. Deite um pouco de margarina líquida numa frigideira antiaderente, deixe aquecer bem, junte a mistura de pão e frite, mexendo até alourar. Retire do lume e adicione um punhado de salsa e hortelã, picadas. Misture e reserve. Escorra o grão, adicione-o à laranja, junte as folhas de canónigos e os ovinhos de codorniz e misture bem. Na altura de servir, salpique com a mistura de pão e ervas aromáticas.

Filetes crocantes sobre cama de legumes em chapata

Ingredientes (4 pessoas):

4 lombos de peixe (sem pele nem espinhas)

Sal

Pimenta

Sumo de limão

± 50 g de cornflakes

½ alho francês

1 a 2 cenouras

Óleo

1 ovo

Farinha

2 a 3 pepinos de conserva

6 colheres de sopa de maionese

4 chapatas individuais

Preparação:

Tempere os lombos de peixe com sal e pimenta e sumo de limão. Pique os cornflakes na picadora até ficarem com o aspecto de pão ralado grosso. Corte o alho francês em rodelas finas, lave em água corrente e escorra bem. Pele as cenouras, rale-as em fios e misture com o alho francês. Tempere com sal, um pouco de sumo de limão e um fio de óleo Vaqueiro. Misture bem e reserve. Abra o ovo para um prato fundo e bata-o com um garfo. Deite óleo Vaqueiro numa frigideira funda e leve a aquecer. Entretanto passe os lombos de peixe por farinha, pelo ovo batido e depois pelos cornflakes picados. Frite em seguida no óleo quente até estarem dourados. Escorra sobre papel absorvente. Pique os pepinos de conserva em pedaços e misture-os com a maionese. Abra as chapatas ao meio. Distribua a mistura de alho francês e cenoura pelas metades de baixo, cubra com a maionese e, por cima, disponha os filetes.

Sopinha de búzios

Ingredientes (4 pessoas):

400 g de miolo de búzios congelados

Sal

Pimenta de moinho

1 limão

Vinagre de vinho branco

1 alho francês

1 cenoura

1 talo de aipo

40 g de margarina líquida

1 folha de louro

2 colheres de puré de tomate

1 l de agua

Noz moscada

Tabasco

Cebolinho

Preparação:

Ponha o miolo de búzios num coador de rede, passe por água até descongelar e escorra bem. Tempere com sal e pimenta moída na altura, regue com sumo do limão e borrife com algumas gotas de vinagre de vinho branco. Corte o alho francês em rodelas, lave e escorra bem. Lave a cenoura e corte em cubinhos. Lave e tire os filamentos ao talo de aipo e corte em fatias. Deite a margarina líquida numa panela e junte o alho francês, a cenoura, o aipo e a folha de louro, mexa e deixe os legumes amolecerem. Adicione os búzios, cortados em pedaços, se forem muito grandes. Tape e deixe suar até estarem tenros. Junte o puré de tomate e regue com a água a ferver. Salpique com uma pitada de noz moscada e rectifique o sal se houver necessidade. Deixe apurar mais uns minutos e antes de servir junte algumas gotas de tabasco, a gosto, e cebolinho picado.

Salada de arroz de camarão com papaia

Ingredientes (6 pessoas):

200 g de arroz basmati

Margarina líquida

1 folha de louro

Raiz de gengibre

3,5 dl de água

Sal

500 g de miolo de camarão calibre 20/30

2 colheres de sopa de molho de soja

1 colher de sopa de vinagre de sidra

Alho em pó Piri-piri

1 papaia (não muito madura)

1 talo de aipo

1 lima Coentros 

Preparação:

Frite o arroz basmati num tacho com um pouco de margarina liquida. Adicione a folha de louro e 3 a 4 rodelas finas de raiz de gengibre. Regue com a água a ferver, tempere com sal, tape e deixe cozinhar sobre lume brando durante cerca de 15 minutos. Entretanto misture o miolo de camarão com o molho de soja e o vinagre de sidra. Tempere com um pouco de sal, de alho em pó e de piripiri. Descasque, limpe de sementes e corte a papaia em cubos, junte o talo de aipo, previamente lavado e cortado em fatias muito finas, a raspa da casca e o sumo da lima. Aqueça um pouco de margarina líquida numa frigideira larga e salteie os camarões bem escorridos, em pequenas porções e sobre lume médio a forte. À medida que os camarões estiverem cozinhados, junte-os à mistura de papaia. Depois de cozido, espalhe o arroz sobre o recipiente de serviço, solte-o bem com um garfo e por cima disponha a mistura de camarão. Salpique generosamente com coentros acabados de picar.

Atum em crosta de sésamo com maionese de pimentão

Ingredientes:

400g de lombos de atum fresco

sal

sementes de sésamo

2 malaguetas grandes

1,5 dl óleo

2 colheres de sopa de whisky

1 dente de alho

1 colher de sopa de massa de pimentão

2 colheres de sopa de vinagre de arroz

1 colher de sobremesa de açúcar amarelo

1 Colher de maionese

Margarina Líquida

Preparação:

Lave as malaguetas, abra-a ao meio e limpe-as de sementes. Corte em pedaços para dentro do copo da varinha mágica, junte o óleo, o whisky, o dente de alho, esborrachado e sem pele, a massa de pimentão, a maionese, o vinagre de arroz e o açúcar amarelo. Triture tudo com a varinha até emulsionar a mistura. Corte os lombos de atum ao meio no sentido do comprimento tempere com sal e role em sementes de sésamo. Deite um pouco de margarina líquida numa frigideira antiaderente, deixe aquecer bem e aloure rapidamente os palitos de atum de todos os lados. Corte em fatias e sirva com o molho preparado.

Bacalhau assado na brasa

Ingredientes:

2 postas de bacalhau demolhado

3 dentes de alhos laminados

6 colheres de sopa de azeite extravirgem

salsa em folha a gosto

4 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto

10 batatinhas novas

sal grosso a gosto

 

Modo de preparação:

Coloque antecipadamente o bacalhau a demolhar. Enxugue as postas de bacalhau com um pano e leve a grelhar com a pele para cima, para perder a água em excesso. Agora, lave bem as batatas em água abundante, coloque-as num tabuleiro fundo, cubra-as de sal grosso e leve-as ao forno. As batatas estão cozidas quando um palito as perfurar com facilidade. Aqueça o alho laminado com azeite, sem ferver. Prepare o Azeite e a Salsa. Escolha as folhas mais tenras da salsa e escalde-as em água temperada com um pouco de sal. De seguida, emulsione no mixer com azeite e tempere de sal e pimenta. Retire o sal das batatas e esmague ligeiramente. Coloque as batatas no centro do prato e o bacalhau sobre estas e tempere a gosto com azeite com alho, o azeite de salsa e vinagre.

Bolo de limão

Ingredientes:

5 ovos 

2 limões (sumo e raspa)

1 ½ chávena de açúcar

1 iogurte natural

2 ½ chávenas de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

6 colheres de sopa de óleo

Modo de prepararação:

Num recepiente bata os ovos, o fermento, o açúcar, acrescentando o óleo, a raspa e o sumo do limão. Junte o iogurte e a farinha.

No forno previamente aquecido a 175º, deixe cozer aproximadamnete 30‘.

Bolo de laranja

Ingredientes:

9 ovos

1 chávena de sumo de laranja

2 chávenas de farinha

2 chávena de açúcar

1 chávena de óleo

1 colher de  de fermento

Modo de preparação:

Bata as gemas com o açúcar, junte o sumo de laranja, sempre a bater. Depois junte a farinha e o fermento. Bate bem batido e junta às claras em castelo. A forma unta-se com margarina e farinha. Forno a 180ºC. Deixe arrefecer antes de desenformar. Quando estiver frio passa-se a faca a toda a volta e solta-se a bater no prato.

Pêra assada com canela, nozes e mel

Pêra assada com canela, nozes e mel é uma receita simples e saudável.

Ingredientes:

2 pêras maduras

¼ colher de chá de canela em pó

¼ chávena de nozes picadas

2 colheres de chá de mel

Modo de preparação:

Pré-aqueça o forno a 175°C, corte as pêras ao meio e coloque em uma assadeira, use uma colher e remova as sementes e mais um pouco da pera para fazer como se fosse um copo no meio dela. Polvilhe com canela, encha os buracos com as com nozes picadas e coloque ½ colher de chá de mel por cima de cada pedaço. Asse por 30 minutos. Deixe arrefecer e disfrute.

Bacalhau com natas

Ingredientes:

4 postas bacalhau demolhado

1k g batatas

1 dl azeite

2 und. cebolas médias

3 dentes alho

40 g farinha

40 g manteiga

2.50 dl leite

2.50 dl natas 

sal q.b.

pimenta q.b.

noz moscada q.b.

pão ralado q.b.

Modo de preparação:

Coza o bacalhau durante três minutos em 0,5 l de água. Retire a pele e as espinhas e parta-o em lascas pequenas. Reserve a água. Descasque as batatas, lave-as, corte-as em pequenos cubos e frite-as em óleo quente, sem deixar alourar. Depois de fritas, escorra-as bem e coloque-as sobre papel absorvente para lhes tirar o excesso de gordura. Tempere-as com sal. Corte as cebolas em meias luas finas e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Junte as lascas de bacalhau, deixe refogar mais um pouco, e misture depois as batatas e envolva-as no preparado. Prepare um molho de béchamel: derreta a manteiga num tachinho, acrescente a farinha e mexa bem; junte, aos poucos, 1 dl de água da cozedura do bacalhau, mexendo sempre; junte depois o leite e as natas e mexa até borbulhar; e, finalmente, retire do lume e tempere com sal, pimenta e a noz moscada. Misture 2/3 do béchamel na preparado de bacalhau e batatas, e, disponha a mistura num tabuleiro, previamente untado com manteiga. Cubra a superfície com o restante molho, polvilhe pão ralado e leve ao forno até alourar bem. 

Sumo de laranja com linhaça

Sumos detox, são bebidas simples à base de alimentos da natureza. Tentamos explorar todos os beneficios que as frutas, legumes e verduras nos oferecem.

Ingredientes:

1 laranja descascada

1 colher de sopa de linhaça

1 colher de sopa de gergelim

1 copo de água

Modo de preparação: bater todos os ingredientes no liquidificador e bom proveito.

Salada de atum com feijão fradinho

Ingredientes:

1 lata de feijão frade cozido

2 latas de atum em posta

2 tomates picados

1 cebola roxa pequena em pedaços

1 lata (pequena) de milho cozido 

Salsa picada

2 folhas de mangericão

Sumo de um limão

Sal e pimenta a gosto

3 colheres de sopa de azeite

Preparação:

Junte todos os ingredientes e tempere a gosto. Sirva quente ou fria.

Bolo de leite de coco na caneca da Bia

Ingredientes:

1 ovo

4 colheres de sopa de açúcar

4 colheres de sopa de farinha de trigo c/ fermento

3 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de leite de coco de lata

 

Modo de preparação:

Numa tigela, bata um ovo, o açúcar, a farinha, a manteiga e o leite de coco. Coloque a mistura numa caneca e leve ao microondas na potência máxima durante 1 minuto e meio.

Decore com chips de coco ou ralado.

Bolo de chocolate da Bia

Ingredientes:

6 ovos

2 pacotes de natas

100gr de chocolate ralado

1 colher de sobremesa de fermento

2 chávenas de farinha

2 chávenas de açúcar

Raspa de 1 limão

 

Modo de preparação:

Misture o açúcar com os ovos, adicione as natas, a farinha, o fermento e por último o chocolate ralado. Deite numa forma previamente untada com manteiga e farinha e leve ao forno a 180ºC durante 30 minutos.

 

Cobertura:

75gr de chocolate

50gr de açúcar

1 colher de sopa de água

50gr de manteiga

1 ovo inteiro (batido)

Junte a água com o açúcar e leve ao lume. Derreta o chocolate em banho-maria com a manteiga. De seguida junte esta preparação ao açúcar e retire do lume. Finalmente adicione o ovo inteiro e misture até obter uma mistura homogênea. Coloque sobre o bolo e sirva.

Fofo de limão

Bolo de caneca em 3 minutos

 

Ingredientes:

1 ovo

50gr de açúcar

50gr de farinha

30gr de manteiga

1 colher de sopa de sumo de limão

 

Modo de preparação:

Misture um ovo, 50gr de açúcar, 50gr de farinha, 30gr de manteiga e uma colher de sopa de sumo de limão. Verta a massa para uma caneca grande.

Leve ao microondas cerca de 90 segundos na potência máxima.

Se quiser uma calda, misture quatro colheres de sopa de açúcar em pó, um colher de sopa de sumo de limão e aplique sobre o bolo ainda quente. Decore com raspa de limão a gosto.

Fotografia e receita de Beatriz Ferreira

Couscous Paulista

Ingredientes:

3 chávenas de farinha de milho amarelo

Cheiro verde e temperos a gosto

1 caldo de galinha

3 ovos cozidos

2 tomates para decorar

1 lata de milho 

2 latas de sardinha em azeite

1 cebola picada

1 lata de molho de tomate

1 lata de ervilhas

2 chávenas de água

1 pimento médio picado

½ chávena de azeite

1 chávena de azeitonas sem caroço

 

Modo de preparação:

Refogue a cebola, o pimento, as azeitonas, o milho, o molho de tomate, e as ervilhas. Junte o caldo de galinha, a sardinha e os restantes temperos.

Adicione a água e quando ferver acrescente a farinha.

Unte uma forma com óleo, enfeite com o tomate e com os ovos as laterais, deite o resto do conteúdo na forma e deixe arrefecer. Sirva frio.

Creme Chips Ahoy

Ingredientes:

2 pacotes de natas

1 lata de leite condensado cozido

2 pacotes de bolachas chips de chocolate partidas em pedaços pequenos

 

Modo de preparação:

Bater as natas bem firmes e adicionar o leite condensado cozido.

Por fim envolver as bolachas em pequenos pedaços.

Coloque em taças individuais, decoradas com um pouco de bolacha por cima.

Coloque no frio durante 3 horas.

 

 

Siricaia

Uma sobremesa tipicamente alentejana.

 

Ingredientes:

½ litro de leite

1 casca de limão

1 pau de canela

Sal

6 ovos

200gr de açúcar

60 gr farinha

Canela em pó

 

Modo de preparação:

Leve ao lume a ferver o leite juntamente com a casca de limão, o pau de canela e uma pitada de sal. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Em seguida dissolva a farinha no leite fervido e junte o creme das gemas, mexendo sempre até engrossar e deixe arrefecer.

Bata as claras em castelo até ficarem bem firmes e incorpore cuidadosamente no preparado anterior ligeiramente morno. Coloque o conteúdo num prato fundo e polvilhe abundamtemente com canela. Leve ao forno a 220ºC durante 15 a 20 minutos.

Pierogi (Culinária Polaca)

Ingredientes:

1kg de farinha trigo

200ml de leite

20gr de baunilha

2 ½ de açúcar

3 colheres de sopa de margarina

3 colheres de café de fermento

4 ovos inteiros

1kg de ricota

2 colheres de café de sal

3 gemas de ovo

 

Modo de preparar:

Para preparar a massa coloque numa taça os ovos, a margarina, e 1½ de açúcar e misture bem. Acrescente a farinha, o leite, o fermento e a baunilha e amasse bem.

Para o recheio, e noutra taça misture a ricota, uma chávena de açúcar e as 3 gemas.

Abra a massa, corte em círculos e coloque uma porção de recheio. Frite em óleo ou coza em água temperada com um pouco de sal.

Bom apetite.

Pinholata

Pinholata em português ou Pignolata em italiano - ao mel, é um doce típico de algumas zonas meridionais da Itália, principalmente da Calábria. Esta é uma receita tradicional da família Marino e perpetuada por Fávia Maria Marino, em São Carlos, SP, Brasil.

 

Ingredientes:

500gr Farinha

4 Ovos

600ml Mel

1lt de óleo para fritar

 

Modo de preparação:

Coloque os ovos num recepiente, mexendo lentamente, coloque a farinha e amasse com as mãos até se soltar facilmente. Faça rolinhos com a massa bem finos. Depois corte os rolinhos em pedaços do tamanho de um grão de bico.

Frite em duas porções, lentamente até alourar. Depois coloque o mel a aquecer e quando levantar fervura, acrescente os pedacinhos da massa e mexa até se soltarem da panela. Em seguida coloque nos prato redondo e faça um molde com as mãos enquanto estiver quente. As mãos devem estar molhadas e frias.

Receita de Flávia Maria Marino

Tiramisù

Ingredientes:

6 gemas de ovo

250gr de açúcar

500gr mascarpone

250ml de café expresso

30 biscoitos champanhe

Cacau em pó para polvilhar

 

Modo de preparar:

Prepare o café, deixe arrefecer e guarde. Bata as gemas com a ajuda da batedeira, acrescentando o açúcar até obter uma espuma densa. Com a ajuda de uma espátula, acrescente o mascarpone batendo delicadamente até obter um creme macio e uniforme.

Molhe os biscoitos em café um a um. Em camadas coloque os biscoitos e cubra com o creme, pode ser em taças individuais ou numa taça redonda. Coloque no frio durante uma hora. Antes de servir coloque o cacau por cima.

Brigadeiro

O brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira de origem Paulista, o qual rapidamente se difundiu pelo resto do país, tornando-se comum em todo o mundo.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de chocolate em pó amargo bem cheias

1 colher de sopa de manteiga

Chocolate granulado

 

Modo de preparação: Numa panela coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Deixe cozinhar em lume brando ao ponto de soltar da panela. Retire e deixe arrefecer durante algum tempo, faça pequenas bolas com as mãos e passe no chocolate granulado.

Mousse de Manga

Ingredientes:

500gr de manga

200gr de iogurte natural desnatado

1 pacote de gelatina sem sabor

3 colheres de sopa de sumo de limão

1 colher de sopa de açúcar mascavado

 

Modo de preparação:

Corte a manga em cubos. Dissolva a gelatina conforme instruções da marca. Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata durante 5 minutos. Distribua por taças e coloque no frigorífico durante 4 horas.

Bacalhau à Brás

Ingredientes:

600gr de bacalhau demolhado e desfiado

1kg de batata partida aos palitos bem finos

1 cebola às rodelas

2 dentes de alho picado

6 ovos

2dl de azeite

Sal e pimenta qb

Salsa picada qb

Azeitonas pretas qb

 

Modo de preparação:

Frite as batatas e reserve. Numa frigideira coloque a cebola, o alho e o azeite e deixe fritar um pouco. Junte o bacalhau desfiado e deixe alourar. Por fim junte a batata frita, os ovos, o sal e a pimenta e envolva. Deixe cozinhar até os ovos ficarem macios.

Coloque num prato e decore com salsa e azeitonas.

Receita e fotografia de Maria Albina Carvalho da Silva - minha mãe.

Ovo cozido

Já que ovo está na moda, após ser o post do Instagram com mais visualizações até ao dia de hoje, segue uma sugestão de como cozinhar um ovo cozido.

 

Para cozer ovos na perfeição só precisamos de seguir os seguintes passos:

1. O ovo tem de estar à temperatura ambiente; como tal, se estiver guardado no frigorífico, deve ser retirado 30 minutos antes de ser cozido.

2. Coloque o ovo num tacho pequeno e cubra com água fria de modo a que o ovo fique cerca de 2 cm abaixo da superfície. Leve ao lume e, assim que a água levantar fervura, deixe cozer, em lume baixo, durante dez minutos. Para obter uma gema mole e macia, coza seis minutos. Uma gema macia exige quatro minutos de cozedura. Neste ponto tem o seu ovo perfeitamente cozido.

3. Para o descascar rapidamente, basta colocá-lo numa taça com água gelada, durante 20 segundos. Posto isto, verá como a casca sai sem dificuldade. Para facilitar o processo, pode adicionar uma colher de café de bicarbonato de sódio aquando da cozedura para ajudar a descascar o ovo.

Aletria

A aletria é um doce que poderá encontrar um pouco por todo o país. Nas Beiras a Aletria apresenta uma consistência mais compacta, podendo cortar-se à fatia. No Minho a consistência é mais cremosa. 

 

Ingredientes:

1lt de leite

200gr de massa Aletria

300gr de açúcar

4 gemas de ovo

1 pau de canela

Limão

50gr de margarina

Canela moída para decorar

 

Modo de preparação:

Numa panela coloque o leite, a casca de limão, pau de canela e a margarina e leve a ferver. Quando estiver a ferver acrescente a massa partida em pedaços e deixe cozinhar. Assim que a massa estiver cozida acrescente o açúcar e as gemas de ovo e envolva bem.

Coloque a alteria num "pirex" e decore com canela moída.

Foto e receita de João Pedro Ferreira

Queques de amêndoa

Ingredientes:

350gr açúcar mascavado

200gr farinha de trigo

200gr farinha de amêndoa pelada

8 ovos inteiros

180gr manteiga sem sal

2 laranjas grandes

1 colher café de fermento

 

Modo de preparação:

Junta-se o açúcar com a manteiga. Adiciona-se um ovo de cada vez batendo lentamente. Adicionar a raspa das duas laranjas e o sumo. Adicionar as farinhas e o fermento. Deixar repousar. Entretanto aquecer o forno a 200°C. Encher as formas que se forem de silicone não precisa de untar. Deixe cozer entre 15 a 20 minutos não os deixando secar demais porque pretende-se que fiquem tipo queijada.

Receita e fotografias de João Pedro Ferreira

Abacates da Isa

Ingredientes:

2 abacates

4 fatias de salmão fumado

4 ovos

1 limão

sal e piri piri qb

 

Modo de preparação:

Corte os abacates ao meio e retire o caroço, tire um pouco de polpa e reserve.

Numa assadeira coloque os abacates e tempere com limão e sal a gosto.

Coloque uma fatia de salmão em cada metade e por cima um ovo com pouca clara, adicione sal e pimenta a gosto.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante 20 minutos até os ovos ficarem firmes e cozidos.

Sirva bem quente e bom apetite.

Carolos e vinha d’alhos

Trago-vos uma velha tradição portuguesa, da Beira Alta, de Viseu e de Vildemoinhos, nesta deliciosa receita. À falta de arroz, e com abundância de milho, os beirões desenvolveram as papas de carolo. Trata-se de um carboidrato semelhante ao arroz mas feito com o carolo de milho – uma espécie de farinha de milho com uma moagem mais grosseira. O sabor é muito agradável e apenas a textura é um pouco diferente. 

 

Preprarar a carne de vinha d’alhos - ingredientes:

150gr de entrecosto

150gr de entremeada

1lt de vinho tinto

3 dentes de alho esmagados

1 folha de louro

1 colher de sopa de colorau doce

Piri-piri e sal qb

1 cebola

Azeite

200gr de carolo de milho

 

Modo de preparação da carne:

Tempere a carne previamente cortada em pedaços, com sal, piri-piri e o alho. Coloque numa terrina a carne temperada, e junte o colorau, o louro e o vinho tinto. Deixe a marinar durante dois a três dias. 

 

Modo de preparação dos carolos:

Num tacho coloque uma cebola média picada, três colheres de sopa de azeite e deixe refogar. Quando a cebola estiver refogada acrescente a carne da marinada. Enquanto estufa vá acrescentado o molho da marinada gradualmente.

Por fim coloque os carolos previamente lavados em várias águas (6x), e deixe cozinhar durante cinco a seis minutos. Verifique o sal e o piri-piri. Pode ainda acompanhar com grelos e chouriço cozido. 

Salada de grão de bico

Ingredientes:

500gr de grão de bico cozido

100gr de azeitona preta sem caroço 

80gr de alcaparras

200gr de pimento vermelho

200gr de pimento amarelo

150gr de cebola roxa picada

100gr de salsa picada

 

Molho:

100ml de azeite

60ml de vinagre de maçã

Sal e oregãos a gosto

 

Modo de preparação:

Grelhe os pimentos, retire a pele e corte em pedaços pequenos. Numa taça misture os pimentos, o grão de bico, as alcaparras, a cebola, as azeitonas e a salsa, e tempere com o molho previamente mexido.

Bôla de Carnes

Ingredientes:

5 ovos

1 chávena de óleo 

1 chávena de leite

3 chávenas de farinha 

1 colher de chá de fermento 

carnes variadas (fiambre, mortadela, chouriço, a gosto)

 

Modo de preparação:

Numa tigela coloque os ovos e o óleo e bata durante 5 minutos, devendo cumprir com o tempo para que a massa fique fofinha. 

De seguida coloque o leite, a farinha e o fermento e bata até obter uma massa homogênea. 

Deite numa forma untada uma quantidade de massa, coloque as carnes variadas e por último a restante massa. Leve ao forno a 180°C até estar cozido. 

Cheesecake de Oreos

Ingredientes para a base:

2 pacotes de Oreos

2 colheres de sopa e manteiga

 

Ingredientes para o recheio:

400gr de queijo creme

200gr de queijo mascarpone

2 ovos

200ml de natas

400gr de chocolate branco

4 lâminas de gelatina + água quente

 

Modo de preparação para a base:

Fundir a manteiga e esmagar os oreos. Envolver tudo para fazer a base. 

 

Modo de preparação do recheio:

Numa taça coloca os ovos, o chocolate branco derretido, o queijo creme e o mascarpone mexendo bem até obter um creme homogêneo. Desfaça a gelatina na água quente e adicione ás natas previamente batidas. Por fim junte todos os ingredientes e junte à base.

coloque no frio durante 5 a 6 horas. 

Foto e receita de: Jannina Koskinen

Especial da Isa

Arroz-doce

Ingredientes:

0,5lt de água 

1 casca de limão

1 pau de canela

170gr de arroz

1lt de leite

170gr de açúcar 

4 gemas de ovo

 

Modo de preparação:

Num tacho coloque a água, a casca de limão, e o pau de canela, deixe ferver e adicione o arroz. Deixe cozinhar até a água começar a evaporar e depois adicione o leite e quando o arroz estiver quase cozido adicione o açúcar. Por fim adicione as gemas de ovo e deixe cozer por mais dois minutos. Coloque numa taça e enfeite com canela em pó a gosto.

Huevos revueltos

Para duas pessoas:

Ingredientes:

4 ovos

700gr Batatas 

250gr de presunto

Oleo qb

 

Modo de preparação:

Frite as batatas, cortadas aos palitos, em óleo. De seguida, faça os ovos estrelados. Junte os ovos, as batatas e o presunto numa travessa, desfaça os ovos com dois garfos e misture tudo para que as gemas, quase cruas, se misturem com as batatas.

 

Fotografia de Fernanda Manuela

Arroz caldoso de frutos do mar

Ingredientes:

200gr de cherne

150gr de arroz

50gr de pimento vermelho

1 cebola media

2 tomates

20gr de caldo de marisco

150gr de camarão 

150gr de mexilhão fresco 

3 colheres de sopa de azeite 

Sal e piri-piri qb

Coentros qb

 

Modo de preparação:

Coza o peixe e o marisco com sal e reserve a água. 

Lave todos os legumes e lave-os em pedaços bem pequenos. Prepare o refogado colocando um tacho ao lume com a cebola e o azeite, de seguida junte o pimento e o tomate. Junte o caldo de marisco com a água de cozer o peixe e deixe ferver. No fim triture tudo. Junte o arroz e deixe-o cozinhar. Quando estiver quase cozido junte o peixe em pedaços e o marisco. Sirva com coentros picados.

 

Carne de Panela no forno

Ingredientes:

1,5kg de dobrada

1 pé de porco

500gr de orelheira de porco

250gr de toucinho entremeado

125gr de presunto

1 cebola pequena

1 colher de sopa de azeite

3 chouriços de carne

2 farinheiras

1 kg de arroz

Sal e Pimenta qb

Modo de preparação:

Coza a dobrada em sal. À parte, coza a orelheira, o pé de porco, o toucinho e o presunto. Faça um refogado com a cebola picada, o azeite e meio chouriço partido ás rodelas. Corte as carnes e junte ao refogado. Tempere com sal, pimenta a gosto. Deixe ferver um pouco sobre lume brando e deite o arroz. Misture a água de cozer a dobrada e as carnes. Deixe ferver até dizer o arroz. Mexa e assim que ferver novamente, tape hermeticamente e leve ao forno a cozer. Coza os chouriços e as farinheiras. Sirva o arroz, enfeite com os chouriços e as farinheiras cortados às rodelas.

Receita de João Pedro Ferreira

Os principais benefícios da Pitaya

A pitaya também conhecida por fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos. Nasce de um tipo de cato.

Pitaya - seus principais benefícios

Ajuda na digestão devido à presença de sementes na polpa. Regulando intestino. Combate a anemia e a osteoporose por conter vitaminas e minerais importantes como o ferro, fósforo, vitaminas B, C e E.

Bolo de chocolate da Isa

Ingredientes para a massa:

3 chávenas de chá de farinha de trigo

2 chávenas de chá de açúcar

1 chávena de chá de chocolate em pó

1 chávena de óleo

1 colher de chá de fermento

2 ovos

2 chávenas de água a ferver

 

Ingredientes para a cobertura:

6 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de chocolate em pó

Raspa de 1 laranja

1 colher de chá de manteiga

 

Preparação da massa: Em uma tigela misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, e o fermento; junte o óleo, os ovos, e por último duas chávenas de água a ferver. Deite a massa numa assadeira rectangular 22x33 untada e asse no forno medio alto 200°C pré-aquecido por cerca de 25 minutos. Para formas redondas o tempo e a temperatura varia, 180 a 185ºC e 45 a 50 minutos.

Preparação da cobertura: num tacho, misture os ingredientes com meia chávena de água e leve ao fogo em lume brando, deixando ferver até obter uma calda grossa. Retire do fogo e espalhe ainda quente sobre o bolo assim que o retirar do forno.

Bolinhos de bacalhau à colher

Ingredientes:

500gr de batata

500gr de bacalhau

Salsa picada qb

1 cebola pequena picada

Pimenga qb

2 ovos

 

Modo de preparação:

Coza o bacalhau e moa-o numa picadora. Coza as batatas e desfaça-as em puré. Numa taça junte o bacalhau moído, o purê das batatas, acrescentado a cebola picada bem pequenina, a salsa e a pimenta. Por fim junte os dois ovos e amásse até ficar uma massa homogênea. Com a ajuda de duas colheres de sopa molde os bolinhos e frite em óleo bem quente. 

O autor dos bolinhos - Jorge Ferreira

Refresque-se com esta apresentação de frutas.

Crepes

Ingredientes:

100gr de farinha

2 colheres de sopa de açúcar 

1 chavena de leite 

2 ovos

2 colheres de sopa de margarina líquida 

 

Modo de preparação:

Numa tigela misture a farinha, o açúcar, o leite, os ovos e a margarina, mexa até o creme ficar homogêneo.

Deite a massa com uma concha numa frigideira anti-aderente. Quando o crepe estiver cozido de ambos os lados retire. Sirva quente polvilhado com açúcar e canela ou barrados com doce ou chocolate recheados com frutas.

Sobre o bacalhau à São João...

Em 1984 no festival de gastronomia de Santarém, em representação de Viseu, o restaurante São João levou este sublime bacalhau a concurso, tendo ganho o primeiro prémio. Foram servidas cerca de 1000 pessoas. A família Ferreira, a minha família, toda trabalhou para que este prato obtivesse o primeiro prémio o que veio a acontecer. Foi uma tarefa hercúlea mas que a todos nós satisfez e que hoje partilho com autorização da dona da receita, a minha mãe.

Bacalhau à São João

Ingredientes:

2 postas de bacalhau demolhado

1kg batata descascada e cortada as rodelas grossas

1 tomate

2 cebolas

1 pimento verde pequeno

2 dentes de alho

1 folha de louro

Azeite qb

Sal

Noz moscada qb

Piri-piri

1/2 copo de Vinho branco

1/2lt Óleo

2 ovos

Farinha qb

 

Modo de preparação do molho:

Num tacho coloque o tomate, as cebolas, o pimento, o alho, o louro, sal, a noz moscada, o piri-piri, o vinho branco e o azeite até cobrir os ingredientes. Deixe cozinhar e no final triture com a varinha mágica.

 

Modo de preparação do bacalhau:

Passe o bacalhau por farinha e ovo e frite. Frite as batatas.

Numa travessa de ir ao forno coloque o bacalhau, coloque as batatas por cima e de seguida o molho. Leve ao forno e depois de quente sirva. 

 

Creme queimado

O creme queimado é uma das sobremesas de referência da cozinha tradicional portuguesa. A receita é de origem conventual, havendo inúmeras variantes, todas elas com uma generosa quantidade de gemas. Além de ser perfeito para servir à sobremesa, o leite-creme fica sempre bem numa mesa de festa, sendo presença habitual à mesa nas celebrações do Natal.

Ingredientes:

1 litro de leite

12 gemas

300 g de açúcar + q.b. p/ queimar

75 g de farinha de trigo

casca de 1 limão

Modo de preparação:

Ferva o leite com a casca de limão. Deixe amornar e retire a casca de limão. Junte a farinha, em chuva, ao leite e mexa bem para não criar grumos. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte a gemada ao leite e leve ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames, até engrossar. Deite o leite-creme em taças individuais. Depois de frio, deite açúcar na superfície e queime com um ferro próprio para o efeito ou com um maçarico de cozinha.

Creme queimado

Risotto com cogumelos

Ingredientes:

200gr Arroz arbório (risotto)

1lt Caldo de legumes (desfeito em água quente)

1 Cebola

2 Dentes alho

300gr Cogumelos frescos

Azeite q.b.

2 colheres de sopa de Vinho branco

Queijo parmesão ralado q.b.

Pimenta q.b.

1 colher de sopa de manteiga

Salsa fresca ou seca q.b.

Modo de preparação:

Num tacho de altura média, mas largo, refoga-se a cebola e o alho no azeite. Junta-se o arroz e deixa-se alourar um pouco. É momento de adicionar vinho. Deixa-se o álcool evaporar, reduzindo um pouco o caudal do líquido. Junta-se, agora, os cogumelos, cobrindo com caldo de legumes e deixando cozer. Quando o caldo evaporar, adiciona-se mais um pouco até, de novo, evaporar. Repete-se sucessivamente até terminar o caldo. O arroz deve, contudo, ficar “caudaloso”. Quase no final adiciona-se a manteiga e envolve-se bem. Finalmente, junta-se o queijo parmesão e a pimenta. Ao servir dispõe-se um pouco de salsa sobre o risotto.

Mousse de chocolate e azeite com chantilly de mascarpone

Ingredientes para a mousse:

200gr Chocolate para Culinária

50ml Azeite

6 Ovos

150gr Açúcar mascavado com stevia

 

Ingredientes para a cobertura:

300ml Natas frescas

200gr Queijo mascarpone

100gr Açúcar fino

Raspas de chocolate para decorar

Prepare a mousse:

Leve ao lume uma tigela, em banho-maria, com o chocolate, partido em pedaços, e o azeite. Mexa até o chocolate derreter, depois retire do lume e adicione o açúcar mascavado com stevia. Incorpore-as as gemas no preparado anterior, batendo bem. De seguida bata as claras em castelo e incorpore no preparado do chocolate (sem bater). Leve ao frio até solidificar.

 

Prepare a cobertura:

Bata as natas em chantilly, juntando o açúcar aos poucos. No final adicione, o queijo e bata novamente. Decore a mousse com o chantilly de mascarpone e raspas de chocolate.

Receita de Smoothie

Os smoothies, cada vez mais comuns no vocabulário e na dieta dos portugueses são bebidas refrescantes feitas à base de frutas combinadas, que podem vir ou não adicionadas de leite, iogurte, sumo, chá, leite de coco, leite de amêndoas, gelado, leite condensado… As combinações são infinitas!

Smoothie de abacaxi e banana (com iogurte deslactosado)

Bolo de Cenoura

Ingredientes:

2 cenouras pequenas

1 chávena de chá com óleo

4 ovos

1 1/2 chávena de chá de farinha

1 chávena de chá com açúcar

1 colher de chá de fermento em pó

2 chávenas de chá com leite

2 colheres de sopa com manteiga

Chocolate de leite em pó a gosto

 

Bolo de Cenoura

Modo de preparação:

No liquidificadora coloque a cenoura, o óleo e os ovos. Depois junte o açúcar a a farinha, e por fim o fermento em pó. Bata bem batido. Coloque numa forma previamente untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno a 180ºC entre 30 e 40 minutos. 
 Para a cobertura: Junte num tacho o leite, a margarina e o chocolate e leve ao lume até engrossar um pouco. Retire e desenforme o bolo. Deixe arrefecer um pouco o bolo e coloque o chocolate por cima.

Linguine de camarão

Ingredientes:

1 pacote de linguine

500gr de camarão limpo

3 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho picado

Salsa picada

Sal e piri-piri a gosto

10 tomates cherry

Linguine de camarão

Modo de preparação:

Aqueça um tacho com água e um pouco de sal e coloque a massa a cozinhar al dente. Numa frigideira coloque o azeite e o alho e deixe alourar um pouco. Junte os camarões temperados previamente com sal e piri-piri e deixe cozinhar durante 4/5 minutos. Envolva o linguine junto com os camarões durante dois minutos e sirva bem quente. Decore com tomate cherry e salsa picada.

As Francesinhas

A Francesinha é uma das receitas mais típicas da gastronomia portuense. Embora haja muita controvérsia disse que a receita veio de um emigrante em França que voltou na década de 60 influenciado pela gastronomia francesa - croque-monsieur. 

Francesa ou Portuguesa, prove esta iguaria internacional.

Francesinhas

Ingredientes para o molho:

1 cebola pequena 1 dente de alho

1 colher de sopa de azeite

1 folha de louro

1 garrafa de cerveja branca

3 colheres de sopa de vinho do Porto

1 colher de sopa de whisky

4 colheres de sopa de ketchup

1 colher de sopa de mostarda

1 colher de sopa de molho inglês

Sal e piri-piri a gosto

 

Ingredientes para a sanduíche:

4 fatias de pão de forma

2 bifes de novilho

2 salsichas tipo Frankfurt

2 linguiças

2 fatias de queijo (tipo flamengo)

2 fatias de fiambre

2 ovos

Modo de preparação do molho:

Comece por refugar a cebola e o alho picado. Quando estiver dourado acrescente a folha de louro, o vinho branco, a cerveja, e deixe ferver durante dois minutos e acrescente os restantes ingredientes. Tempere com sal e piri-piri a gosto deixando ferver durante oito minutos. Retire o recipiente do fogo, retire a folha de louro e está pronto. Modo de preparação das sandes: Primeiro tempere os bifes com sal. Grelhe os bifes, a salsicha e a linguiça. Numa fatia de pão coloque o bife, o fiambre, a salsicha e a linguiça. Coloque outra fatia de pão e uma fatia de queijo. Um ovo estrelado por opção. Derrame o molho por cima be quentinho e leve ao forno até o queijo derreter. Sirva com batata frita à parte. Pronto para degustar.

Rancho à Zé Povo

O Rancho é um prato cuja história é associada a Viseu a minha cidade, remontando às minhas origens. “Reza a história que, aquando da guerra entre liberais e absolutistas, o quartel de Viseu foi escalado para defender a linha do Buçaco e o comandante, consciente das suas responsabilidades, ordenou ao quarteleiro para se dirigir à despensa e, sem grandes economias, fornecer a cozinha com tudo o que tivesse ao dispor. Foi entregue ao cozinheiro carne de galinha, de porco, de vaca, enchidos, grão-de-bico, batatas, macarrão e couves e, com toda a riqueza calórica desta comida, lá partiram as tropas com a moral em grande, levando para o caminho o que do rancho sobrara.”

Receita do rancho à Zé Povo

Ingredientes:

1kg de batata

4 cenouras médias

2 couves portuguesas

200gr de grão de bico

400gr de macarrão

1/2 galinha

500gr de carne de vaca para cozer

500gr de entrecosto

1 chouriça de carne

200gr de orelha de porco

1 cebola média

100ml de vinho branco

Sal

Piri-piri

4 colheres de sopa de Azeite

1 caldo de carne

Rancho à Zé Povo (foto de JF)

Modo de preparação:

Na véspera deverá pôr o grão de molho e depois de escorrido, coze-se em água abundante temperada com sal. Corte as batatas aos cubos, as cenouras às rodelas e esfiape a couve. Num tacho à parte pica a cebola, junta as quatro colheres de sopa de azeite deixa refugar e depois junta o chouriço, o entrecosto, a orelha, a carne de galinha e a de vaca em pedaços pequenos e tempere com sal e piri-piri. Quando as carnes estiverem a refugar junta 100ml de vinho branco, um caldo de carne e água até cobrir as carnes. Quando as carnes estiverem quase cozinhadas junta a batata, a cenoura e a couve. Minutos depois dos legumes começarem a cozer junte a massa e o grão de bico e rectifique o tempero. Junte água, sempre que seja necessário – o rancho deve ficar com bastante molho.

Já comeu fruta hoje?

Sugestão, banana com doce de leite e frutos vermelhos ou chocolate.

Pudim da Avó Albina

Ingredientes:

10 ovos

1/2kg de açúcar

1 litro de leite

Açúcar caramelizado para a forma

 

Modo de preparação:

Bater os ovos com o açúcar até ficar cremoso. Em seguida junta-se o leite a ferver, e mistura-se. Numa forma forrada com açúcar caramelizado, leva-se ao forno previamente aquecido a 180ºC em banho Maria durante 50 minutos.

Pudim da Avó Albina

Iogurte sem lactose

Ingredientes:

1 litro de leite sem lactose ou vegetal

1 copo de iogurte natural

 

Modo de preparação:

Aqueça o leite até leventar fervura, após arrefecer adicione o iogurte e mexa. Tampe e deixe descançar de 8 a 12h envolvido num pano para manter a temperatura.

A concistência deve ser bem firme para alcançar a textura desejada.

Depois é só mexer e pode adicionar as frutas que desejar.

Iogurte sem lactose da casa da Isa

Frutas frescas

Uma outra maneira de apresentar as suas frutas frescas. 

A alimentação saudável deve ter pelo menos 5 porções diárias de fruta fresca.

 

Somos muitas como vês

E saúde te oferecemos

O que tens é de ingerir

As vitaminas que temos...

Frutas frescas

Bolo da Isa

Fofinho, apetitoso e um bom acompanhante. Acrescente um queijo se quiser....

 

Ingredientes:

10 ovos

10 colheres de sopa de farinha

10 colheres de sopa de açúcar

1 raspa de um limão

1 colher de café de fermento em pó

 

Modo de preparação:

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo. Misture as gemas, o açucar, o fermento e a raspa de limão, até ficar cremoso, depois junte ás claras em castelo.

Coloque numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno durante 45 minutos a 180ºC.

Desinforme e sirva...

Bolo da Isa

Sonhos da Isa

Ingredientes:

1 chávena de chá de água

100g de margarina

1 chávena de chá de farinha de trigo 

3 ovos

 

Modo de preparação:

Leve ao fogo numa panela a água e a margarina até levantar fervura.

Coloque a farinha, lentamente, e mexa até a massa se soltar do fundo da panela.

Transfira a massa para a batedeira, acrescente os ovos e bata até que a mistura fique homogênea.

Num tacho com óleo quente, deite uma colher de sopa de massa e deixe cozer (fritar) lentamente.

Retire e povillhe com acucar e canela.

Sonhos da Isa

Receita de Pão Caseiro

Ingredientes:

1 ovo

1 colher de café de sal

3 colheres de sopa de açúcar

15g de fermento de padeiro (pó)

2 copos de água morna (200ml x2)

1 kg de farinha 8 colheres de sopa de óleo

 

Modo de preparar:

Dissolver o fermento na água até misturar bem, juntar o sal, o açúcar, o ovo e o óleo. Por fim adicionar a farinha até descolar das mãos.

A massa tem de descansar entre 45 a 60 minutos.

Depois cozer no forno a 200 graus aproximadamente 45 minutos.

Pão Caseiro